11/09/2011

Com passeata PETI de Imperatriz comemora hoje dez anos

Crianças do Peti
Mantido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal programa,  atende cerca de 2,5 mil crianças do município

O núcleo de Imperatriz do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) está comemorado dez anos de inauguração. A passagem da data será celebrada hoje (9) com uma caminhada por algumas das principais ruas de Imperatriz. A saída acontece às 7h30 da manhã, na Praça de Fátima.

A caminhada passará pelas ruas Getúlio Vargas, Ceará e Dorgival Pinheiro de Sousa, voltando para a Praça de Fátima. A coordenadora do PETI Imperatriz, Lindaura Cardoso, explica o objetivo do evento. “O objetivo da caminhada é mostrar às pessoas o que o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil fez por estas crianças e o que continua fazendo. Também vamos mostrar os avanços conseguidos nestes últimos três anos de trabalho. Toda a comunidade está convidada a participar”, convidou.

O PETI foi implantado no Brasil em 1996, com o objetivo é impedir o trabalho de crianças e adolescentes com menos de 16 anos, a não ser na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos de idade. O programa chegou a Imperatriz em 2001 e, atualmente, atende a quase 2,5 mil crianças.

Lindaura aproveita para pedir que à sociedade se envolva nesta causa que, segundo ela, deve ser uma luta da sociedade. “Este trabalho de erradicar o trabalho infantil não é uma obrigação só do governo ou da coordenação, é um compromisso da sociedade”, afirma.

Trabalho desenvolvido



Em Imperatriz, o PETI desenvolve atividades de acompanhamento às crianças em idade de participar do programa. As crianças são atendidas com alimentação, educação e atividades lúdicas, que envolve práticas artísticas, como coral e aula de música.

No último mês de outubro, as crianças tiveram a oportunidade de viajar para mostrar o que tem aprendido no pólo de Imperatriz do Peti, conforme explica Lindaura. “Neste mês de outubro nós tivemos o encontro regional de corais em São Luis e levamos uma boa parte destas crianças. Foi um momento de grande satisfação para elas, para a equipe e para as famílias. Tivemos encontro de capoeira, de hip-hop, enfim. Nós procuramos inserir estas crianças em várias atividades, para que elas se encontrem e saibam que elas são importantes”, argumenta a coordenadora.

Segundo Lindaura, o “segredo do sucesso” do PETI Imperatriz é o apoio dado pela Prefeitura. “Esse trabalho só foi possível porque o prefeito nos deu todo apoio e liberdade para fazê-lo como acreditávamos que daria certo. Ele dizia: “se você acha que vai dar certo desta forma, então, vá em frente”, e nós conseguimos chegar até aqui”, explica.

A coordenadora finaliza destacando a opinião das famílias das crianças atendidas pelo PETI, que afirmam que seus filhos têm se tornado pessoas melhores. Isso, segundo Lindaura, se reflete diretamente na sociedade. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...