5/29/2009

Índios do Maranhão (Awa) correm risco de extinção

deu na folha de s.paulo
Indígenas isolados correm risco de extinção, diz ONG


Segundo organização inglesa, grupos estão localizados no Maranhão e em Mato Grosso

Funai reconhece gravidade do caso, mas afirma que toma medidas preventivas; para antropólogo, solução está na demarcação de áreas

De Matheus Pichonelli:

Relatório da ONG inglesa Survival International aponta que duas tribos brasileiras de índios isolados estão entre as com maior risco de extinção na América do Sul.

crianças guaja


O estudo indica que os territórios de índios awá (ou guaja), no oeste do Maranhão, e de índios kawahiva do rio Pardo, que vivem no norte de Mato Grosso, estão sendo destruídos pela exploração ilegal de madeira.
Juntos, os dois grupos somam, no máximo, 110 índios.

indios guaja


Indígenas isolados são populações que vivem até hoje sem contato com outras tribos ou órgãos indigenistas. De acordo com a CGII (Coordenação Geral de Índios Isolados), ligada à Funai (Fundação Nacional do Índio), foram identificadas 69 áreas no país onde podem existir índios não contatados.

A ONG aponta ainda que outras duas tribos do Peru e uma do Paraguai também correm risco de extinção. No Peru, o problema é a exploração de petróleo e madeira. Já no Paraguai, são criadores de gado brasileiros que ameaçam os índios. A existência dessas populações veio à tona em maio de 2008, quando a Funai divulgou imagens de grupos isolados no Acre. Fotos de índios tentando acertar o avião dos "invasores" com arcos e flechas tiveram repercussão internacional.



À época, o episódio gerou contestações sobre a existência dos grupos. No relatório, a ONG cita o caso de um jornal britânico que publicou reportagem lançando dúvidas sobre a história e, meses depois, admitiu a validade das imagens. Segundo Fiona Watson, coordenadora da Survival International, as fotos criaram interesse de pessoas que não sabiam da existência de grupos isolados em pleno século 21. Assinante do jornal leia mais em

Retalhos do blog sobre os guaja


Os Guajá, que vivem na pré-Amazônia brasileira, constituem um dos últimos povos caçadores e coletores no Brasil. Além dos a1deados pela Fundação Nacional do Índio (Funai), um certo número de Guajá vive na floresta, sem contato permanente com a sociedade regional.

mulher guaja


•Outros nomes: Awá (auto-denominação), Wazaizara (Tenetehara), Aiayé (Amanayé), Gwazá.
•Onde estão: Maranhão.
•Quantos são: 326 em contato (Funasa, 2004); aproximadamente 30 sem contato.
•Língua: da família Tupi-Guarani.
•Área indígena: Awá-Guajá (116.200 ha. Demarcada em 2002 e homologada em 19 de abril de 2005).

Nome e língua

Os Guajá se autodenominam Awá, termo que significa “homem”, “pessoa”, ou “gente”. As origens deste povo são obscuras, porém acredita-se que seja originário do baixo rio Tocantins no estado do Pará. Formava, provavelmente junto aos Ka’apor, Tembé e Guajajara (Tenetehara), um conjunto maior, da família lingüística Tupi-Guarani naquela região. Na medida que a expansão colonial foi exercendo uma pressão sobre estes grupos indígenas, houve uma dispersão dos mesmos. Acredita-se que a partir do conflito da Cabanagem, em torno de 1835-1840, este conjunto iniciou uma migração no sentido leste, rumo ao Maranhão. É provável que por volta de 1950 todos os Guajá estivessem vivendo neste estado, no lado leste do rio Gurupi.

Locacalização

Os Guajá em contato permanente vivem no noroeste do estado do Maranhão, nas Terras Indígenas Alto Turiaçu (530.520 ha.) e Caru (172.667 ha.), ambas já demarcadas e homologadas.



Em 2005 foi homologada uma nova área para os Guajá (demarcada em 2002), a TI Awá, de 116.200 há. nos municípios de Zé Doca e Bom Jardim. Esta reserva liga a Terra Indígena Caru à do Alto Turiaçu, estabelecendo assim um terreno contínuo, em tese menos sujeito às invasões.

5/28/2009

Basquete sobre rodas de Imperatriz participa de competição na Paraíba, neste final de semana



A Prefeitura fez a entrega, na noite da última terça-feira (26), das 12 cadeiras de rodas, profissional, ao time de Basquete sobre rodas do – Centro de Assistência Profissional ao Amputado Deficiente Físico de Imperatriz ( Cenapa) que participa no próximo final de semana, em João Pessoa, na Paraíba, de uma competição classificatória para um campeonato nacional da categoria, em Outubro, em Fortaleza (CE).



As cadeiras, em nível de Seleção Brasileira, adaptadas ao biótipo de cada um dos atletas custaram 19 mil reais.

A solenidade, presidida pelo prefeito Sebastião Madeira, foi na quadra de esportes da Praça Mane Garrinha, onde o time costuma treinar e contou com a participação do vice prefeito Jean Carlo, dos vereadores Hamilton Miranda, Rildo Amaral, Raimundo Roma e Alberto Souza e do secretário de Juventude Arnaldo Júnior e da coordenadora da Casa dos Especiais Jéssica Martins Honda e do adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Luiz Luciano.



O apoio aos atletas do Cenapa surgiu a partir de uma audiência, intermediada pelo vereador Alberto Souza, que eles, tiveram com o prefeito Sebastião Madeira que se sensibilizou com a causa e determinou, que por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, fosse providenciada a compra das cadeiras.


“Nós queremos agradecer todo apoio que recebemos do prefeito, da secretaria doutora Conceição e da diretora da Casa dos Especiais Jessica Honda, por nos proporcionar o apoio necessário para que possamos representar nossa cidade nessa importante competição. Em mais de cinco anos de existência é a primeira vez que recebemos um apoio como esse” destacou o presidente do Cenapa João Batista.

O apoio da Prefeitura de Imperatriz tem sido fundamental para que o time de Basquete Sobre Rodas do Cenapa, competição que envolverá 17 outras equipes de cadeirantes, que lutam por duas vagas para o nacional, em Fortaleza.
Para o prefeito Madeira os atletas do Cenapa são exemplos de superação. “Mesmo que eles não conquistem o título eles já campeões” destacou o prefeito.

5/27/2009

saiu na imprensa...

Coluna Estado Maior ( O Estado do Maranhão)

Guerra aberta I

As facções que dominam o braço maranhense do PSB estão em guerra declarada. O deputado federal Ribamar Alves não poupa críticas ao ex-deputado federal José Antônio Almeida Silva, a quem acusa de praticar atos ilegais no partido. Almeida Silva reage e acusa Ribamar Alves e sua turma de tentar controlar o partido na marra.

Guerra aberta II

Defenestrado da direção do PSB e agora tentando voltar ao posto de comando, o deputado federal Ribamar Alves está em campanha aberta. É que, por decisão do comando nacional, o PSB deve eleger sábado sua Comissão Executiva. Sob fogo cerrado de Alves, o ex-deputado José Antônio Almeida Silva, que tem o controle do Diretório, é também candidato a presidente.

