11/11/2011

Prova Brasil é aplicada em escolas da Rede Municipal de Imperatriz


No último  exame (2009) 54 escolas ultrapassaram os índices previstos pelo MEC

Na última semana, alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz participaram da aplicação da Prova Brasil realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com estados e municípios.
As avaliações que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários socioeconômicos aos alunos participantes e à comunidade escolar.
Ivetilde Delgado, coordenadora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz, esclarece o objetivo da avaliação.  “A Prova Brasil aplicada em todo o país tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos”.

Bons resultados

No resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2009, divulgado em julho de 2010, pelo Ministério da Educação, 54 escolas da Rede Municipal atingiram e/ou superaram as projeções estabelecidas pelo Mec. 

Na ocasião, a Prefeitura de Imperatriz realizou evento público em homenagem às escolas o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, reassumiu seu compromisso em desenvolver educação de qualidade comprometida com o desenvolvimento humano e cidadão das crianças.

Na época, os alunos dos anos finais (6º ao 9º) além de superar a meta para 2009, superaram antecipadamente a projeções para 2011. As médias alcançadas foram de 4,2 para os anos inicias cuja meta era 4,1. Os anos finais superaram a progressão de 3,5 para 2009 e 3,8 para 2011 ao atingirem a média de 3,9.
A Escola Municipal Samaritana que atingiu 5,1 e a Escola Municipal Giovanni Zanni que atingiu 5,4 obtiveram primeiro lugar no IDEB do município nas séries iniciais e finais respectivamente.

A gestora da Escola Giovanni Zanni (Bairro São José do Egito), Maria Darcy Costa Coelho, explicou a importância deste momento na educação de Imperatriz.

 “Com o bom resultado alcançado no IDEB, nossa escola recebeu em dezembro de 2010 parcela complementar do PDDE e ficamos muito felizes. Todo o dinheiro esta sendo investido em ações que melhorem a estrutura física e pedagógica da escola, resultando na melhora da educação. Esse é o reconhecimento por termos atingido o 1º lugar no IDEB do município em 2009 no nono ano”.

Capacitar para alcançar

Para desenvolver uma educação de qualidade, comprometida com o desenvolvimento humano dos mais de 40 mil alunos que compõe a Rede Municipal de Imperatriz, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), realizou capacitação com professores de Matemática e Língua Portuguesa no mês de outubro deste ano.

“A formação teve como objetivo disponibilizar aos professores de Língua Portugues, por exemplo, momentos de reflexão sobre a língua tendo em vista sua função social, apresentando sugestões de atividades que poderão ser trabalhadas em sala de aula, com alunos do 5º e 9º anos do ensino Fundamental, a fim de promover o desenvolvimento de habilidades de leitura”, afirmou Janete Aranha, integrante da Equipe de Formação da SEMED.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...