3/31/2009

Ildon admite candidatura a deputado federal



O ex-prefeito Ildon Marques (PMDB) assumiu na tarde de hoje, em entrevista ao programa Imperatriz 24 horas (Rede TV) que será candidato a deputado federal, ano que vem.

Para o ex-prefeito seria uma falta de respeito, da sua parte, ignorar as manifestações que vem recebendo do seu eleitorado “ Se a cidade tem vontade que eu substitua o Madeira na Câmara dos Deputados, será um prazer faze-lo.

Para Ildon, Imperatriz e região tem condição de eleger pelo menos dois deputados federais em 2010.

O Ex-prefeito deverá fazer dobradinha em Imperatriz com a ex-secretaria de saúde Rosangela Curado que hoje trabalha em Coelho Neto.

Ai que Vida, é sucesso de público: Produção piauiense cai na graça do povo e faz a fé$ta dos pirateiros


o elenco de Ai que vida


Você já ouviu falar no Ai que Vida? Se não ouviu ainda vai ouvir, sentirá vontade de assistir e, certamente, dará boas risadas.

Ai que vida é uma “produção cinematográfica” rodada no interior do Piauí, mais precisamente na cidade de Amarante, com atores, visivelmente amadores.

Na comedia, nada de extraordinário. A trama é na fictícia Poço Fundo, governada por Zé Leitão, um prefeito, corno e ladrão, que em plena campanha cai em desgraça popular quando superfatura um caixão de defunto e passa a ser enfrentado pela dona da Funerária que se revolta contra o mal feito de Zé Leitão

Como não poderia deixar de ser , na paralela, corre uma história de amor envolvendo um garoto rebelde chamado Valdir e, a professorinha Charlene.

As risadas vem do jeito simples, de falar do povo de Poço Fundo e das figuras caricatas, e surrealista como a do prefeito Zé Leitão.

Uma trilha sonora bem nordestina e as belas paisagens de Amarante, completam o conjunto da obra, que já caiu na pirataria e vende feito água.
.

Fim da Programação local da Band: funcionários são dispensados



O empresário Bebeto Telles, arrendatário da TV que transmite o sinal da Bandeirante em Imperatriz, fechou a programação local da emissora. Vários funcionários foram dispensados. Programas como o excelente Band Cidade, apresentado por Laércio de Castro, e o popular Imperatriz Urgente, apresentado por Paulo Negrão, a partir de hoje já não estarão mais no ar.

Por enquanto ainda não se sabe quais as pretensões de Bebeto: Se devolve a TV ao seu proprietário Chico do Rádio. Mantém, para reestrutura-la, mais tarde, ou passa para frente.

Câmara Municipal enfrenta médicos



Uma denúncia feita na Tribuna da Câmara Municipal pelo presidente Hamilton Miranda (PSDB) sobre suposto mau comportamento de um médico num posto de saúde da periferia em relação a uma paciente idosa ; e ainda sobre o mau funcionamento da Unimed-Imperatriz, desencadeou, na cidade, um mal estar entre os médicos e os vereadores com direito a veiculação de nota de repúdio por parte da Associação Médica na imprensa local.
O presidente da Câmara Hamilton Miranda replicou reiterando o que dissera na tribuna da Câmara. Hoje veio a tréplica, desta feita assinada pelo Conselho Regional de Medicina, Conselho Federal e Associação Médica.
Na nota os médicos afirmam que farão o possível para preservar cada vez mais a dignidade da classe médica de Imperatriz.
O presidente da Câmara Hamilton Miranda informou agora a pouco que voltará ao assunto nesta terça-feira.


Combustível: Postos funcionam irregular


O investidor do Estado do Pará que “revolucionou” o mercado de combustível em Imperatriz praticando preço muito, mais muito abaixo da concorrência, parece ter capitulado. Rendeu-se e passou, depois de muita pressão, a vender a gasolina num preço similar aos demais. Resultado: a semana começou com o produto vendido, em média, a R$ 2, 60.
Hoje (31) teve um posto, na região do entroncamento que amanheceu com uma promoção R$ 2,40 mas, tudo indica que se trata de “jogada ensaiada”; desconfia-se do funcionamento de um cartel na cidade quando o assunto é venda de combustível.

Uma observação: a Defesa Civil do Município concluiu em levantamento em torno do funcionamento dos Postos de Combustíveis da cidade e a conclusão: dos 45 postos fiscalizados apenas dois funciona de forma considerada regular perante aos órgãos públicos.

Secretaria de Saude acaba com fila para marcação de exames de alta complexidade



No processo de descentralização e implantação de melhorias na prestação de serviço na área da saúde pública determinado pelo prefeito Madeira, uma já é motivo de comemoração: o fim das filas para a marcação de exames de alta complexidade, que antes demoravam até três meses, entre a marcação e a sua realização.

A mudança nesse sistema fez com que, quem necessite de exames considerados complexos, como ressonância magnética e ultrasonografia não precise mais dormir na fila, ou em muitos casos, apelar para aos atravessadores para conseguir o beneficio.

O secretário adjunto da saúde Irisnaldo Félix ressalta que essas mudanças implantadas na Central de Marcação de Consultas e Exames com a instalação do Plantão de Auditores já é considerada um sucesso já que conseguiu o feito de acabar com as filas.

“ Agora tem auditor pela manhã e à tarde para atender ao usuário do Sistema Único de Saúde- SUS. Não precisa mais ficar na fila. Podemos garantir que esse tipo de atendimento foi agilizado, na gestão do prefeito Sebastião Madeira” destacou Irisnaldo Félix

Boa notícia- Uma outra boa notícia dada pelo secretário adjunto é que nesse processo contínuo de descentralização e implantação de melhoria no sistema de saúde do município podem ser incluído a implantação dos ambulatórios de Dermatologia e Reumatologia. Irisnaldo ressaltou que esse último serviço nunca existiu na Rede Municipal de Saúde “portanto, uma inovação”

Reumatologia é a especialidade médica que trata das doenças do tecido conjuntivo, articulações e doenças auto-imunes.