Comentando os Fatos (Jurivê Macedo)

Sonhos & pesadelos

Não resta dúvida. A grande bomba política da última segunda-feira, aqui na Vila, foi a notícia da rejeição pela Justiça Federal de embargos oferecidos pelo ex-prefeito Ildon Marques a sentença condenatória que pesa contra ele por conta de irregularidade vinda de 1995, quando era Ildão interventor estadual no município.
Até já foi ventilada a hipótese de não registro de eventual candidatura de Ildon, em 2010, por conta de condenação judicial. Mas a coisa não é bem por aí. A menos que nova regulamentação do registro de candidaturas venha a ser aprovada para vigorar ano que vem, essa rejeição acontecida agora não será impeditiva, dizem advogados. Não existe ainda a sentença transitada em julgado, mas recursos pendentes de julgamento a ser feito sabe-se lá quando.
Lembrem-se que o caso vem rolando desde 1995.// Outra bananosa política regional pode acontecer amanhã, agora em João Lisboa onde o prefeito Emiliano Meneses (PDT) e sua companheira de chapa Edna Maria (PH) conhecerão sentença de primeira instância que decidirá sobre seus mandatos. Eles são acusados abuso de poder econômico, de uso de caixa-2 e de outras coisas assim, na campanha eleitoral de 2008. Se os dois forem condenados, dizem os entendidos, prefeito e vice deixarão os cargos, ainda que com possível recurso ajuizado no Tribunal Regional Eleitoral.

Deu no Pequeno

Jackson Lago e sua coligação recorrem para que cassação seja analisada pelo STF

O governador cassado do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e a coligação Frente de Libertação do Maranhão apresentaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recursos extraordinários contra a decisão da Corte, tomada em março, que cassou o seu mandato e de seu vice, Luiz Carlos Porto, por abuso de poder político.

Os recursos, que serão analisados pela Presidência do TSE, pedem o exame do caso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com a extinção do processo sob o argumento de que o TSE não teria pelo artigo 121 da Constituição Federal competência originária para julgar ações que tratam de recurso contra expedição de diploma. Com isso, pedem a anulação do julgamento do TSE ou a remessa dos autos para o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE- MA).

Além desse motivo, Jackson Lago argumenta que o resultado do julgamento ocorreu de forma equivocada, com base na soma indevida de votos que se apoiaram em causas de pedir distintas. Desse modo, segundo o governador cassado, houve ofensa aos princípios do devido processo legal e da exigência de motivação das decisões judiciais, contidos nos artigos 5 e 93 da Constituição Federal.

5/26/2009

CÂMARA DE IMPERATRIZ VAI REALIZAR AUDIÊNCIA SOBRE COMUNICAÇÃO

A Câmara Municipal de Imperatriz vai realizar dia 28 (quinta-feira), às 9 horas, uma audiência pública com o tema “Comunicação e Democracia”. O evento foi solicitado à presidência da Câmara pela Associação de Imprensa da Região Tocantina (Airt), entidade que integra a comissão organizadora da I Conferência de Comunicação da Região Tocantina.

A audiência pública terá a participação do historiador Adalberto Franklin, do produtor cultural Alexandre Almeida, do secretário de Comunicação da Prefeitura de Imperatriz, Elson Araújo, do presidente da Airt, Ozias Pânfilo e dos jornalistas Domingos Cezar e Ed Wilson Araújo.

Segundo o jornalista e professor da UFMA, Ed Wilson Araújo, a audiência visa estimular os vereadores a debater o papel da comunicação na sociedade e envolvê-los na preparação da I Conferência de Comunicação da Região Tocantina.

A audiência é um evento preparatório da I Conferência de Comunicação da Região Tocantina, que está sendo organizada por uma comissão de estudantes e professores de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Casa das Artes, Sindicato dos Jornalistas de Impetratirz (Sindjori) e Airt. A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria de Comunicação, já manifestou apoio à realização do evento.

“Tanto a audiência pública quanto a conferência são abertas à comunidade. Além dos profissionais e estudantes de Comunicação, podem participar professores e estudantes do ensino médio, representantes de igrejas, sindicatos, associações e outras entidades interessadas”, esclarece Araújo.

Nos meses de julho, agosto e setembro vão ocorrer, em todo o Brasil, as etapas municipais, regionais e estaduais preparatórias à I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), um dos eventos mais expressivos da área de mídia, marcado para o início de dezembro, em Brasília.

Na etapa tocantina, programada para a segunda quinzena de agosto, em Imperatriz, a meta é envolver o maior número possível de empresários, profissionais de mídia, poder público e movimentos sociais no debate sobre sete temas comuns a todas as conferências: televisão, rádio, internet, cinema, mídia impressa, mercado editorial e telecomunicações.

As conferências vão constituir espaços de debates e formulação de políticas públicas para os diferentes tipos de mídia acima relacionados. As propostas sistematizadas em cada município e nas regionais serão levadas à etapa estadual e, posteriormente, à Confecom.

Em Imperatriz, devido ao expressivo número de emissoras de rádio e televisão, à atuação no mercado editorial, no jornalismo impresso e no audiovisual, a conferência será um relevante fórum de debates e elaboração de propostas com a participação da sociedade civil e o poder público.

A Confecom já está oficialmente convocada pelo governo federal, através do Ministério das Comunicações. Vai reunir cerca de 1500 delegados representando o poder público, a iniciativa privada e os movimentos sociais vinculados direta ou indiretamente à Comunicação.

5/25/2009

Imperatriz atrai investidores

A você, internauta de outras regiões do Brasil e do mundo, acredite. Imperatriz ainda é um bom lugar para se investir, e a prova inconteste são os empreendedores de vários setores da economia que acenam ao prefeito Sebastião Madeira para se instalar na cidade.
A prefeitura tem recebido consultas de diversos grupos empresariais. Um deles, a Franere, que atua no ramo da construção civil, depois de uma criteriosa pesquisa de mercado, anuncia a construção de um moderno shopping center com 164 lojas.

o prefeito madeira com os investidores do shopping


O anuncio foi feito pelo empresário Marcos Regadas Filho, um dos diretores do grupo. Ele disse que as obras começam em cinco meses e que serão gerados 500 empregos diretos e quando o empreendimento for inaugurado, serão 1500 empregos diretos.
Segundo ele a obra , avaliada em 60 milhões de reais, será concebida no que há de mais moderno na construção de shoppings “ um empreendimento classe A” garante ele.

Em entrevista á imprensa o prefeito Sebastião Madeira disse que a construção desse shopping vai mudar o patamar da cidade. Ele disse que o sentimento é de alegria pelo fato de, no quinto mês de sua administração o município já receber um investimento do porte desse anunciado pela Franere.

