11/13/2010

Prefeitura de Imperatriz implantará o Pronasci. 150 adolescentes em conflito com a lei serão capacitados

A Prefeitura Municipal e o Ministério da Justiça celebraram convênio para implantar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em Imperatriz. A informação é do coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Governo (Segov), Thiago Sousa e Silva. A adesão ao programa foi feita no final do ano passado, em Brasília, pelo prefeito Sebastião Madeira.

Segundo ele, a parceria tem o objetivo de reduzir o percentual que aponta a cidade na 63° colocação no país em vulnerabilidade infanto-juvenil. “O Ministério da Justiça está visitando os municípios identificados na pesquisa e montando um gabinete de gestão integrada municipal”, disse.

Ele explica que o gabinete de gestão tem o objetivo de formar os representantes dos poderes do estado, município e federal com o propósito de implantar políticas públicas de segurança em Imperatriz. “O Pronasci dispõem de 64 ações, cujo gabinete de gestão vai trabalhar para disseminar essas ações em todo município”, frisa.

Thiago Sousa revelou que o primeiro projeto, ainda em fase de análise no Ministério da Justiça, previsto para ser implantado em Imperatriz é o “Projeta”. A meta é resgatar a cidadania de jovens que passaram pelo sistema prisional ou cumpriram medidas sócioeducativas.

Em Imperatriz, a Prefeitura de Imperatriz e o Ministério da Justiça pretendem capacitar 150 adolescentes que tenham se confrontado com a lei, resgatando-os oferecendo cursos de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho. “O resgate da cidadania é o foco desse projeto social considerado de suma importância para a reinserção desses jovens no mercado de trabalho”, acrescenta.

Pronasci – O projeto articula ainda políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Pronasci trabalho como público-alvo jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, que se encontram ou já estiveram em conflito com a lei; presos ou egressos do sistema prisional; e ainda os reservistas, passíveis de serem atraídos pelo crime organizado em função do aprendizado em manejo de armas adquirido durante o serviço militar.

A execução do Pronasci se dará por meio de mobilizações policiais e comunitárias. A articulação entre os representantes da sociedade civil e as diferentes forças de segurança – polícias civil e militar, corpo de bombeiros, guarda municipal, secretaria de segurança pública – será realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipais (GGIM). O Pronasci será coordenado por uma secretaria-executiva em nível federal e regionalmente dirigido por uma equipe que atuará junto aos GGIM e tratará da implementação das ações nos municípios.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...