3/26/2009

Menina de dez Anos engravidada pelo avô



Na semana passada, neste espaço, nós abordamos a questão do aumento dos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes em Imperatriz e região. A Veja desta semana mostrou para o Brasil que os casos "explodem" em todo Brasil. Crianças que tiveram a infância corrompida pela ação bestial por quem deveria cuidar delas, isso porque na grande maioria dos casos os abusadores integram o grupo familiar do ou da infante. O problema é sério e ganha proporções epidêmicas e o que é pior, e grande a impunidade.
Aqui em Imperatriz já houve o registro, comprovado, do caso do abuso de uma criança, criança não, um bebê de dois anos de idade.

Criança grávida


O caso não ocorreu em Imperatriz, mas a vítima veio procurar ajuda nos centros de atendimento da cidade. Uma menina de dez anos no quinto mês de gravidez. O caso aconteceu na vizinha Cidelândia.
A garota ainda não abriu, mas há fortes suspeitas de que ela tenha sido abusada pelo próprio avô.

Ouvida por especialistas, na sua inocência, embora grávida, disse que nunca teve relações sexuais com ninguém. É mais do que comum, nesses casos, as vítimas serem intimadas pelo abusador, por meio de ameaças. Garotinha foi ouvida, ontem.

3/24/2009

O caos, Imperatriz e Sebastião Madeira

Imperatriz


Imperatriz ostenta vários títulos, como costuma destacar em seus ensaios o jornalista e, hoje vereador, Edmilson Sanches: Portal da Amazônia, Princesa do Tocantins, Capital Brasileira da Energia Elétrica, (aqui, sobra energia); Metrópole da Integração Nacional e, Cidade Mãe, pelo viés de acolher filhos , desgarrados ou não, de todas as partes do Brasil e do mundo.

São títulos que, naturalmente, elevam a autoestima do imperatrizense e faz com que, quem goste realmente dessa terra, se encha de orgulho, se preocupe e se sinta pertencente a ela. É muito forte esse sentimento de “pertencimento”


O Caos





Sem os cuidados, e a atenção necessários, a cidade perdeu vigor; os problemas se avolumaram, foram sendo procrastinados, deixados para depois e, o resultado são situações que, se não forem enfrentadas agora, podem num futuro não muito distante, inviabilizar o município; como por exemplo, uma dívida (até 2007) de 104 milhões de reais com o INSS. Era praxe os prefeitos descontarem a contribuição do servidor e não repassá-la ao órgão; uma divida com a Caema de quase sete milhões (já negociada), outra com Telemar de cerca de 500 mil reais e assim por diante.

Ao longo dos anos não houve investimentos públicos na infraestrutura da cidade e na saúde. Não se estabeleceu um paralelismo entre os investimentos privados, e o público. Ambos não andaram juntos, e isso prejudicou o município e, até afastou quem quisesse investir por aqui..

Sebastião Madeira




Esses problemas são bombas de efeito retardado que vieram estourar nas mãos do prefeito Sebastião Madeira, que ao contrário do que muitos imaginavam não segue o mau exemplo de “ empurrar a coisa com a barriga”

Respaldado, pela expressiva votação que recebeu na última eleição; pelo seu histórico de luta para ser prefeito, pela capacidade de trabalho e pela vontade de ver Imperatriz ostentando melhores indicadores na saúde, educação e economia, Sebastião Madeira vive a Prefeitura as 24 horas do dia. Não se incomoda com as criticas por suas visitas ao Socorrão e aos Postos de Saúde para ver de perto seu funcionamento nem se vai ou não agradar seus colegas médicos. O que vale, diz ele, é o coletivo.

Madeira também não se incomoda com as críticas pela visitas semanais ás escolas do município onde tem a oportunidade de motivar alunos e professores; e também não teme tomar medidas antipáticas para por a casa em ordem.

“ Meu mandato é de apenas quatro anos, e nesses quatros anos farei o possível, e o impossível, para deixar a cidade melhor do que encontrei” diz o prefeito.

3/23/2009

Que gritem, que falem : a inauguração da Ponte da Liberdade foi um grande evento público

Ponte da Liberdade: um belo cartão postal que a cidade ganha e vai proporcionar ganhos, inimagináveis, ao Maranhão e Tocantins.

Contra fatos e fotos argumentos, podem até surgir, mas ficam mais difíceis. A inauguração da Ponte da Liberdade, não foi um fiasco como alguns blogueiros, e a turma do contra querem e desejam passar para o resto do Maranhão. Problemas técnicos existiram porque não era esperada a multidão que tomou conta do Espaço. Foi sucesso de público.




Público surpreende


A Constran, empresa que toca a obra, e o próprio cerimonial da Secretaria de Infraestutura, se surpreenderam com a multidão. Telma Pinheiro, a secretária, imaginava que ali se estabeleceria uma cerimônia simples, com no máximo 200 pessoas. Se espantou com a multidão que ali acorreu para aplaudir o governador Jackson e o ex-governador José Reinaldo e agradecer pela obra mesmo, todos sabendo, que não estava terminada.



É correto que a obra ainda não foi concluída; ainda falta muito por fazer, mas Lago sabe, embora ainda alimente a expectativa de mudança de rumos, que não poderá estar mais no governo quando Agosto chegar e a obra seja, enfim liberada para o tráfego de veículos.



Mesmo que digam, que fale e que gritem a ponte é uma Obra de Arte, da engenharia moderna e tem como artífices o governador Jackson Lago e o ex-governador José Reinaldo. Isso o TSE, não pode cassar.

3/22/2009

Câncer: Quadro do médico André Paulino se agrava a cada dia



O médico, ex-vereador, ex-secretário de saúde do município (administração Davi) André Paulino continua lutando mas, não consegue vencer a guerra contra o câncer de próstata que se alastrou pelo corpo.
Internado no Hospital da Unimed, pelo que se informa,o organismo dele, não atende mais aos medicamentos havendo, inclusive, a recomendação dos médicos que o assiste, da família prosseguir com o tratamento dele em casa.
Um amigo próximo informou ao blog que André passa a maior parte do tempo “desacordado” e que nos momentos de consciência costuma encarar seu drama com bom humor, característica que sempre pontuou sua vida, em Imperatriz.

