11/05/2011

Vigilância Saúde faz levantamento de focos do mosquito aedes aegypti


Agentes de endemias, carros fumacê e borrifadores intensificam trabalho preventivo de combate ao mosquito da dengue, em Imperatriz

Em virtude do início do período invernoso em Imperatriz, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por intermédio do Departamento de Vigilância em Saúde informou à reportagem que iniciou o trabalho de levantamento de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

De acordo com Wyderlânnya Costa Aguiar, da Vigilância em Saúde, os agentes de endemias realizarão nos principais bairros da cidade o levantamento rápido, o chamado “Lira”, com objetivo de detectar as larvas do mosquito. 

“Nós iremos fazer um alerta redobrado nesses bairros que forem detectadas larvas do aedes aegypti, em Imperatriz”, disse a coordenadora.

Ela explica que a visita dos agentes de endemias acontece a cada dois meses, segundo recomenda o Ministério da Saúde. “Essa é uma orientação do Ministério da Saúde. E nesse período [60 dias] o cidadão deve fazer o controle do mosquito da dengue, evitando focos do mosquito”, disse ela, que lembra que a reprodução do mosquito dura apenas sete dias, sendo “necessário que a comunidade faça nesse intervalo o controle intenso do mosquito da dengue”.

Wyderlânnya Aguiar orienta ao cidadão que não deixe água parada (acumulada) em baldes e caixas d’água descobertas, evitando assim a proliferação do mosquito aedes aegypti. “Nós deslocamos os agentes de endemias para os bairros ques estão trabalhando de forma intensificada, inclusive com carros fumacê e borrifadores”, frisa.

Conscientização


Wyderlânnya  entende que é “preciso conscientizar a comunidade imperatrizense em relação aos cuidados necessários para ser prevenir do mosquito aedes aegypti, pois todos os anos o município e o Ministério da Saúde investem em campanhas publicitárias para orientar à população sobre formas de prevenção ao mosquito da dengue”.

Ela observou que o inverno chegou mais cedo esse ano em Imperatriz, pois a expectativa é que esse período chuvoso acontecesse de forma mais intensa a partir de janeiro do próximo ano. “E como isso resolvemos também antecipar o nosso trabalho, orientando à comunidade sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue nessa época do ano”, conta.

A coordenadora da Vigilância em Saúde diz ainda que “o combate à dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população, e que o mosquito da dengue (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e a erradicação da doença.



MEDIDAS DE COMBATE À DENGUE

- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.

- Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.
  

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...