“O projeto é bem vindo e da nossa parte, da parte da Prefeitura não haverá qualquer obstáculo para sua realização, e tudo, será feito para que haja agilidade na condução do processo de construção” destacou o prefeito que informou que, no caso de shoppings, o município precisa de uma legislação específica. Projeto nesse sentindo, disse ele, será encaminhado á Câmara Municipal

5/24/2009

O professor petista e o radialista ex-petista: o bom debate

O radialista Jerry Alves é um desses “ boa praça” que vale a pena conversar. Tem conteúdo, busca sempre aprender e apreender coisas novas; tem sempre um olhar crítico sobre a sociedade, e um livro debaixo do braço. Pensa, discorda, concorda, pondera, se altera, e costuma dizer e defender aquilo que acredita.

Ex-militante do PT Jerry se divide entre o rádio e a atividade de cerimonialista. Ele também mantém um diário eletrônico onde fala de politica, musica, poesia etc... www.jerryalves.blogspot.com.

Me chamou atenção, recentemente, no Blog do Jerry as ponderações feitas por ele em relação a um comentário feito pelo professor, historiador e dirigente do PT local Carlos Hermes, sobre o enfrentamento ( pessoal) feito pelo prefeito Sebastião Madeira com os marchantes que atuam no matadouro municipal (vide post "matadouro não será privatizado)

O professor usou os “ensinamentos” de Maquiavel e Sun Tzu para criticar a postura do prefeito...

O embate é um pouco longo, mas vale a pena invocar a santa paciência e acompanhar o debate:

Carlos Hermes escreveu

"ARTE DA GUERRA

Segundo as concepções de Nicolau Maquiavel e Sun Tzu, sobre a arte de liderar, o prefeito Sebastião Madeira está distante do que esses pensadores definem como um grande comandante. Na arte da guerra o General nunca é o primeiro a combater,não se expõe ao inimigo na linha de frente como fez Madeira no episódio do Matadouro, pra isso existem os soldados. O General é o ser pensante, comandante e estrategista. O líder não deve demonstrar suas fragilidades ao inimigo, e o desequilíbrio emocional do Sebastião, expôs as vísceras de um governo acéfalo. O prefeito poderia até ter alguma razão no que defendia, mas a perdeu quando pensou ser o príncipe ditador de Maquiavel, e de maneira abrupta e inabilidosa, mostrou-se um lobo ditador em pele de leão. Um simples marchante destronou o príncipe diante de sua República (Imperatriz)evocando algo que os tucanos se intitulam maiores defensores, a incipiente democracia burguesa brasileira. Prefeito, procure um primeiro ministro, o coloque na linha de frente, ou serás o primeiro a ser abatido nesse governo."

Jerry Alves refutou


Caro Hermes,

Primeiro de tudo é importante pontuar: o Matadouro de Imperatriz sempre serviu de moeda de troca para prefeitos comprarem um ou outro membro do legislativo em busca de apoio da famigerada e famosa “base de sustentação”. Que como sabemos, sempre custou caro ao município.

Veja quantos vereadores interessados na “mina de ouro” que é o fedorento e mal cuidado matadouro Municipal de Imperatriz, em todas as administrações. Pegue o retrospecto desse Matadouro e você vai ver sempre um vereador interessado na coisa. Porque será, hein? Pra arrumar não foi. Olha só a situação do mesmo. Então daí você já tem a clareza de que essa “briga” tem razões nada a ver com o bem da comunidade. O interesse ai é pessoal, puro e simples. E pronto!

Então...

Lendo seu post sobre o "quiprocó" do Matadouro envolvendo o prefeito Madeira e um vereador do seu partido ou um “simples marchante”, com você o nomina, e onde você chama o governo de acéfalo, o prefeito de lobo ditador em pele de leão e também de abrupto e inábil, além de recomendar ao prefeito que procure um soldado para atuar na linha de frente de seu governo, referindo-se ao famoso escrito "O Príncipe" de Maquiavel e "A Arte da Guerra" de Sun Tzu, veio-me à mente a era Jomar em que o mesmo usou essa tática suicida pondo como soldados de linha de frente, João de Jesus, Oliveira do SINTAF e Márcio Jerry. Seus principais conselheiros e auxiliares. Seus soldados da linha de frente petistas-ludoimperatrizenses.

Olha no que deu! Olha o legado dessa tática! Olha os caminhos sugeridos pela “tropa”, e olha o preço pago! Alto demais, “homi” de Deus!

Não deu certo. Jomar paga até hoje e pagará por toda a eternidade por deixar os três decidirem os rumos do SEU governo. Dar direções aos seus atos administrativos. Por seguirem ensinamentos da leitura petista nessa linha. As decisões mais importantes daquela época você sabe, saíram daquelas três mentes de linha de frente. Jomar delegou demais. Não fosse isso, talvez a história fosse outra e o PT municipal não estivesse amargando o quadro de hoje. Jomar tinha boas intenções, mas tinha de ter sido mais prefeito na linha de frente. Pra isso o povo o elegeu.

Sem contar na briga interna ferrenha que isso causou. Uma ciumeira desgraçada entre os “soldados” acompanhada de perto pela “companheirada”, por você, por mim e por um punhado de gente mais, sem nada poder fazer. Pois o “rei” seguia os escritos da “Arte da Guerra” sugeridos por seus três soldados.

Os tais “soldados” da linha de frente petista eram tidos por aqui como “os de fora” importados por Jomar. E os “daqui” se sentiram o governo inteiro preteridos pelos “de lá”. Aí já viu! Os “de lá” decidiram e os “de cá” pagaram e pagam o pato até hoje.

Francamente, os ensinamentos de “A Arte da Guerra” não funcionaram lá. Porque funcionariam aqui?

Sua sugestão ao prefeito Madeira, a meu ver, dá certo não, meu caro.

Ou um prefeito é prefeito ou então joga a toalha. Quem foi eleito foi o Madeira. A cidade vai cobrar é dele. O povo conhece é ele. Se você perguntar pro povão o nome de dois secretários de qualquer governo, vai se surpreender com a resposta.

Então, é ele, o prefeito que tem de ir ao posto de saúde saber como está o funcionamento. Ouvir da boca do povo que sofre na pele a dependência de uma consulta no serviço público de saúde. É ele que tem de ir ao Socorrão ver o atendimento que sempre foi considerado de péssima qualidade pela população. Se ele esperar só pelos relatórios ele se ferra! É ele que tem de ir ao matadouro ver de perto aquele lixo que a imprensa mostrou. É ele que tem de andar nas ruas intrafegáveis de Imperatriz. Botar o pé na lama. Pra isso ele foi eleito. Se ele deixar só nas mãos do secretário, o cara vai dizer que tá tudo maravilhoso. Madeira tem de botar o pé na estrada mesmo. Se ele se fechar no gabinete, fugir do povo, viver se esquivando por “portas alternativas” ele se lasca! Ou vai pra grande, enfrenta os problemas de frente, ou vai pagar o preço do Jomar, do Ildon e de outros mais.