André Paulino é pernambucano, mas mora há anos em Imperatriz. É um dos pioneiros da medicina na região. Além da Medicina ele sempre se dedicou à política. Foi um dos fundadores do PMDB local, pelo qual chegou a se eleger vereador tendo destacada atuação na Câmara Municipal
Atualmente é filiado ao PDT.

Associação Pestalozzi se instala em Imperatriz

Murilo Santos-Presidente da Federação Pestalozzi do Maranhão

O presidente da Federação Pestalozzi do Maranhão, Murilo Santos, está em Imperatriz. Veio dinamizar as atividades da associação, que na cidade, funciona há um ano num anexo da Clínica de Acidentados.
Hoje pela manhã Murilo e os dirigentes locais da entidade, se reuniram com o prefeito Sebastião Madeira e o vereador Luis Gonçalves. Os pestalozianos querem o apoio da Prefeitura e da Câmara para tornar a associação “de utilidade pública”, condição necessária para pleitear aos organismos estadual e federal recursos necessários para a realização de convênios para o desenvolvimento de seus projetos.

A Associação Pestalozzi, fundada pelo educador suíço João Pestalozzi (1746-1827) tem mais de 80 anos. Está presente em 126 países. Só no Maranhão conta com 26 associações. Em São Luis a associção ja passa dos 30 anos



João Pestalozzi

A Pestalozzi atua na assistência aos portadores de necessidades especiais. As atividades vão desde o trabalho de reabilitação até a qualificação profissional e o encaminhamento e inserção dos especiais no Mercado de Trabalho.

3/19/2009

Lula Almeida percorre os órgãos de imprensa garante que é, e vai provar inocência.



O advogado Lula Almeida, retoma as atividades normais depois de conseguir no STJ uma ordem de Hábeas Corpus, que lhe garantiu o direito de ir vir e se apresentar à Policia Federal , sem ser preso, para prestar depoimento no inquérito que apura o desvio de recursos nas Prefeituras de Senador La Rocque e Ribamar Fiquene. Almeida teve mandado de prisão emitido pela Justiça Federal.
Lula Almeida tirou esta quinta-feira para percorrer os veículos de comunicação e apresentar sua versão sobre os fatos apresentados pela Polícia Federal sobre seu suposto envolvimento em desvio de verbas.
De posse de peças do inquérito ele negou envolvimento em desvio de dinheiro público e que seu trabalho nas prefeituras investigadas se resumia na apresentação de parecer sobre alguns processos licitatórios; disse que estar sendo injustiçado e perseguido; e que essa perseguição deve-se á sua militância política, que vem desde os 15 anos de idade.
Lula Almeida reiterou que as acusações não se sustentam , que vai prosseguir normalmente com suas atividades políticas e que provar sua inocência

Jackson Lago inaugura Ponte da Liberdade nesta sexta-feira


A Constran, empresa que constrói a Ponte da Liberdade (esse é nome com o qual será batizada a ponte que interliga Maranhão e Tocantins através de Imperatriz) o cerimonial do Governo do Estado fecharam a programação de inauguração da primeira etapa da obra que ocorrerá nesta sexta-feira às 17h30.
Jackson Lago desembarca pela manhã em Imperatriz; visita alguns municípios da região e retorna à cidade no final da tarde quando, ao lado de prefeitos, deputados, lideres estudantis, empresariais, partidários comunitários fará o desenlace da fita inaugural da Obra avaliada em mais de R$ 100 milhões de reais construída exclusivamente com recursos do tesouro estadual.
A ponte, de 1020 metros, vai encurtar distâncias e dinamizar a economia dessa região.


Copanhia do Calypso


Como parte das comemorações alusivas á inauguração da ponte a banda Companhia do Calypso se apresentará as 19 horas na Avenida Beira Rio num show popular. O evento será aberto pela banda “Tadin de Nós”, que é de Imperatriz.

3/17/2009

Cemar e Prefeitura se unem para acabar com gambiarras

Acompanhado do gerente da Unidade Comercial Sul, da Cemar Sandro Marcos Lemos Ferreira o prefeito Madeira visitou neste final de semana os bairros onde a empresa e a Prefeitura estão acabando com as gambiarras, como são chamados os arranjos precários feitos pela população para garantir o fornecimento de energia elétrica
O prefeito e o gerente da Unidade da Cemar, visitaram vários bairros, entre eles, parte do São José/ Boca da Mata, Novo Horizonte e Vila Mariana. Em comum, além da falta de energia elétrica regular a dificuldade de acesso. Em algumas das ruas visitadas o prefeito, literalmente, pôs o pé na lama.
Nessa parceria, segundo Sandro Marcos, a companhia entre com o posteamento e a parte técnica e a Prefeitura com a iluminação pública e a melhoria dos acessos. “Ao se investir em iluminação pública e na melhoria das ruas automaticamente também se investe em segurança pública e em saúde” observou o prefeito
Regularização- Com esse trabalho a Cemar pretende regularizar, segundo Sandro Marcos, cerca de 12 mil pontos de gambiarra na região, a maior parte em Imperatriz.
O executivo explica que no instante em que ocorre a regularização tanto a população quanto a empresa saem ganhando. A empresa ganha pela inserção de novos clientes e a população por receber uma energia de qualidade tornando mais difícil a possibilidade de acidentes domésticos e em muitos casos danos nos equipamentos do lar.

A campanha de 2010 já começou

DEU EM O GLOBO, HOJE

Por Carolina Brígido:

A campanha presidencial de 2010 já começou na internet. Os principais presidenciáveis já têm a seu favor blogs feitos por admiradores e militantes anônimos. A chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff (PT), o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) têm páginas dedicadas a eles no blogspot.com. A campanha para o Palácio do Planalto já é explícita, e o Tribunal Superior Eleitoral nada pode fazer, pelo menos enquanto não for provocado - isso sem contar com as dezenas de comunidades no Orkut voltadas para estes políticos, todas com autoria de pessoas desconhecidas.

O "Blog da Dilma" reproduz notícias de jornais, além de comentários favoráveis a ela. Um dos textos diz que o blog é feito por cidadãos independentes que admiram a ministra, muitos deles sob pseudônimo. Enaltece o desempenho da ministra à frente do PAC e aproveita para atacar supostos concorrentes da ministra em 2010, dizendo que Serra e Aécio fazem propaganda antecipada com festas para o lançamento de programas de governo - por sinal, a crítica mais recorrente da oposição à ministra.

