11/22/2010

Antibiótico só com receita médica

A Vigilância Sanitária de Imperatriz, órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizará nesta segunda-feira (22) reunião para discutir da chamada “Lei dos Antibióticos”. A informação foi prestada à reportagem pela coordenadora da Vigilância Sanitária, Dinaldete Oliveira da Silva.

A reunião, dirigida aos farmacêuticos, donos de farmácias e profissionais da saúde, acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro no final da tarde de hoje.

“A venda de antibióticos será permitida apenas com a retenção da receita médica, bem como o uso do álcool gel em ambientes hospitalares de Imperatriz”, orienta a coordenadora da Vigilância Sanitária.

Dinaldete Oliveira informou ainda os estabelecimentos farmacêuticos estão obrigados, por força da legislação, a funcionar em regime de escala de plantão para atender os casos de emergência da comunidade. Contudo, observa que a venda de antibióticos somente será permitida nos plantões de farmácias pelo profissional farmacêutico.

Ela explica que a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é evitar a comercialização indiscriminada de antibióticos, situação que descobriu-se resistência de uma superbactéria mutante conhecida por KPC (Klebsiella, Pneuomonaie Carbapenemase) “A venda de antibióticos apenas com expressa orientação médica”, assinala.

Fiscalização – A coordenadora da Vigilância Sanitária garantiu que o órgão realizará, após os esclarecimentos sobre a superbactéria, a fiscalização nos estabelecimentos farmacêuticos e ambientes hospitalares de Imperatriz. “A fiscalização será realizada por agentes da Vigilância Sanitária do Estado e do Município”, concluiu.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...