11/10/2011

Educação avança com escola de tempo integral

Reunião com executivos da Suzano
Por Denis de Oliveira

Prefeitura e Suzano discutem construção no povoado Olho d’Água dos Martins

A discussão sobre a construção da escola de tempo integral de Imperatriz está avançada. A Prefeitura já trabalha com o levantamento dos valores do complexo escolar, que será construído pela Suzano Papel e Celulose e doado ao município. O projeto será elaborado em seguida.

A proposta para a construção da escola foi feita pelo vereador Hamilton Miranda. O prefeito Sebastião Madeira; o secretário de educação, Zeziel Ribeiro e; o Procurador do Município, Gilson Ramalho, tem acompanhado a todas as discussões e se envolvido diretamente com a construção. A unidade é uma das contrapartidas dadas pela Suzano ao município. A empresa está construindo uma indústria na cidade, que irá priorizar a produção de celulose.

A proposta inicial é que a escola seja destinada a crianças do 6º ao 9º ano. O local deve possuir oito salas de aula, beneficiando, aproximadamente, 240 alunos. Esta sugestão, no entanto, ainda poderá ser alterada.

A representação da Suzano na região informou que a idéia da empresa é trabalhar com a educação das crianças para dar condições de vida ao povoado, que serão atingidos pela implantação da empresa.

Além da construção da escola de tempo integral, a Suzano também vai reformar a escola que já existe no povoado Matança. Esta unidade será ampliada, passando a ter sala de leitura, laboratório de informática, cozinha, três banheiros (sendo um exclusivo para funcionários), área de convivência coberta, sala de recepção para os pais, parquinho e quatro salas de aula. Esta escola será destinada a crianças do 1º ao 5º ano.

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, enfatizou a responsabilidade social e a parceria com o município para contribuir com o desenvolvimento do povoado. “É muito importante preparar estas crianças para o futuro. A chegada da Suzano vai aumentar a oferta de empregos, mas a empresa também esta preocupada com o bem estar e a formação dos cidadãos de Imperatriz, isso é muito importante”, explicou o prefeito.

Investimento em profissionais


Comunidade do Olho D`água vai ganhar escola de tempo integral

Além da construção da escola de tempo integra e a reforma do centro de ensino do povoado Matança, a Suzano também está investindo na formação dos profissionais que devem trabalhar na empresa. Atualmente, é desenvolvido, em parceria com o Governo do Estado, o programa Capacitar, que prepara profissionais para atuar na montagem de equipamentos e na construção da fábrica. Ao mesmo tempo é desenvolvido, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o curso para preparar os futuros operários da industria.

Estima-se que a Suzano deva gerar cerca de sete mil empregos diretos em Imperatriz. 

(Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...