4/06/2012

As belezas do sul e sudoeste do Maranhão



Para quem mora por essas bandas  do Maranhão, por já se tratar de algo  incorporado ao dia-a-dia,     talvez não chame mais tanta atenção e,  não desperte mais tanto fascínio, a riqueza  das nossas belezas naturais.

São paisagens encantadoras para quem mora por aqui e, sem exageros, hipnóticas para quem as veem  pela primeira vez. 
Em Imperatriz, o por sol ganha um colorido, uma magia, uma moldura  diferenciadas  por conta do Rio Tocantins.  Quem pára um pouquinho para presenciar   esse fenômeno não esquece jamais. (foto tirada na última quarta-feira)

Essa região do Maranhão  se torna ainda mais fascinante por abrigar pelo menos  três dos nove biomas brasileiros. Por aqui aparecem o Cerrado,  Floresta Amazônica, Matas de Cocais e  até mesmo um resquício da Caatinga considerado um bioma único do Brasil.
Aqui nessa região do  Maranhão, a partir do município de  Estreito, a paisagem começa a mudar. Saindo da Br-010 entrando da BR 230 surge uma “verdadeira aventura do olhar”. 

Antes da hidrelétrica do Estreito ali poderia ser encontrado o  Rio das Pedras que foi engolido pelo lago da Barragem, dando origem a uma nova paisagem.
                                              Rio Farinha: antes e depois

Quem passa por ali fica chocado. O mesmo choque se verifica quando se chega ao local onde  um dia imperava as corredeiras do Rio Farinha .

Um pouquinho mais á frente formações rochosas pré-históricas começam a encher os olhos.

Nessa época, por conta o período chuvoso, o verde da vegetação se mistura  ao marrom da rochas. 


É entre  essas formações rochosas que se abriga um dos mais belos balneários do Estado do Maranhão: a Pedra Caída, famoso por suas cachoeiras. O dono do lugar hoje investe pesado para dota-lo de uma infraestrutura que possa atrair um número maior de visitantes.

A  aventura do olhar não para.  Nesse período  a frequência ainda é pouca, mas na histórica Riachão, que hoje desponta com uma nova rota nacional do chamado ecoturismo,  se abriga mais um conjunto de cachoeiras. A mais conhecida delas é a do Cocal, onde há  o famoso poço azul que já foi mostrado até em programas de TV de redes estrangeiras.

Um pouquinho mais á frente, chegando ao município de Balsas,  a paisagem muda radicalmente: aparecem os extensos campos de soja. São plantações de sumir a vista.  Um olha mais atento e se percebe que alguns desses campos hoje estão ocupados por plantações de milho.
Sendo obra da poderosa  mãe  natureza  ou,  mesmo da mão do homem; vale a pena conhecer as paisagens e as belezas do  Sul e Sudoeste do Maranhão. 
Imperatriz, com uma boa rede de hotéis e restaurantes é a porta de entrada para essa aventura do olhar, do sentir  e,  por que não  dizer, do mergulhar. 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...