11/01/2011

Saúde Municipal: Madeira, Chiquinho e Conceição concluem rodadas de conversas em Brasília


Deputado garante que Ministério da Saúde aumentará  teto financeiro de Imperatriz 


O deputado federal Chiquinho Escórcio informou ontem pela manhã que mais um passo importante foi dado para o aumento do teto financeiro para o financiamento do sistema de saúde do município de Imperatriz, defasado  há pelo menos quatro anos. 

Na última quinta-feira ele, o prefeito Madeira e a secretaria de saúde Conceição Madeira, pela terceira vez, se reuniram com técnicos  do Ministério da Saúde para definir o nível do aporte financeiro que virá do Governo Federal.

Na reunião de quinta-feira, segundo o deputado, o prefeito e a secretaria apresentaram os documentos ( números) que estavam  sendo pedidos  pelo Ministério da Saúde para o fechamento das  negociações.

Confiante Chiquinho Escórcio, de Brasília (por telefone) disse que   “ O Madeira e a secretaria Conceição apresentaram toda a documentação que foi exigida pelo  ministério. Acredito que ainda esta semana tenhamos uma boa notícia para dar para a população de Imperatriz e dos municípios  pactuados”  informou o deputado.

Aumentar o valor do financiamento do sistema de saúde de Imperatriz, responsável pela  alta complexidade de todos os municípios dessa região, tem sido uma das lutas  do prefeito Madeira e da secretaria Conceição.  Para o prefeito a única maneira de livrar a saúde de Imperatriz da situação de estrangulamento é  o  ministério da saúde  aumentar os recursos.

Para o prefeito a conta é simples. Há quatro anos, quando do último aumento  do teto financeiro,  o Hospital Municipal (Socorrão)   fazia no máximo oito mil atendimentos por mês. Hoje, o número chega até 18 mil, o que implica numa maior  demanda por medicamentos, contratação de serviços,   refeições,  e até pessoal.

A crise  no financiamento da saúde de Imperatriz já levou a Prefeitura a tomar uma atitude, mesmo que  temporária, radical: a suspensão dos atendimentos  de alta complexidade dos municípios da região, ato que acabou provocando reuniões com  prefeitos e  até com o secretário de Estado da Saúde Ricardo  Murad que veio pessoalmente discutir o assunto.

 A exemplo do deputado Chiquinho Escórcio, o prefeito Madeira também demonstra otimismo quanto ao aporte  financeiro do  Ministério da Saúde.

“Fizemos  nossa  parte. Atendemos  todas as exigências do Ministério da Saúde. Fomos, por três vezes, a Brasília  com o deputado Chiquinho Escórcio,  a quem queremos agradecer pelo apoio que tem  dado aos pleitos do município de Imperatriz em Brasília.  Esperamos agora uma boa notícia”  concluiu o prefeito. 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...