O povo não vai julgar o Madeira mal por estar enfrentando os problemas de frente. Não vai julgá-lo por vê-lo na linha de frente de qualquer ação municipal. Vai julgá-lo se ele se esconder, se ele se acovardar, se ele se trancar no gabinete, como fizeram todos os outros.

O administrador tem de entender que pra isso ele foi eleito. Estamos cansados de marketing, de literatura que ensina ser escroque, de malabarismos pra enganar besta. Se for pra ser assim, não adianta propor mudança. Deixasse como estava. Mais do mesmo.

Já tivemos prefeitos demais administrando por procuração. Tinha um que administrava lá da chácara. Bon vivant. Mandava só pegar os "relatórios" pra ver como é que tava. Os secretários mandavam dizer que tava tudo lindoooooo. Ele acreditou. O povo o julgou, mandou-o “tomar onde as pata toma”. E vai ser assim com qualquer um que se meter a besta de querer enganar o povo. Imperatriz anda impaciente com gente midiática, dissimulada, enrolona. Gente que quer fazer parecer que é sem ser. Gente medrosa.

Madeira sabe que vai ser cobrado ao fim de seu governo. Vai ter de pagar pelos erros e acertos. O povo vai julgar. Ele pode errar um bocado. Mas vai errar tentando acertar. Vai errar ou acertar, fazendo, tentando, indo de encontro. Não mandando os outros fazerem. Não temendo arriscar. Não pode ser frouxo. O povo não quer isso dele. Não vai dar isso ao povo.

Uma coisa eu posso te garantir, tenho visto de perto: Imperatriz tem hoje um prefeito que administra a cidade da hora que acorda até a hora que dorme. A dedicação do atual prefeito é somente ao município. Não tem negócio particular. Como ele prometeu na campanha. Todo dia às seis da manhã o prefeito de Imperatriz está acordado. Depois das 10 da noite ele ainda cumpre agendas e trata das coisas de Imperatriz. Isso de segunda a sábado, quando não no domingo também. Há quanto não tínhamos um prefeito assim?

Só pra finalizar, um prefeito não pode ter medo de se expor. Tem de “chutar o pau da barraca” vez em quando, enfrentar e defender seus pontos de vista. Ter posição sem medo de ferir interesses comerciais. Gente em cima do muro já tem demais. Madeira não pode temer enfrentamentos porque sabe que tem uma câmera ligada 24 horas na sua cola. Isso é coisa de cagão! E isso eu e seus eleitores não esperamos dele. Não é assim que o conhecemos.

Elegi esse prefeito pra ele administrar a cidade, não pra mandar outros fazerem. Simples como um comercial de TV. Ele pode até errar, mas por ter tentado fazer. Se fizer diferente, perde o meu e um bocado de outros votos. Morre na praia. Vira mais um na gale ria de ex. No chamado aqui jaz. Ele que sabe.

Chega de prefeito omisso!

É isso, professor.

Salve o bom debate com assinatura embaixo.

Abraço e não me queira mal.

Jerry Alves."

5/21/2009

“ O Matadouro não será privatizado” garante prefeito Madeira

“Na minha administração o matadouro não será privatizado” declarou o prefeito Madeira aos operários e marchantes que atuam no Matadouro Municipal ontem, pela manhã, durante uma reunião ( a segunda em menos de 10 dias) em que tratou de desmentir o boato que já estava deixando inseguros os usuários daquele setor.



O prefeito reiterou que a Prefeitura, na verdade, vai é melhorar as condições de trabalho e salubridade do lugar. O prefeito também anunciou que a Prefeitura vai majorar a taxa de abate de bovinos, hoje a mais baixa da região. Madeira informou que enquanto em Imperatriz se paga R$ 14,00 para se matar um animal, em Açailândia os marchantes tem de desembolsar R$ 50,00.

reunião com marchantes


“Os recursos arrecadados serão investidos em melhorias. O que se arrecada hoje não cobre as despesas” disse o prefeito.
Participaram da reunião, além do prefeito o administrador José Jales, o ouvidor Daniel Souza presidente da Câmara Hamilton Miranda, e o vereador Chagão que também é marchante. Ele é contra o aumento da taxa de abate.

Há 30 anos abatendo bovinos no Matadouro Municipal Paulo Afonso Alencar ao contrário do vereador Chagão é a favor do aumento da taxa de abate. “Se o prefeito ta dizendo que é para melhorar o matadouro então sou a favor” declarou o marchante.
Desde que assumiu a Prefeitura essa foi quarta vez que o prefeito esteve no matadouro numa clara demonstração do interesse da administração de resolver problemas históricos constatados no local. Das condições de trabalho, passando pelo modo como os animais são abatidos, até a as condições de salubridade.

Com autoridade o prefeito disse aos marchantes que do jeito que estar o matador não pode continuar. “Vou organizar o matadouro nem que eu tenha que fechar esse, e construir um novo” disse o prefeito.

5/20/2009

Vigilância Sanitária do Estado exige sala de Isolamento no Aeroporto de Imperatriz

A Vigilância Sanitária do Estado observou, em visita a Imperatriz , que o Aeroporto Local não dispõe de “sala de isolamento” no caso de um eventual suspeita de “gripe suína”. A constatação foi feita pelo superintendente estadual da vigilância Orlando Muniz, face ao grande fluxo de passageiros no Aeroporto Renato Cortez Moreira, que opera diariamente com vôos da Tam e da Gol, além de algumas empresas que realizam vôos regionais.
Diante da constatação a vigilância exige que, em caráter de urgência, a Infraero providencie a instalação de uma sala de isolamento assim como nos demais aeroportos do país.


Secretaria de Saúde monta estratégia de prevenção contra Gripe Suína




O secretário de saúde do município de Imperatriz Mamede Magalhães anunciou na tarde desta quarta-feira a criação de um grupo de trabalho preventivo contra a gripe suína. Para o secretário esse grupo é importante porque o município passa a ficar em alerta para entrar em ação num eventual surgimento de casos suspeitos.
Ontem, mesmo o grupo começou a trabalhar.

5/19/2009

Ex-prefeito de Imperatriz vira escritor e lança livro sobre Maria Madalena

Cercado de expectativa o primeiro livro do ex-prefeito de Imperatriz Jomar Fernandes. Estudioso das coisas do espírito e da religiosidade , na sua primeira obra Fernandes envereda por uma seara que tornou famoso o escritor Dan Brown, de o Código Da Vinci e de Anjos e Demônio, com a diferença, á primeira vista, que Brown segue o caminho da ficção, já Jomar, segue a linha histórica com o seu A identidade Secreta de Maria Madalena personagem bíblico objeto de estudo de vários escritores entre os quais Dan Burstein & Arne J. de Keijzer que na obra a Verdadeira História de Maria Madalena reúne ensaios, sobre as diferentes versões da vida dessa mulher tão determinante em nossa cultura. Um guia para conhecer suas reais origens e como surgiram as distorções de seu papel ao lado de Jesus.



O tema é intrigante e o livro de Jomar abriga a expectativa de agradar o grande público.


Pela as informações que aqui chegam, a obra já foi lançada nos grandes centros, mas o autor deve organizar um lançamento especial em Imperatriz.