O blog que defende Serra para presidente funciona nos mesmos moldes: reproduz notícias da imprensa e ataca adversários. Aproveita para estocar Aécio: "Quem já leu os jornais mineiros fica impressionado com a absoluta falta de crítica em relação a tudo o que se relacione, direta ou indiretamente, ao governo ou ao governador". No blog, há uma enquete sobre quem deve ser vice de Serra. Aécio lidera com 31%. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) está em segundo lugar, com 12%

3/16/2009

Aumenta casos de denúncia de abuso sexual contra crianças



E para não dizer que nesse espaço eu só falo de política toco, agora, num assunto que diz respeito a toda sociedade: o abuso sexual de crianças e adolescentes.
Nada de uma abordagem acadêmica, até porque o espaço é pequeno mas, o pouco aqui registrado, é para chamar a atenção para um problema cada vez mais presente na sociedade. Aí, pertinho de você pode estar havendo uma situação como essa e você nem desconfia.

Registre-se que tem surtido efeito as campanhas nacionais instando a população a denunciar os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes. Em Imperatriz as denuncias, que são apuradas em segredo, são crescentes principalmente de casos, pasmem, de crianças sendo abusados pelos pais e em alguns casos, por parentes mais próximos.
Choca também a idade das vítimas há casos de vítimas de até dois anos de idade. O que também causa espécie é o grau de impunidade que cerca esses casos. São raros os casos em que o abusador chega a ser alcançado pela lei, ás vezes, protegido pela própria família

Perfil do abusador

Uma especialista no assunto ouvida pelo blog aponta algumas características dos abusadores

1- Geralmente trata-se de uma pessoa reconhecidamente acima de qualquer suspeita, um pai ou padrasto, por exemplo

2- Utiliza-se na grande maioria dos casos dos vínculos de amizade ou parentesco com as vítimas

3- Considera a criança um objeto de dominação e desejo

4- Apresenta dupla personalidade: para os familiares e amigos um “santo” e, para a criança, um mostro com quem alimenta uma relação de medo, e ameaças permanentes.

5- o abusador não conta com uma uma característica especifica já que a questão pode ser cultural ou, mesmo, um caso de transtorno mental.

6- E para encerrar, o abusador em alguns casos, apresenta um histórico de diversos conflitos intrafamiliar. Também, não é difícil casos em que o abusador apenas reproduz algo de que foi vítima no passado.

3/15/2009

Aumenta o número de acessos internacionais aos blogs locais



Pelo número de acessos internacionais aos blogs locais percebe-se a grande quantidade de brasileiros e brasileiras, maranhenses, imperatrizenses, espalhados por esse “mundão de meu Deus”.

Da china ao Japão; dos Estados Unidos á Europa; da Índia à Malásia, passando pela África, tem gente da nossa terra querendo saber o que aqui se passa e, que graças ao milagre da Internet, consegue amenizar a saudade lendo as informações postada pelos nossos blogueiros a partir das "barrancas do Rio Tocantins"

Maior parte dos acessos internacionais aos blogs originados de Imperatriz vem da Europa, especificamente de países como Portugal- ( Loul, Lisboa, Porto, Leréia); Espanha (Madri, Barcelona); Reino Unido (Edinburgo, Londres, Leeds); Suíça (Muri); Itália (Milão) Polônia (Gdansk) e de algumas cidades da Alemanha.

Dos Estados Unidos os acessos registrados são das cidades Anahein, Ilhas Marcos, Miami, Tampa, Litlle Rock, Tulsa, Saint Paul, Shirley, Pitsburg e Dambury)

Aqui, na região tocantina, São Raimundo das Mangabeiras, Balsas e Imperatriz são as cidades, que segundo levantamentos feitos pelo blog, com o maior “número de filhos morando no exterior”.

As esses maranhenses, brasileiros, Imperatrizenses distribuídos por todos os continentes votos de sucesso em suas atividades profissionais e que jamais esqueçam a nossa terra.

No país das eleições: pré-campanha presidencial domina noticiário nacional

Os principais jornais, revistas e prestigiadas colunas políticas alargam espaço no seu noticiário para os protagonistas da eleição presidencial do ano que vem. Os atores desse processo começam a ter os passos, declarações, e viagens acompanhados com lupa, pelos veículos de comunicação, numa espécie de “Big Brother jornalístico”

Dilma, pré-candidata a presidente

O presidente Lula (PT) já apresentou para o país quem pretende ver no seu lugar, no comando do Palácio do Planalto: a ministra Dilma Rousseff que já age como pré-candidata e começa a viajar o país; a se reunir com prefeitos e a seguir a cartilha dos marqueteiros do Planalto.


Enquanto isso, no PSDB


No PSDB se repete o drama da eleição passada: o mais do que preparado governador de São Paulo José Serra disputa a indicação do partido com uma outra estrela do tucanato, o não menos preparado, governador de Minas Gerais Aécio Neves.

Na eleição passada Serra disputou internamente com Geraldo Alckmin. Naquela época, como agora, também se falava na realização de prévias, mas no final o consenso prevaleceu e Alckim foi o candidato.

No ninho dos tucanos acredita-se que o fato volte a se repetir e que haverá consenso na indicação do candidato e que este será José Serra. Entende-se que agora é a vez dele.

