11/06/2011

Programa mantido pela Prefeitura de Imperatriz capacita mais de mil pessoas em 2011

Ciesi entrega certificados ainda este mês

Mais de mil novos profissionais em um ano. Esta foi a marca alcançada pelo Centro de Inclusão Econômica e Social de Imperatriz (Ciesi) em 2011.  Programa mantido pela Prefeitura de Imperatriz por intermédio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social. No local são oferecidos 12 cursos de capacitação, com duração variando de um a seis meses.

A unidade do Ciesi atende pessoas a partir de 16 anos, oferecendo cursos profissionalizantes, como bordado em fita, pintura em tecido, estética, panificação e salgados. Há, ainda, a opção pelas aulas de informática. Os principais beneficiados são os moradores do bairro Bom Sucesso e região vizinha.

Todas as pessoas que participaram do curso no ano de 2011 receberão os certificados no fim deste ano. O evento será realizado na Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Santa Rita. O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, participa do evento.

Durante a realização do curso, os alunos produzem diversos produtos que são comercializados. Segundo a coordenadora administrativa do Ciesi, Nayara Pollyana Araújo, tudo que é arrecadado com a venda dos produtos é novamente investido no projeto. “Nosso objetivo não é vender material, é capacitar as pessoas. O material é conseqüência. Vendemos, mas o que é obtido é reinvestido em profissionais e equipamentos para as próximas turmas”, explica Nayara.

Segundo ela, a maioria dos profissionais qualificados no Ciesi saem do curso já com emprego garantido. “A maioria dos usuários já sai do curso trabalhando, principalmente na área de estética. O aluno já sai com o emprego garantido. É o mesmo na área de panificação”, argumenta.

Mudança de vida

Nayara também fala da importância do curso para a mudança da realidade destas pessoas.

 “O curso é muito vantajoso na vida destas pessoas, porque algumas não tinham poder aquisitivo para fazer o curso, mas a Secretaria [Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes)] oferece o curso gratuitamente e o aluno já sai capacitado. Eu tenho depoimentos de pessoas que não tinham renda nenhuma e, a partir de lá, passaram a ganhar dinheiro”, destaca a coordenadora.

Para participar dos cursos do Ciesi os interessados devem ser cadastrados no programa Bolsa Família.

Nayara finaliza falando da participação da secretária Miriam Reis e do prefeito Sebastião Madeira no projeto. “O município dá muito apoio. Os recursos são do Governo Federal, mas a Sedes participa. A secretária [Miriam Reis] participa ativamente das atividades desenvolvidas pelo programa. O prefeito também participa ativamente dos eventos”, concluiu.

As atividades do Ciesi recomeçam já em janeiro do próximo ano. 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...