Livros

A identidade Secreta de Maria Madalena (Isis) –Jomar Fernandes Pereira Filho



Descrição- Esta obra discute temas delicados, colocando em cheque “ verdades” estabelecidas há séculos pelo paios pais da Igreja. Não se detendo apenas à relação Jesus/Madalena, o autor apresenta uma nova teoria de como essa misteriosa mulher passou à posteridade em várias das mais importantes ações que deram origem à Igreja Cristã.


A verdadeira história de Maria Madelena (Ediouro) Dan Burstein & Arne J. de Keijzer



Descrição: verdadeira história de Maria Madalena examina a ampla gama de caracterizações de Madalena e a riqueza dos significados associados a ela. Com ensaios dos mais importantes especialistas no assunto sobre as diferentes trajetórias dessa mulher que influenciou a cultura ocidental, esse livro é um guia definitivo para conhecer suas reais origens e como surgiram as distorções sobre seu papel ao lado de Jesus.

Movimentação partidária

Em Agosto tem eleição no Diretório Municipal do PSDB atualmente, muito bem comandado pelo vereador Hamilton Miranda. Miranda ainda não disse se vai para reeleição ou se abrirá espaço para que outros companheiros de partido se habilitem para disputa. A tradição do partido, é da não existência de disputa: há sempre um consenso em torno de um nome.

No PDT, o nome do vice prefeito Gean Carlo se fortalece a cada dia para dirigir a legenda em Imperatriz. Ele goza de prestígio e respeito na direção estadual do partido. Alguns encontros já foram realizados em São Luiz sobre o assunto.

No PT, vem a informação do blog do professor Isnande Barros (atual presidente do partido em Imperatriz) que há um grupo defendendo a possibilidade do jornalista Adalberto Franklim disputar um novo mandato. Segundo o próprio Isnande há ainda dois outros nomes dispostos a dirigir o PT: os professores André Santos e Manoel da Conceição Filho.

5/18/2009

18 de Maio, Dia Nacional contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Prefeitura realiza manifestação na Praça de Fátima

A Secretaria de Desenvolvimento Social, por intermédio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), se junta ao resto do Brasil, nesta segunda-feira (18) em manifestações contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, assunto que, pela sua gravidade, a cada dia ganha as páginas dos principais veículos de comunicação do país. Na última sexta-feira o assunto foi tema de um Globo Repórter.

“Esse é um tema cada vez mais presente no nosso dia. Nós. Como entes públicos, não podemos nos omitir, por isso seguimos o resto do Brasil nessa cruzada contra esse tipo de crime que tem roubado a infância dos nossos meninos” destacou a secretária de Desenvolvimento Social Conceição Madeira

Conceição Madeira- secretaria do Desenvolvimento Social


De acordo com a coordenadora do Creas, Karla Maysa Bringel Machado, o tema da campanha deste ano é “Violência Sexual Contra Criança e Adolescente é crime. Não seja cúmplice! Um vasto material publicitário será distribuído na cidade além da apresentações culturais alusivas ao tema. O evento , segundo informa.



Aumenta o número de denuncias


Registre-se que tem surtido efeito as campanhas nacionais e locais instando a população a denunciar os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes. Em Imperatriz as denuncias, que são apuradas em segredo, são crescentes principalmente de casos, pasmem, de crianças sendo abusados pelos pais e em alguns casos, por parentes mais próximos.
Choca também a idade das vítimas há casos de vítimas de até dois anos de idade. O que também causa espécie é o grau de impunidade que cerca esses casos. São raros os casos em que o abusador chega a ser alcançado pela lei ás vezes protegido pela própria família

As denuncias podem ser encaminhadas ao Conselho Tutelar ou o denunciante pode discar 100.






5/17/2009

Fundador de Cinema em Imperatriz, morre aos 84 anos. Ele era pai do jornalista Aurino Brito

O comerciante Raimundo Sugno de Brito, de 84 anos, fundador do Cine Brasil, morreu no último sábado, dia 16, às 18h, no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão, vítima de insuficiência renal.

Raimundo Brito, natural de Parnarama, no Maranhão, chegou em Imperatriz no ano de 1967, proveniente da cidade de Governador Eugênio Barros, onde era comerciante do ramo de tecidos, secos e molhados.

Em Imperatriz, fundou na Rua Luís Domingues, no bairro do Mercadinho, a casa cinematográfica denominada Cine Brasil, que proporcionou grandes espetáculos de artes cênicas durante uma década na cidade sendo o point de convergência dos freqüentadores de cinema da época.

Na cidade existiam na época ainda o Cine Marabá, na Avenida Getúlio Vargas; o Cine Fides, na Rua Coronel Manoel Bandeira; o Cine Muiraquitã, na Praça da Cultura; o Cine Celimar, no Rua Paraíba, e o Cine Imperatriz, no bairro Nova Imperatriz.

Raimundo Brito era um amante das artes cênicas e exibiu filmes em diversos municípios dos estados do Maranhão, Pará e Goiás (hoje Tocantins). O comerciante é pai do jornalista Aurino Brito, do escritor, poeta e professor Carlos Brito, do empresário Ademir Brito, e Maria das Graças (in memória).

SEPULTAMENTO
O velório aconteceu durante todo o dia de ontem (17) na Rua João Lisboa, n° 498, no bairro Vila Lobão. No final da tarde, o corpo do comerciante Raimundo Brito foi sepultado no cemitério Parque dos Anjos, na Vila Cafeteira. (Por Gil Carvalho)

5/16/2009

Fim de Festa! Açaí Folia, maior carnaval fora de época do interior do Estado, é cancelado

A você, internauta, de outras regiões do Brasil que estava preparado para participar de um dos maiores “carnaval fora de época do Nordeste” o Açaí Folia, na cidade de Açailândia, sudoeste do Maranhão, pode desarrumar as malas: a festa foi cancelada pela Prefeitura; e o principal motivo é a falta de recursos.


ACAI FOLIA CANCELADO



Contratos foram desfeitos, negócios cancelados. O prejuízo é grande, já que o evento movimentava economicamente toda a região.

ACAILANDIA NO PREJUIZO



O anuncio do cancelamento do Açaí Folia foi feito esta semana pelo prefeito licenciado Ildemar Gonçalves (PSDB) e o prefeito em exercício Antônio Erismar (PT) em entrevista coletiva á imprensa.

Os dois explicaram que tradicionalmente a festa era bancada, quase que na sua totalidade pela Prefeitura, e que no ano passado surgiu a possibilidade de um convênio com o Governo do Estado, que garantiria a grandiosidade da festa.

Convênio assinado, recursos depositados em conta veio então a confirmação da cassação do governador Jackson Lago; assumiu o novo governo, e com ele uma ação judicial movida pelo partido da atual governadora , o PMDB, que obrigou a agência onde estava depositado a verba do Açaí Folia, a estornar o numerário aos cofres do Estado.