Serra é Aécio pré-candidatos a presidente


Deu no Josias de Souza

Que líderes do PSDB e DEM, se reuniram na última quinta-feira em São Paulo para uma conversa e que em determinado momento do encontro democratas ponderaram com o governador paulista algumas impressões sobre o processo eleitoral que se inicia

1. Falta ao linguajar de Serra, hoje o presidenciável tucano mais bem-posto nas pesquisas, um tônus oposicionista;

2. É equivocada a estratégia de delegar a outros líderes da oposição a tarefa de estabelecer o contraponto ao governo Lula. O eleitor quer ouvir os candidatos;

3. Serra e o governador mineiro Aécio Neves, o outro presidenciável tucano, deveriam frequentar o noticiário com a cara de candidatos à presidência;

4. A suavidade do discurso da dupla favorece a candidatura oficial de Dilma Rousseff, que desfila sozinha na passarela que leva a 2010;

5. Lula estaria conseguindo passar a idéia de que seu governo nada tem a ver com a crise, uma encrenca que vem de fora;

6. Na visão dos ‘demos’, é certo que a crise nasceu nos EUA. Mas rói o PIB brasileiro além do razoável graças à suposta “incúria” do presidente e de sua equipe;

7. Eis o raciocínio que resume a opinião média dos ‘demos’: Da fase de bonança da economia mundial, o Brasil aproveitou uma parte. Da tempestade desfruta por inteiro;

8. Na seara política, disseram os ‘demos’, o PSDB tem de cuidar para que a refrega entre Serra e Aécio não descambe para a divisão;

9. Avaliou-se que, unindo São Paulo e Minas, os dois maiores colégios eleitorais do país, o tucanato vai a 2010 com alguma chance de êxito. Do contrário, nem tanto.

Os demos que soaram mais enfáticos foram: Rodrigo Maia (presidente), José Agripino Maia (líder no Senado), José Roberto Arruda (governador do DF)...

...Roberto Magalhães (deputado), José Carlos Aleluia (deputado), Roberto Brant (ex-deputado) e Luiz Carlos Santos (ex-coordenador político do governo FHC).

3/14/2009

Superior Tribunal de Justiça concede ordem de Habeas Corpus a favor de Lula Almeida


Acusado de envolvimento na Operação Rapina, o advogado Lula Almeida deixa a condição de foragido da Justiça. A ministra Maria Thereza de Assis Moura, concedeu na noite de ontem (13)a ordem de Harbeas Corpus, que devolve a Lula o direito de ir vir e ,de consequentemente, responder em liberdade as acusações assacadas contra ele. Deve se apresentar ao delegado Pedro Meireles, que preside o inquerito, da Operação Rapina, assim que a decisão for publicada.

Ex-secretário municipal de Administração e Modernização, Lula Almeida assim que tomou conhecimento de que seu nome fora envolvido nas investigações a Polícia Federal pediu afastamento do cargo ao prefeito Madeira até que tudo fosse devidamente esclarecido. Cópia do pedido de afastamento endereçado ao prefeito foi postado aqui, neste blog.

Com quem conseguiu estabelecer contato em Imperatriz, desde a decretação de sua prisão, Almeida disse que é vítima de uma grande injustiça; que as acusações não se sustentam que vai provar sua inocência.

Deputado João Batista desmente arrendamento de TV



O deputado estadual João Batista (PP)entra em contato com o blog e informa que não existe nenhuma conversa com o prefeito de Davinópolis, Chico do Rádio (PDT), para arrendar o sinal da repetidora da TV Bandeirante, em Imperatriz, que atualmente se encontra sob o controle do empresário Carlos Alberto Teles (Bebeto Carcará).
O prefeito Chico do Rádio, também negou qualquer negociação nesse sentido.

Na semana passada o blog reproduziu informação circulante nos meios políticos e, da própria imprensa, que estaria a caminho uma negociação envolvendo o deputado João Batista e o prefeito Chico do Rádio; e que no meio dessa negociação estaria o sinal da Band Imperatriz, informação agora desmentida por João Batista.

Lula Almeida aguarda Hábeas Corpus para se apresentar à Policia Federal

Acusado de envolvimento na Operação Rapina, o advogado Lula Almeida aguarda a qualquer momento o julgamento do pedido de um Hábeas Corpus, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para, em liberdade, poder se defender das acusações apontadas pelas investigações da Polícia Federal.

Ex-secretário municipal de Administração e Modernização, Lula Almeida assim que tomou conhecimento de que seu nome fora envolvido nas investigações a Polícia Federal pediu afastamento do cargo ao prefeito Madeira até que tudo fosse devidamente esclarecido. Cópia do pedido de afastamento endereçado ao prefeito foi postado aqui, neste blog.

Com quem conseguiu estabelecer contato em Imperatriz, desde a decretação de sua prisão, Almeida disse que é vítima de uma grande injustiça; que as acusações assacadas contra ele não se sustentam e que vai conseguir provar sua inocência.

3/12/2009

Multidão toma conta do centro de Imperatriz em defesa do mandato de Jackson Lago


Imperatriz foi às ruas na tarde/noite desta quinta-feira (12) num ato público em defesa do mandato do governador Jackson Lago, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE. Os manifestantes se concentraram na Praça Brasil e de lá, saíram em caminhada pela Avenida Getúlio Vargas, a mais movimentada do Centro, até a Praça de Fátima.



O governador participou do evento ladeado do vice Luis Carlos Porto, de prefeitos, como o anfitrião Sebastião Madeira; Vete Botelho, Deoclides Macedo, Emiliano Menezes, Emival Macedo, Lourenço Moraes, Chico do Rádio e Raimundo Barros; deputados estaduais Valdinar Barros e Mauro Jorge. Federais Carlos Brandão, Domingos Dutra, Julião Amim e Cleber Verde.

Entre os participantes lideranças estudantis, camponesas, comunitárias, partidárias, empresarias, religiosas e ainda integrantes dos movimentos sociais como MST, Centru e Quebradeiras de Côco.

Esse ato conseguiu ladear advesários políticos, locais, como o prefeito Madeira (PSDB) e Jomar Fernandes (PT) que disputaram a última eleição para prefeito mas que comungam no propósito de defender o mandato de Jackson.



Todos os discursos foram na direção da defesa do mandato do governador e do vice Luis Carlos Porto.

"Como pode quatro pessoas cassarem o voto de mais de dois milhões de eleitores" discursou o deputado Domingos Dutra (PT)

"É preciso resistir" disse a prefeita de Itinga Vete Botelho, presidente da Associação dos Municípios da Região Tocantina

"Governador essa é apenas uma pequena mostra do amor, do carinho que Impeatriz e essa região tem para com o senhor. O povo não consegue aceitar a decisão do TSE " discursou o prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira

OI, um grande engôdo


Aumentou muito o número de descontentes, em Imperatriz, com a operadora de telefonia OI; e isso, tem resultado no número crescente de pedidos de cancelamento de linhas.
O cliente chega para resolver um simples bloqueio e se depara: primeiro com o tratamento glacial dos funcionários do posto de atendimento, é como se o cliente não existisse, ninguém se interessa pelo teu problema; segundo, com as intermináveis “conexões” com o call center da empresa.

