11/15/2011

Povoado Matança recebe ações do PETI


Estão incluídas atividades de capoeira, hip-hop, esportes e recreação

O pólo de Imperatriz do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) , programa mantido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, desenvolve amanhã, 16, atividades no povoado Matança, há cerca de 40 km do Centro de Imperatriz. As atividades compreendem capoeira, hip-hop, recreação e esportes.

Segundo a coordenadora do programa, Lindaura Cardoso, diz que o objetivo das atividades é conscientizar a população da localidade para a necessidade de eliminar o trabalho infantil. “Este trabalho de erradicar o trabalho infantil não é uma obrigação só do governo ou da coordenação, é um compromisso da sociedade”, afirma.

O povoado Matança tem sido um dos maiores beneficiados pela nova realidade econômica do município. Entre estes benefícios está a reforma e ampliação da escola da localidade, que será feita pela Suzano em parceria com o município.

Peti

Recentemente o núcleo de Imperatriz do Peti completou dez anos. Na última quarta-feira (9), coordenadores, funcionários e as crianças que participam das atividades desenvolvidas pelo PETI estarão nas ruas, exibindo as conquistas do programa neste período.

O PETI foi implantado no Brasil em 1996, com o objetivo é impedir o trabalho de crianças e adolescentes com menos de 16 anos, a não ser na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos de idade. O programa chegou a Imperatriz em 2001 e, atualmente, atende a quase 2,5 mil crianças.

Em Imperatriz, o PETI desenvolve atividades de acompanhamento às crianças em idade de participar do programa. As crianças são atendidas com alimentação, educação e atividades lúdicas, que envolve práticas artísticas, como coral e aula de música.

Lindaura garante que, sem o apoio da Prefeitura seria impossível realizar o trabalho. “Esse trabalho só foi possível porque o prefeito nos deu todo apoio e liberdade para fazê-lo como acreditávamos que daria certo. Ele dizia: “se você acha que vai dar certo desta forma, então, vá em frente”, e nós conseguimos chegar até aqui”, explica.

A coordenadora finaliza destacando a opinião das famílias das crianças atendidas pelo PETI, que afirmam que seus filhos têm se tornado pessoas melhores. Isso, segundo Lindaura, se reflete diretamente na sociedade. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...