Resultado: a crise financeira que toma conta do município com o fechamento de vários postos de trabalho; os estragos provocados pelo período chuvoso e, a necessidade de se investir na recuperação da cidade, e o estorno dos recursos; conduziram, fatalmente, a Prefeitura a cancelar o tradicional Açaí Folia, principal evento comemorativo ao aniversário de Açailândia. fim de festa.

5/15/2009

Presidente do PPS visita região tocantina

O presidente regional do PPS Paulo Matos, visita a região tocantina. Hoje ele esteve em Imperatriz e se reuniu com os líderes locais da legenda, que na cidade é dirigida pelo radialista Francisco Carvalho (Rádio Terra).

Matos também vai visitar os municípios de Açailândia e Itinga. Na pauta da visita o fortalecimento do partido para os próximos embates eleitorais. Foi do PPS de Imperatriz que saiu o então candidato a vice-governador de Jackson Lago, o Pastor Porto, já de volta à cidade.

Empresário acusado de vazar fotos da ex-namorada na Internet é posto em liberdade

O empresário preso ontem pela Policia Federal acusado de ter vazado para a rede mundial de computadores fotos fazendo sexo com namorada (ex) menor de idade não passou nem 24 horas preso. Hoje (15) ele já foi visto nas ruas da cidade pilotando sua possante motocicleta.
O empresário foi preso ontem pela manhã. Na casa dele foram encontradas fotos digitais e impressas da ex-namorada e uma arma de fogo. Ele foi indiciado em inquerito e depois posto em liberdade.

Presidente do PSB de Imperatriz se posiciona em relação ao estorno de verbas deixadas por Jackson Lago

O empresário Atenagoras Reis Batista, ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, é um desses imperatrizenses que acompanham com lupa os acontecimentos que marcam o dia-a-dia das coisas do Brasil, do Maranhão e, principalmente, de Imperatriz. É um apaixonado pela cidade e, já deu várias demonstrações desse amor ao participar de todas as boas brigas a favor dela.

A propósito dessa peleja em torno dos convênios assinados pelo então governador Jackson Lago e estornados ,via judicial, para os cofres do Estado; a posição de Atenagoras, que é dirigente do PSB de Imperatriz, é a seguinte:

Prezado Elson, (se puder coloque em seu blog)

Recebi com tristeza, o corte, a retirada, o saque do governador eleito Dr. Jackson Lago, do poder. E apos esta absurda determinaçao judicial do colarinho branco.

Vemos novamente a falta de compromisso que a turma do Sarney, tem com nosso estado, captaneada pela governadora tapao, Roseana Sarney, retirando a verbas, que seriam aplicadas em obras tao esperadas pelo povo do sul do maranhao(foi o que sempre

fizeram, largaram o sul do Maranhao as traças).

Em pouco mais de dois anos Imperatriz e o sul do maranhao inteiro, recebeu, e receberiam obras, que nunca aconteceram em 40 anos, o governador eleito Dr. Jackson Lago, estava agindo de maneira muito correta com as verbas do estado.

Fica o nosso protesto! Solicitamos aos nossos vereadores, deputados, entidades organizadas, que manifestem/ protestem repudio a tal atitude da atual governadora retirando as verbas que seriam revertidas em obras.
O que a Sra. Roseana Sarney, deveria fazer, é trabalhar mais, para arrumar mais dinheiro e transformar em obras, e nao mudar / mexer no que bem feito. faça seu trabalho Roseana, mostre que voce quer mudar (se é que quer) esta atitude é absurda!. volte com o nosso dinheiro, estamos aguardando e vigiando.


Atenágoras Reis Batista.
Vice presidente do PSB

5/14/2009

Empresário acusado de vazar fotos da ex-namorada na Internet é preso pela Polícia Federal

Acusado de ter vazado para a rede mundial de computadores fotos fazendo sexo com uma menor de 17 anos o empresário do setor de transportes acabou preso agora pela manhã pela Polícia Federal.

Os policiais amanheceram o dia na porta do empresário. Na casa dele foram apreendidas fotos digitais e, impressas da ex-namorada. Todo o material foi recolhido e levado para o DPF junto com o acusado.

Polícia Federal entra no caso das fotos da menor fazendo sexo com o namorado e que vazaram para rede mundial de computadores.

A Polícia Federal entrou no caso da menor de 17 anos, bem nascida, cujas fotografias fazendo sexo com o namorado foram parar na rede mundial de computadores. Os federais amanheceram o dia hoje na casa do ex-namorado da menor, principal suspeito de ter vazado as fotos na rede.

O ex-namorado teria sido levado pelos federais para prestar depoimento no Departamento da Policia Federal. Computadores teriam sido apreendidos

Uma fonte próxima à família da garota informou que o episódio das fotos mexeu com todo conjunto familiar. Ela mesma, estaria profundamente arrependida de ter se permitido fotografar ao ponto de ter entrado em depressão.


Ilusão

A história não é diferente das muitas que já ocorreram em Imperatriz e região. Mulher jovem se apaixona pelo cara bonitão; se ilude com os carrões, festas, viagens, bebidas etc, Se envolve de corpo e alma, e na hora das “propostas” não consegue dizer não.

O encanto acaba e vem o fim do namoro. Uma ou outra parte não aceita rompimento ai nasce o sentimento de vingança que pode vir de várias formas; até vazar fotos dos momentos íntimos na internet.

Região Tocantina fica no Prejuízo sem os recursos dos convênios assinados por Jackson Lago antes da cassação

É grande o prejuízo que a região tocantina terá com a confirmação do estorno das verbas dos convênios assinados pelo então governador Jackson Lago, com prefeituras dessa região, antes de ser confirmada sua cassação.

Os recursos voltaram aos cofres do Estado por conta de uma ação movida pelo PMDB, partido da governadora Roseana Sarney.

Os municípios mais prejudicados são João Lisboa, Porto Franco e Imperatriz, todos governados por partidos não alinhados com o PMDB .

Imperatriz no prejuizo


Só em Imperatriz a expectativa era de que na aplicação dos quase 60 milhões de reais que seriam utilizados para construir um Hospital, cerca de 80 quilômetros de asfalto, o Mercado do Peixe, revitalização da Avenida Beira Rio, seriam gerados algo em torno de dois mil empregos.

Em João Lisboa o assunto foi levado à Tribuna da Câmara. Houve protesto por parte dos vereadores.

O prefeito de Imperatriz entrou na Justiça para tentar reverter a decisão judicial e garantir a manutenção dos convênios. Garante que para defender o município vai até à ultima instancia da Justiça.

Sobre o assunto o prefeito Madeira tem dito seria um gesto de grandeza da governadora retirar a ação e manter a aplicação desses recursos na cidade e na região.

“Esses recursos são do povo; ao Governo do Estado caberia acompanhar, fiscalizar sua correta aplicação” declarou.