Some-se a isso a queda da conexão telefônica no meio da conversa com os operadores; aí, vem a repetição de tudo que você disse antes, já que cada conexão é um operador diferente; a dificuldade de se entender o que o operador fala; a famosa ladainha “ estamos enviando para o setor responsável” “aguarde um instante, por favor” ; o senhor pode dizer os três primeiros números disso, daquilo.... Um inferno!
Não desejo uma experiência dessa nem para meu pior inimigo; se é que o tenho.

Não é história de ouvi dizer, não! Aconteceu comigo: 1h45 minutos para tentar resolver um problema de bloqueio de linha e, o resultado é que deixei o posto de atendimento com a idéia de uma campanha: “Oi de linha? Tô fora”.

Mais um testemunho: durante minha via crucis no posto de serviço da empresa, sofrimento que ainda não acabou porque não consegui, nem o desbloqueio nem o cancelamento, não vi cliente nenhum de linha da empresa sair satisfeito.

A sensação que fica é de impotência diante de uma empresa do porte da Oi que se apresenta na mídia como o supra sumo da eficiência e da excelência; a libertadora, na área da telefonia celular, quando na verdade é um grande engôdo no trato, e na falta de respeito para com consumidor.

3/11/2009

Governador participa hoje em Imperatriz de ato público em defesa de seu mandato


Nesta quinta-feira (12) Jackson estará a Imperatriz para participar de um ato público em defesa de seu mandato. A expectativa é de uma grande manifestação com a presença de entidades, partidos políticos, estudantes e movimentos sociais de todas as cores e correntes ideológicas. A concentração será na Praça Brasil e de lá, sai uma caminhada até a Praça de Fátima.
“Se trata de um grande movimento pela democracia" declarou o assessor especial do governo do Estado Bira do Pindaré (PT) que já está em Imperatriz para participar do ato" Em entrevista à imprensa ele ponderou que ainda há esperança do caso se reverter.

Desdobramentos

Até a conclusão do Caso Jackson muita coisa ainda vai acontecer no Maranhão. Os desdobramentos desse fato, histórico, ainda são incertos. Enquanto roseanistas comemoram a sua possível entronização como governadora e, até já dividem cargos, os jackistas se mobilizam em todo o Estado com o objetivo de dizer para o Brasil que não aceitam a decisão do TSE e, que estão dispostos a tudo para defender o mandato dele, "com sangue, se preciso for" como tem dito o deputado federal e presidente do PT do Maranhão, Domingos Dutra.
O próprio governador, essa semana declarou que "vou enfrentar a elite deste estado e defender o meu mandato em respeito ao povo do Maranhão, nem que isto custe a minha vida". Também teria saído da boca dele a frase: “terão que derramar o meu sangue para que eu deixe o Palácio, não levarei para a história essa frustração. Não sairei pelos meus pés”
Deputado federal Domingos Dutra




Manifestação em Imperatriz


Marcha pela Democracia



A estimativa é de que num prazo de 45 dias todos os agravos já tenham sido apreciados e o Maranhão e o Brasil então, saberão o veredicto da Justiça. Até lá, a movimentação continua. Lideranças camponesas permanecem acampadas em frente ao Palácio dos Leões; dia 22 começa " A Marcha pela Democracia", uma caminhada de 180 quilômetros que vai começar em Vitória do Mearim, e terminar dia 31 de Março em um grante ato público em São Luis.
"O TSE não cassou apenas o governador, cassou também o nosso voto" declarou na última segunda-feira o lendário líder da esquerda brasileira Manoel da Conceição

3/10/2009

Bombeiro será implantado em Estreito

Tenente-coronel Veras comandará Bombeiros de Estreito

Com a construção da Hidrélterica a população de Estreito, distante 120 quilômetros de Imperatriz, dobrou. Dobrou o número de negócios, o volume de dinheiro correndo na praça mas, também dobraram os problemas principalmente os afetos a segurança pública.

Um dos compromissos assumidos pelo consórcio responsável pela obra, foi de construir uma delegacia, um quartel de Polícia junto com o do Corpo de Bombeiros, que a cidade ainda não possui. As obras estão em fase avançada de construção.

O Corpo de Bombeiros da cidade de Estreito será comandado pelo tenenente-coronel Veras, que ja comandou o aquartelamento em Imperatriz.

Confirmado Jackson Lago neste quinta-feira em Imperatriz

Lago: rotina de trabalho intensificada


Confirmada a vinda do governador Jackson lago a Imperatriz nesta quita-feira. O governador vem participar de ato público a favor de seu mandato organizado por aliados, partidos políticos, associação de moradores e estudantes. Uma manfestação pública pro-jackson está marcada para as quatro horas da tarde na Praça Brasil, no centro da cidade.
"O TSE não cassou apenas o governador, cassou também o nosso voto" declarou o lendário Manoel da Conceição, na tarde da última segunda-feira quando houve a decisão de se fazer uma espécie de "desagravo" ao governador, em Imperatriz.
Lago tem procurado manter uma rotina normal de trabalho no Estado enquanto seus advogados preparam os embargos com os quais pretedem reverter a situação de sua cassação, e do vice Luis Carlos Porto, pelo Tribunal Superior Eleitoral -TSE-
Os aliados, amigos, correligionários , simpatizantes do governador, com o apoio de diversas associações, prometem uma grande recepção na chegada dele a Imperatriz onde, pesquisa recente, aponta que ostenta mais de 80% de apoio popular.


manoel da conceição: "cassaram nosso voto"

CNA pede na Justiça a ‘intervenção federal’ no Pará



O vizinho Estado do Pará, governado por Ana Júlia Carepa (PT) não vive dias de glória. A governadora “ajusta a saia” no enfrentamento de uma série de problemas não só políticos, mas também familiares (vide o caso do irmão acusado de pedofilia) se não bastasse agora a governadora enfrenta um pedido de intervenção federal protocolado no Tribunal de Justiça daquele Estado , pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) conforme publica , hoje, vários jornais e blogs do país.

