11/05/2010

" A Era dos Festivais" hoje às 19h no Paço do Zuzinha

Por Carlos Leen

Os Festivais de Música Popular Brasileira eram apresentados como um programa, competitivo e musical, realizados por várias emissoras da televisão brasileira (TV Excelsior, TV Record, TV Rio, Rede Globo) a partir de 1965 até 1985.

Grandes nomes da MPB e do Pop Rock seriam revelados nestes eventos e a assim chamada “Era dos Festivais” marcou época nos corações e mentes de diversos segmentos da sociedade brasileira.

Canções que seriam imortalizadas tais como ”Pra não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré e “A banda” de Chico Buarque, trazem em seu bojo a marca de uma época onde as paixões políticas, filosóficas e existências estavam a mil no imaginário do jovem brasileiro, afinal de contas a musica como expressão artística sempre foi um catalisador dessas realidades e condições.

Uma boa iniciativa de relembrar esse conjunto de “sensações” e “imagens” dos grandes festivais estará acontecendo nesta sexta-feira, dia 05, no Espaço Cultural do Zuzinha, localizado na Fundação Cultural de Imperatriz. Com entrada franca.

O produtor cultural Axel Brito, um dos coordenadores do projeto, afirma que a idéia de reunir artistas e músicos imperatrizenses para interpretar os grandes momentos da “Era dos Festivais” é uma forma de movimentar artisticamente o “Espaço do Zuzinha” e, além disso, promover na classe cultural, bem como ao público de modo geral, as descobertas e as raízes da musica brasileira.

Vale lembrar que o Espaço do Zuzinha é um projeto formidável e autêntico. Várias edições já aconteceram neste formato, sempre trazendo grandes idéias e propostas musicais de resgate e memória da musica brasileira. Artistas como Cazuza, Roberto Carlos e Chico Buarque já tiveram tributos realizados pelos músicos e compositores de Imperatriz e região. Parabéns ao Axel Brito pela iniciativa e vida longa ao Espaço do Zuzinha.



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...