5/12/2009

Marinha do Brasil realiza operação em Imperatriz

Cerca de 130 homens da Marinha do Brasil, realizam em Imperatriz a Operação Presença I. Até o dia 15 os fuzileiros navais do Sétimo Distrito Naval, sediado em Brasília desenvolvem diversas atividades, principalmente na área da saúde colocando à disposição da comunidade diversos oficiais médicos. As atividades são desenvolvidas com o apoio da Prefeitura.
prefeito Madeira e o comandante Renê Rosa em visita a Posto de Saúde

Uma outra ação da Marinha em Imperatriz é a reforma da Escola Municipal Mariana Luz, a mais bem colocada, da cidade, na Provinha Brasil.

O prefeito Sebastião Madeira disponibilizou também uma Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Saúde com consultório médico e odontológico. Médicos e enfermeiros da prefeitura participarão ativamente da Operação Aciso, que objetiva prestar apoio às pessoas carentes, principalmente as que sofrem com a ação das enchentes.

Ontem, o comandante da operação, capitão- de- mar- e- guerra René Rosa de Jesus, acompanhado do prefeito Sebastião Madeira, visitou os pontos de apoio da operação. Os dois também fizeram um sobrevoo de helicóptero nas áreas atingidas pela enchente do Tocantins.
Nesta terça-feira, às 17h30, ocorrerá a cerimônia de entrega da medalha Amigo da Marinha. O evento será realizado na Agência Fluvial de Imperatriz, localizada na Rua Coriolano Milhomem, 41. Ma oportunidade, o vice-almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, comandante do 7º Distrito Naval, concederá, para a imprensa local, uma entrevista coletiva sobre a Operação Presença I em Imperatriz.

Pedagogo coordena projeto de incentivo a novos escritores

O pedagogo, e escritor Ivan Lima, autor do livro Pais ausentes Filhos on Line, coordena em Imperatriz, o projeto Jovem Escritor, de incentivo ao surgimento de novos valores na área da literatura.
A primeira reunião do projeto foi na semana passada na Escola Estadual Edson Lobão, que fica no Parque Anhaguera.
A iniciativa tem o apoio da poetisa Lília Diniz, membro da Academia Imperatrizense de Letras autora do consagrado “Miolo de Pote”

5/08/2009

Jackson Lago vai reassumir PDT do Maranhão

O ex-governador Jackson Lago deve reassumir o comando do PDT nas próximas semanas e uma de suas primeiras ações deverá reorganizar o partido no Estado Em Imperatriz, o PDT, pelo que se informa, deverá ficar mesmo sob a presidência do vice-prefeito Gean Carlo que na semana passada esteve na capital onde participou de uma reunião da Executiva Estadual.



Em recente contato com jornalistas locais Gean Carlo informou que não há nada definido quanto ao fato de vir a se tornar presidente do PDT, mas que se for convocado pela direção estadual para a missão aceitará de bom grado e já sabe até qual será uma das primeiras atividades: o lançamento de uma campanha para atrair novos filiados e fortalecer a legenda no município.



Em Imperatriz, a Comissão Executiva Provisória do PDT, que não foi renovada, é comandada pelo microempresário Cícero Rocha, o Cícero Eletricista,

Madeira entra na Justiça para reaver recursos

O prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira segue o exemplo do seu colega de São Luís, João Castelo, e individualmente, ingressa com uma ação na Justiça para reaver os recursos dos convênios assinados pelo governador Jackson Lago antes da confirmação da sua cassação.

Madeira entra na Justiça


A ação movida por Castelo foi vitoriosa, o Banco do Brasil foi obrigado a devolver aos cofres da Prefeitura de São Luís os R$ 150 milhões que havia sido estornados aos cofres do Governo do Estado por conta de uma ação movida pelo PMDB; É, esse mesmo resultado que espera Sebastião Madeira

ação movida por castelo foi vitoriosa


Os cerca 57 milhões que estavam depositados nas contas da Prefeitura para a construção do novo Socorrão, do Mercado do Peixe, 80 quilômetros de asfalto, 500 casas populares e a revitalização da Beira Rio, por conta da ação do PMDB também foram estornados aos cofres do Estados

Sebastião Madeira acredita que a Prefeitura de Imperatriz, a exemplo da de São Luís, também saia vitoriosa nesse pleito. “Esse recurso é do povo de Imperatriz” declara o prefeito.

5/06/2009

Liminar obriga municípios a devolver recursos de convênios assinados por Jackson Lago antes da cassação; imperatriz terá de estornar quase 60 milhões.

O Novo Socorrão, com mais de 150 leitos que serviria para desafogar o estrangulado Hospital Municipal e melhorar o atendimento médico no município; os mais de 80 quilômetros de asfalto, a revitalização da Beira Rio, o Mercado do Peixe, e as 500 casas populares para as famílias carentes, obras que fizeram parte de um pacote de convênio assinados pelo ex-governador Jackson Lago e o prefeito Sebastião Madeira, antes da cassação, estão mais distantes de Imperatriz, e portanto longe de se tornarem realidade.

Imperatriz sem a verba deixada por Jackson



Os quase 60 milhões já depositados nas contas da Prefeitura voltarão aos cofres do Governo do Estado. É o que prevê liminar concedida pelo juiz Megbel Abdala, da capital atendendo a uma representação do partido da governadora Roseana Sarney, o PMDB.

Foram atingidos por essa liminar todos os municípios com quem Jackson Lago firmou convênio, antes da cassação.

Os municípios, por meio da Federação dos Municípios (Famem) prometem reagir, mas, segundo analistas, as chances de uma reversão do quadro é muito remota.

No caso de Imperatriz é aguardar um posicionamento oficial da governadora já que a cidade aguardava com ansiedade todas essas obras.

Prefeitura distribui cestas básicas a desabrigados pela cheia do Tocantins

Todo início da noite, desde que o Rio Tocantins, começou a desabrigar a população ribeirinha, que a Prefeitura, por intermédio do pessoal da Defesa Civil, entrega cestas básicas e distribui um sopão aos atingidos pela enchente. O próprio prefeito tem acompanhado a entrega do alimento.

distribuição de sopa e cestas básicas


Agora a pouco o superintendente da Defesa Civil, Chico do Planalto disse que a Prefeitura terá de aumentar o número de cestas já que o Tocantins avançou alguns centímetros e mais pessoas tiveram que deixar suas casas.

Agora, segundo a Defesa Civil, já são cerca de 150 famílias atingidas. Algumas delas foram encaminhadas para a Escola Fraternidade e para as instalações da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)

Além de alimentos a Prefeitura mobilizou equipes de saúde para acompanhar a situação nos abrigos.

Equipes de saúde visitam abrigos

5/05/2009

Mais 30 famílias são desabrigadas pelo Rio Tocantins e levadas para o Parque de Exposições

O superintendente da Defesa Civil do município Chico do Planalto informou agora a pouco que o Rio continuou a subir e que naquele instante (16 horas) mais 30 famílias foram retiradas ás pressas da região ribeirinha. Todas, segundo ele, levadas para o Parque de Exposições Lourenço Viera da Silva preparado pela Prefeitura para receber pelo menos 40 famílias.Hoje, pela manhã, homens da secretaria da Infraestrutura limparam o local e instalaram energia elétrica.

