11/11/2010

“Palhaçada”: Tiririca saber ler, comprova TRE de São Paulo


(Das agências)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Palo, Walter de Almeida Guilherme, informou há pouco que o deputado federal eleito Tiririca foi submetido a testes de leitura e escrita no período da manhã, durante a audiência em que comparece no TRE para provar que é alfabetizado.

Tiririca foi capaz de escrever o trecho de um livro que lhe foi ditado, e leu e interpretou duas manchetes de um jornal da capital paulista. Segundo Guilherme, o veredito sobre o caso pode ser divulgado ainda hoje mas, independentemente da decisão do juiz, Tiririca será diplomado no dia 17 de dezembro, porque o caso está sendo analisado na primeira instância e ainda cabem vários recursos.

“Quando ele apresentou a candidatura não foi constatado nenhum impedimento para que concorresse, portanto a eleição dele foi legítima”, explicou Guilherme. Após a diplomação, o caso subirá automaticamente para o Supremo Tribunal Federal, a quem caberá, então, cassá-lo se for constatado que não preenche os requisitos para cumprir o seu mandato.

Testes – Segundo Guilherme, Tiririca realizou os testes após se negar a ser submetido à perícia que confrontaria sua assinatura com a que consta da declaração apresentada ao TRE quando ocorreu o registro de sua candidatura. Em função da recusa – que é respaldada por lei, uma vez que nenhum réu é obrigado a produzir prova contra si mesmo -, o juiz que preside o processo perguntou se o deputado federal eleito aceitaria ser submetido a dois testes. Tiririca aceitou.

No primeiro, o juiz leu um trecho de um livro do TRE chamado “Justiça Eleitoral”, que dizia: “A promulgação do código eleitoral, em fevereiro de 1932, trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral”. Segundo Guilherme, Tiririca redigiu a frase. Como só acompanha o caso, o presidente do TRE não teve acesso à folha produzida pelo deputado federal para saber se ele foi capaz de reproduzir o texto fielmente.

Em seguida, o juiz entregou um jornal ao deputado federal e pediu a ele que lesse dois títulos e subtítulos, e os interpretassse. Tiririca também conseguiu fazer a leitura.

O deputado federal encerrou sua participação na audiência no período da manhã e só foi obrigado à retornar à tarde porque duas testemunhas ainda serão ouvidas e o regimento exige a presença dele durante as oitivas.

O presidente do TRE só prestou as informações porque o segredo de justiça que havia sido decretado para o caso foi parcilamente suspenso.



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...