Abaixo um texto sobre o assunto publicado, HOJE, pelo Josias de Sousa na folha on line.

A Confederação Nacional da Agricultura formaliza nesta terça (10) uma ação judicial contra a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT).

A petição será protocolada no Tribunal de Justiça paraense.

Pede a intervenção federal no Estado, sob a alegação de que a governadora descumpre ordens judiciais.

A entidade de classe dos fazendeiros acusa Ana Júlia de ignorar mandados de reintegração de posse de propriedades rurais invadidas pelos sem-terra.
Levantamento feito pela CNA listou 111 ordens judiciais que teriam sido levadas à gaveta pelo governo de Ana Júlia, eleita com o apoio do MST.

A CNA anexou à sua petição cópias de mais de duas dezenas de mandados de reitegração de terras que o Estado teria se esquivado de executar.

Sem especificar um número, o governo do Pará reconhece que há ordens judiciais pendentes de cumprimento.

A justificativa oficial é a de que não há como cumprir todas as determinações da Justiça simultaneamente. Haveria uma fila.

Diz-se também que as desocupações, por dispendiosas, dependem da disponibilidade de recursos. Dinheiro para bancar o deslocamento e até o treinamento de PMs.

Conforme noticiado aqui, Ana Júlia recebeu na semana passada um telefonema do presidente do STF, Gilmar Mendes.

O ministro lembrou o óbvio à governadora: ordens judiciais precisam ser cumpridas.

Se for acatado pelo TJ do Pará, o pedido de intervenção deve aportar no Supremo.

Para emprestar solenidade ao gesto, a própria presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), viajará para Belém na manhã desta terça (10).

Ela entegará a petição contra Ana Júlia nas mãos do presidente do TJ, Rômulo Nunes, com quem se reúne no início da tarde.

Intervenção federal em Estado é algo previsto na Constiuição. A desobediência às ordens da Justiça é uma das motivações anotadas no texto constitucional.

Entre as propriedades invadidas e ainda não desocupadas no Pará estão fazendas da Agropecuária Santa Bárbara.

A empresa tem como sócio Daniel Dantas. O investigado-geral da República foi eleito pelo MST como alvo preferencial das invasões no Pará.

3/09/2009

Primeira fase da Ponte da Amizade será inaugurada no próximo dia 20

Governador em visita à ponte da amizade

O Governador Jackson Lago (PDT) inaugura a primeira fase da Ponte da Amizade, que liga o Maranhão ao Tocantins, a partir de Imperatriz, no próximo dia 20. A informação foi confirmada na manhã de hoje pelo vice-governador Luis Carlos Porto em entrevista à imprensa. Segundo Porto, o governador virá antes, a Imperatriz. Ele desembarca nesta quinta-feira para mais uma agenda de compromissos na cidade.
Avaliada em mais de cem milhões de reais a ponte com 1020 metros é construída exclusivamente com recursos do Tesouro Estadual.

Cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE, onde ainda tem esperança de reverter a situação, o governador segue com uma rotina forte de trabalho. Nesta quarta-feira, por exemplo, entrega 123 apartamentos do PAC-Rio Anil. Na quinta visita Imperatriz e dia 20, inaugura a primeira etapa da Ponte da Amizade.

Ponte unindo Maranhão e Tocantins

Dívida da Prefeitura de Imperatriz com o INSS chega a mais de R$ 100 milhões de reais


Ao longo dos anos se tornou praxe prefeituras recolherem o INSS dos funcionários, e não repassarem o numerário ao órgão. Resultado: dívidas astronômicas e, em muitos casos, impagáveis. Entre as penalidades previstas aos municípios assinala-se a retenção do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) o que provoca transtornos ao município, com o atraso no pagamento de funcionários e fornecedores etc.

O prefeito Madeira encontrou um dívida com o INSS de mais de R$ 100 milhões de reais que agora tenta renegociar para evitar o bloqueio do FPM.

Uma decisão ele já tomou: não vai jogar a dívida para “debaixo do tapete”. O entendimento dele que o jeito é negociar para não tornar, no futuro, o município inviável

Irregularidade: cinco mil e quinhentos estabelecimentos comerciais de Imperatriz não pagam alvará

Dos cerca dos sete mil estabelecimentos comerciais da cidade, catalogados pela Receita Municipal, somente 1500 são legalizados. Ou seja, possuem alvará de funcionamento. O prejuízo aos cofres do município, com essa irregularidade, chega a ¨R$ 6 milhões de reais. A informação é do secretário municipal da Receita Liberato Rodrigues em entrevista na manhã de hoje ao Bom Dia Tocantins, levado ao ar pela TV Difusora.

O secretário disse que agora com a emissão dos alvarás de funcionamento em papel moeda , que tornará a falsificação do documento mais difícil, e com a intensificação na fiscalização, a expectativa é de uma melhora significativa na arrecadação.

Três reconhecidos imperatrizenses lutam contra o câncer


O Câncer é uma doença que não tem preconceito. Qualquer um pode ser vítima desse terrível, silencioso e, na maioria das vezes mal, letal.. Em Imperatriz são muitos os registros.
Três pessoas da nossa sociedade, mais do que reconhecida em suas áreas de atuação, lutam contra a doença. O agrônomo José Cortez Moreira, irmão do ex-prefeito (assassinado) Renato Moreira luta , há meses, contra um câncer de fígado, e o médico obstetra André Paulino, o homem dos mais de 35 partos guerreia contra um agressivo câncer de próstata.
A terceira pessoa é a jovem, princesinha, da música gospel Sâmia Di Pinho, apresentadora do Globo Esporte Local. Um câncer, que parecia ter sido vencido, reapareceu e ela teve que retomar o tratamento.

Fica aqui votos de pronto restabelecimento a essas pessoas que dentro de suas atividades têm dado sua parcela de contribuição para o crescimento da nossa cidade.