No final da manhã o prefeito Madeira, acompanhado da secretaria de Desenvolvimento Social Conceição Madeira e de vários vereadores entre eles o presidente da Câmara Hamilton Miranda, Chagão do Açougue, Edmilson Sanches e Rildo Amaral visitaram o Porto da Balsa e os locais onde as famílias desabrigadas estão alojadas.

prefeito e vereadores visitam bairro atingido


Agora á noite a Prefeitura volta a distribuir sopão e cestas básicas. Em entrevista á imprensa o prefeito agradeceu às pessoas que estão encaminhando donativos ao Banco de Alimentos e diretamente nos abrigos. “ O momento é de solidariedade e o povo de Imperatriz tem demonstrado isso nesse momento difícil pelo qual passa a cidade” concluiu o prefeito.

Lula desembarca em SL e realiza sobrevoo na Região do Mearim

SÃO LUÍS – O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou por volta das 15h no aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís. Acompanhado da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, o presidente entrou no helicóptero que vai sobrevoar a Região do Mearim.



Quem também acompanha o presidente Lula, são os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, o de Cidades, Márcio Fortes, o da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima e o de Minas e Energia, Edison Lobão, além de Luiz Antonio Pagot, diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Após o sobrevoo, o presidente voltará ao aeroporto e se reunirá com a governadora do Estado e prefeitos maranhenses. Ao término da reunião, o presidente Lula concederá uma coletiva sobre a situação do Maranhão e quais medidas deverão ser tomadas para tentar contornar o problema.


Matéria atualizada às 15h28- Fonte: Imirante

5/04/2009

Diário da Enchente

Hoje (4) o rio subiu pouco, embora haja um indicativo de uma nova investida por contra da abertura das comportas da Hidrelétrica de Serra da Mesa. De acordo com o pessoal do Corpo de Bombeiros , e da Defesa Civil, o rio subiu 12 metros nos últimos quatro dias.

porto da balsa


Cerca de 120 famílias foram desalojadas. Algumas encontraram abrigo nas casas de parentes, outros estão em alojamentos providenciados Pela Prefeitura.

Hoje pela manhã o prefeito decretou situação de Emergência

Uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde percorreu os abrigos para prestar assistência às famílias. Uma criança foi encaminhada a uma casa de saúde.

Desde de domingo que a Secretaria de Desenvolvimento Social no início da noite distribui sopão; já a Defesa Cilvil começou a entregar cestas básicas.

Assim como o prefeito Madeira, representantes do governo do Estado visitaram os abrigos e as áreas degradadas.

Defesa Civil, Exercito e Corpo de Bombeiros permanecem de prontidão para o caso de um novo deslocamento de famílias para os abrigos. Eles avaliam que se o rio subir pelo menos mais meio metro pelo 100 famílias terão que deixar suas casas.

5/03/2009

Rio Tocantins continua subindo; aumenta o número de desabrigados; e prefeito decreta estado de emergência

Diante dos estragos provocados pela chuva que continua a cair em Imperatriz afetando o cotidiano de pelo menos 13 bairros; e da cheia repentina do Rio Tocantins, que já desabrigou, de Sábado para Domingo, mais de 60 famílias, o prefeito Sebastião Madeira decidiu decretar nesta segunda-feira (4) Estado de Emergência em Imperatriz.



No sábado o prefeito visitou os bairros mais atingidos pela chuva e pela cheia dos riachos que cortam a cidade. Neste domingo a atenção de Madeira se voltou para a cheia do Tocantins, que já subiu 10 metros além do seu leito normal e já desalojou, até ás 15 horas, mais de 50 famílias.

“Não vejo outra alternativa a não ser decretar Estado de Emergência” disse o prefeito que já pediu o apoio do Exercito Brasileiro para ajudar na retirada das famílias.

O objetivo do decreto é vencer a burocracia e dar rapidez na recuperação dos locais atingidos

O coordenador de Defesa Civil Chico do Planalto informou que a maior dificuldade encontrada até agora é a resistência de algumas famílias para não sair da região degradada.

5/02/2009

Trinta famílias foram desalojadas pelo Rio Tocantins nesta madrugada

O Superintendente Municipal da Defesa Civil Chico do Planalto, informou agora a pouco que de ontem para cá, o Rio Tocantins subiu mais de um metro e, com isso pelo menos 30 famílias tiveram que ser retiradas, às pressas, da região ribeirinha; e outras, caso as águas continuem a subir, estão preparadas para deixar o lugar a qualquer momento.

prefeito Madeira em visita a bairros atingidos pela cheia dos riachos


De acordo com o superintendente da Defesa Civil, as famílias desalojadas foram encaminhadas para a casa de parentes, mas a Prefeitura, por determinação do prefeito Madeira, já providenciou alojamentos para abrigar aquelas que não tiverem ou não tem para onde ir.

Ontem (2) o prefeito Madeira acompanhado do superintendente da Defesa Civil, o secretario da infraestrutura Roberto Alencar e o comandante do Corpo de Bombeiros de Imperatriz Major Wilni e o presidente da Câmara Hamilton Miranda, a região ribeirinha. "Essa é uma situação atipica. Teoricamente o período de cheia ja tinha passado. Vamos encarar de frente a situação e proporcionar a essas famílias o apoio de que necessitam" declarou o prefeito Madeira.

A Defesa Civil tem um cadastro de pelo menos 420 famílias que correm o risco de serem desalojadas caso o rio continue a subir.

5/01/2009

Passeio Ciclístico Solidário movimenta Dia do Trabalhador

O físico, o lúdico, e o social unidos em um só evento; assim foi o primeiro passeio ciclístico solidário promovido pela Prefeitura de Imperatriz em homenagem ao Dia do Trabalhador.

multidão tomou o centro


O evento atraiu parceiros como Bodim Bicicletas e Motos, Armazém Paraíba, Boa Forma , Elétrica Milenium, Henringer, TV Difusora, Rádio e TV Nativa, Rádio Terra, que transmitiu ao vivo, TV Mirante, TV Diário.

os pais levaram as crianças


O mais importante foi a participação de gente de todas as idades. Os idosos deram um show de participação; destaque para um senhor de 92 anos que participou do passeio inteiro e recebeu das mãos do prefeito Madeira, que pedalou todo o evento, uma bicicleta novinha.

Idosos no aquecimento


Organizado pela Secretaria de Juventude e pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura com apoio de todas as secretarias, o Passseio Ciclístico da Solidariedade arrecadou mais de uma tonelada de alimentos, entregue ao Banco de Alimentos do Município.

O prefeito Madeira, que participou do passeio acompanhado da primeira dama Cinceição Madeira, declarou que o passeio vai entrar para o calendário oficial de eventos da sua administração.

prefeito diz que passseio entra no calendário de eventos da cidade


mais detalhes do passeio

participantes vibraram



prefeito pedalou todo passeio


grupo organizado participou do evento


Jan Ricardo-locutor oficial do passeio

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...