7/24/2010

Conhecidos os vencedores do Segundo Concurso de Fotografia e do Primeiro Concurso de Artes Plásticas promovidos pela Prefeitura.

Marcado pelo sucesso, mais uma vez o concurso de fotografia realizado pela Prefeitura por meio da Assessoria de Comunicação e da Fundação Cultural de Imperatriz. O Evento não tem mais como ficar fora do calendário de atividades culturais do município. Este ano foi apresentada ainda a primeira edição do Concurso de Artes Plástica, que também foi sucesso.
                                 Prefeito com os vencedores do concurso de fotografia/artes plásticas
Um outro evento promovido pela Prefeitura nas festividades dos 158 anos da fundação de Imperatriz foi um concurso de redação que movimentou 27 escolas da rede municipal. O concurso foi realizado pela Secretaria de Educação juntamente com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

O prefeito Sebastião Madeira, incentivador e amante das artes, destaca que um governo não se faz apenas com o concreto, com o visível. A arte, avalia ele, contida em eventos como esses, contempla também o concreto mas, evidencia o abstrato que ajuda na construção da alma.

O pensamento do prefeito vai ao encontro de um artigo escrito pelo professor/doutor Marcos Fábio Belo Matos, que acompanhou de perto os três concursos.

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA...

Marcos Fábio
Terminadas as comemorações pelo aniversário de Imperatriz, penso que é um momento bastante oportuno para refletirmos sobre a dimensão do que representaram alguns eventos que compuseram essas festividades.

Entre inaugurações de obras físicas, calçamento de ruas, corte de bolo, corridas (ciclística e de rua), culto, missa, feira estudantil, shows com artistas locais e nacionais, três iniciativas me pareceram particularmente importantes, muito mais pelo que significaram como efeito simbólico do que pelo que conseguiram de ‘ajuntamento’, como os shows. Foram elas: os concursos de redação, de fotografia e de artes plásticas.

O concurso de redação permitiu aos alunos das escolas públicas municipais (do ensino fundamental até o 9º. ano) expressar-se sobre o tema “Minha cidade”.

Ao todo, mais de 60 textos disputaram os três lugares premiáveis. E os ganhadores levaram para casa, além dos seus prêmios, o reconhecimento público da qualidade dos seus textos e da sensibilidade de retratar a cidade sob a sua ótica – a ótica do seu tempo e da sua mentalidade adolescente.

Os concursos de fotografia e artes plásticas tinham a mesma proposta, mas com uma ‘escrita’ distinta. Ali valiam a expressão pelo olhar, pela sensibilidade plástica, pela perspicácia de congelar o instante (seja no movimento do indicador ou nas finas cerdas dos pinceis), na tentativa de elaborar a melhor imagem de Imperatriz hoje. E o que se viu na última quinta-feira, na entrega dos prêmios de fotografia e pintura, foi a representação plural de uma cidade – que hoje está para além da imagem do rio Tocantins e da pobreza, tomadas por muito tempo como identidades (quase) únicas; ou da ponte, sua nova metonímia...

Esses três eventos têm uma significação muito particular: a de que a cidade vai crescendo, vai mudando o seu perfil de necessidades e, como diz a letra dos Titãs, não quer mais só comida, que também diversão e arte. E tudo converge para essa busca pela cultura: o crescimento dos índices

de escolarização; o desenvolvimento urbano; o crescimento de uma classe média que vai chegando com novos hábitos, novos olhares, novas formas de ver o mundo a partir do seu lócus e dos valores que carrega; a sua transformação em um pólo universitário e de serviços; a melhoria da vida, enfim.

Claro que os problemas continuam, muitos e muitos, belamente retratados nas fotos quem compuseram a exposição montada para o dia da entrega dos prêmios – uma prova de que a arte, desde que foi criada, é um dos melhores canais de expressão e de denúncia das mazelas do ser humano...ou não?

O desafio agora, dos gestores municipais, é encorpar cada vez mais a ‘cesta básica’ de cultura e arte de que o imperatrizense necessita para viver melhor.

Pela sensibilidade que tiveram de incorporar, entre tantas iniciativas de massa, concursos que valorizassem a sensibilidade da população (de criar, de ver e de ler o seu entorno com olhos menos concretos e mais poéticos) e promovessem a expressão artística pela escrita (verbal ou não) das suas narrativas sobre Imperatriz, merecem os parabéns.

E fica agora o desafio de buscar, de maneira sistemática, novas oportunidades para outras formas de expressão, de promover novos reconhecimentos públicos da cultura e da arte que se faz por aqui, para o bem da nossa vida particular e coletiva.

Os vencedores:

Vencedores co II Concurso de Fotografia e respectivos prêmios:


1° - Carlos Henrique Brandão – notebook

2° - Douglas Aguiar – netbook

3° - Cairo Morais – câmera digital


Vencedores do I Concurso de Artes Plásticas

1° - Daniel Silva Licar – notebook

2° - Cleysson Ares Abreu – televisão

3° - Edney Areia Santos – câmera digital

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...