3/08/2009

Guerra do combustível: Imperatriz, hoje, tem a gasolina mais barata do Maranhão



Imperatriz, sem dúvida, conta hoje com a gasolina mais barata do Maranhão. Neste domingo, por exemplo, tem posto vendendo o produto a R$ 2,22. O litro já chegou ao exagero de R$ 2,70.

Esse preço é fruto de uma "guerra" que começou a ser travada com a chegada de um investidor do Estado do Pará, dono de uma rede, segundo se informa, de mais de 200 postos de Gasolina na Região Norte.

Esse investidor começou a vender gasolina, à vista, e somente no dinheiro, a R$ 2,29. Fila começou a ser formada para encher o tanque. Logo, a concorrência, que vendia a R$ 2,40, R$ 2,50, e 2,70, acusou golpe.

A princípio uma conversa com o investidor para que aumentasse o preço. Não houve acordo. A saída, então foi entrar na onda e também baixar o preço para a alegria do consumidor.

O efeito colateral dessa guerra é que alguns proprietários de postos não estão agüentando a concorrência e já ameaçam a demitir funcionários e fechar o negócio. A lógica é que não é possível vender o combustível no mesmo valor adquirido no distribuidor.

O blog apurou que a gasolina é distribuída em Imperatriz a R$ 2,27; a exceção, é esse investidor, que mudou a rotina da venda do produto na cidade e, que o repassa a um preço bem inferior ao de mercado.

O empresário Francimar Moreira, dono de dois postos na cidade, tenta barrar o concorrente na Justiça alegando, entre outras coisas, concorrência desleal.

Prefeito Madeira sanciona, neste domingo , Lei que cria a Secretaria da Mulher


O prefeito Madeira (PSDB) encontrou uma maneira mais do que especial para homenagear as mulheres de Imperatriz neste Dia Internacional da Mulher. Daqui á pouco, ás 8 horas manhã, no Plenário da Câmara Municipal, sanciona a Lei, aprovada por aquela casa na semana passada, que cria na estrutura do município a Secretaria da Mulher, que é comandada pela ex-vereadora Conceição Formiga.
A criação da Secretaria da Mulher é mais um compromisso da plataforma apresentada por Madeira durante a campanha para prefeito.
Consciente da importância do papel da mulher no conjunto da sociedade e dos avanços, ainda necessários para cristalizar as conquistas efetivadas por elas até hoje, é que Madeira acabou por assumir esse compromisso que na manhã de hoje se efetiva.
“Quero, nesta data sublime, dirigir meu carinho, minha admiração, meu respeito, a todas as mulheres, que no exercício de suas múltiplas atividades, tem contribuído para o crescimento e construção da nossa cidade”, destacou o prefeito.

3/07/2009

"Vou enfrentar a elite deste estado e defender o meu mandato em repeito ao povo do Maranhão nem que isto custe a minha vida"

governador Jackson Lago

Uma declaração do governador Jackson Lago (PDT) publicada hoje no Jornal Pequeno causa apreensão quanto ao desfecho desse processo de cassação movido pela Coligação a Força do Povo. "Vou enfrentar a elite deste estado e defender o meu mandato em respeito ao povo do Maranhão, nem que isto custe a minha vida" declarou o governador.
Com mais de sententa anos e uma vida pública respeitada, dentro e fora do Maranhão, Lago não é chegado a bravatas, daí a preocupação.
No blog do jornalista Itevaldo (www.itevaldo.com) uma outra declaração atribuída ao governador aumenta a preocupação “Terão que derramar o meu sangue para que eu deixe o Palácio, não levarei para a história essa frustração. Não sairei pelos meus pés”,.
Essas duas declarações de Jackson são reveladoras e requer uma atenção especial do povo, e da classe política do Estado. O governador demonstra a disposição de fazer história estabelecendo um processo de resistência no Palácio dos Leões jamais visto no Estado.

3/06/2009

Ildon Marques, Chico Brasil e Adhemar Freitas especulados para compor possível governo de Roseana

Ildon Marques- ex-prefeito


Uma fonte ligada ao grupo Sarney informa que no caso do Supremo Tribunal Federal- STF- confirmar a decisão do TSE que cassou os mandatos do governador Jackson Lago (PDT) e do vice Luis Carlos Porto (PPS), umas da primeiras providências seria “conquistar” a cidade de Imperatriz.
Essa conquista passaria, inicialmente, pela indicação de nomes da cidade para compor o primeiro escalão.
Já estariam de prontidão para prováveis posições no Governo Roseana, o ex-prefeito Ildon Marques de Sousa (PMDB), Chico Brasil (PV) e Ademar Freitas (DEM).
Em nível de Estado o deputado estadual Raimundo Cutrim (DEM) é outro que já teria sido contactado.

Deputado Raimundo Cutrim

“Poderemos até perder, mas perderemos lutando” disse vice-governador


Não há cabeça baixa no grupo do governador Jackson Lago (PDT), informou agora a pouco o vice-governador Luis Carlos Porto (PPS). Segundo ele, ainda existe esperança na preservação do mandato no julgamento dos recursos que a lei ainda faculta à Frente de Libertação do Maranhão nos tribunais superiores (STJ e STF).
“Poderemos até perder esses recursos, mas perderemos lutando” disse o vice que desembarca nesta segunda (9) em Imperatriz.

Aumenta os rumores sobre a volta de José Carlos para Câmara Municipal

Vereador Raimundo Roma

O jornalista William Marinho deu a pista: pode haver mudanças na composição da Câmara Municipal a qualquer momento com a saída de um vereador titular para um cargo na esfera federal.
Outra pista dada pelo Marinho: com a saída desse vereador assumiria um que faria oposição virulenta ao prefeito Madeira.
Ao tentar desfazer esse “mistério” o primeiro nome que vem é do ex-vereador, e primeiro suplente José Carlos Soares (PTB).
Bem, para ele retornar ao Palácio Dorgival Pinheiro é necessário que o vereador e apresentador de TV Raimundo Roma deixe o cargo, logo o mistério lançado no ar pelo William Marinho se desfaz.
Pelo que se especula, Roma recebeu um convite de um importante nome da República para assumir um cargo de chefia na Eletronorte.
Como diz o Justino Filho, “seus meninos” vamos aguardar as pedras rolarem.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...