5/31/2012


FILHO DE JACKSON LAGO  ANUNCIA APOIO AO PROJETO  DE REEELEIÇAO DE SEBASTIÃO MADEIRA

Em mais um artigo, que imediamente ganhou repercussão em todo Estado, o médico Igor Lago, filho do ex-governador Jakckson Lago, se posiciona a respeito do processo eleitoral de  Imperatriz.  No artigo, repercutido   no blog do jornalista Robert Lobato,  Igor  declara  que:  
"Estou, como a maioria do PDT de Imperatriz, solidário ao prefeito Sebastião Madeira rumo a sua reeleição que se constituirá numa grande vitória das forças democráticas e progressistas da cidade e de nosso estado”.
Com tal declaração o filho de Lago  deixa claro que em Imperatriz o seu candidato a prefeito é o tucano Sebastião Madeira. A mãe dele, Clay Lago, em recente visita a Imperatriz ( Veja Vídeo) também já tinha deixada clara essa mesma intenção.

http://youtu.be/aVpCuAQWgSs
No artigo Igor  Lago afirma ainda que não poderia ficar no palanque dos que apunhalaram o seu pai pelas cotas em 2010, dos que traíram o seu legado e dos históricos adversários.
“Não posso estar no mesmo palanque daqueles que apunhalaram o ex-governador Jackson Lago pelas costas em 2010, nem no palanque daqueles que traem o seu legado a cada triste ação partidária e, igualmente, no palanque daqueles que sempre foram os nossos adversários”, disse.

Leia  integra do artigo.

Desde o dia 07 de julho de 2006 passei a trabalhar uma ou duas vezes por mês na cidade de Imperatriz. Logo completarei 6 anos de convivência com os seus cidadãos e cidadãs que me dão a oportunidade de compartilhar as suas alegrias, os seus desafios e a sua disposição de viver. Admiro muito o povo imperatrizense por ser trabalhador, empreendedor e independente, apesar de todas as dificuldades de se encontrar num estado dominado há quase 50 anos pelo mesmo grupo político.

Nesse período, tive a oportunidade de conhecer pessoas de grande valor, dentre elas o prefeito Sebastião Madeira que, além de ter sido um grande médico urologista da cidade, deputado federal por várias legislaturas, sempre foi um aliado de primeira hora do ex-governador Jackson Lago e, façamos justiça, está sendo um grande prefeito de Imperatriz.

Vivi momentos muito significativos ao lado desses dois grandes homens públicos nas campanhas eleitorais de 2006 e 2010, especialmente nesta última, quando o prefeito Sebastião Madeira foi um agente protagonista fundamental para que a candidatura Jackson Lago se concretizasse. Sou testemunha da grande amizade, afeto, confiança e gratidão que um sempre teve pelo outro.

Muitos sabem que, recentemente, exerci uma função partidária de reorganizar o PDT sob o legado de Jackson Lago e seus ideais. Infelizmente, não pudemos continuar à frente de nosso partido maranhense pelo fato de estar numa fase muito ruim a nível nacional.

Os dois principais dirigentes nacionais tomam, cada vez mais, as decisões mais esdrúxulas e antidemocráticas. Não tem a nossa natureza, a do Jackson, a do Neiva Moreira, a do Jango, a do Brizola, a do Darcy e tantos outros. Apelam para a lógica do domínio cartorial e da obediência servil.

Entretanto, estamos na luta por um Partido melhor, por um Maranhão mais justo e por uma Imperatriz cada vez mais realizada e decidida a avançar mais sob a liderança de suas pessoas mais lúcidas e coerentes.

Portanto, sinto-me na obrigação cívica de manifestar a minha posição política e eleitoral na cidade que me acolhe há quase 6 anos: Não posso estar no mesmo palanque daqueles que apunhalaram o ex-governador Jackson Lago pelas costas em 2010, nem no palanque daqueles que traem o seu legado a cada triste ação partidária e, igualmente, no palanque daqueles que sempre foram os nossos adversários.

Estou, como a maioria do PDT de Imperatriz, solidário ao prefeito Sebastião Madeira rumo a sua reeleição que se constituirá numa grande vitória das forças democráticas e progressistas da cidade e de nosso estado.

Tenho a certeza de que a brava gente tocantina não se deixará enganar pelos falsos argumentos dos oportunistas de plantão.

Saudações Trabalhistas!

Igor LagoMédico, ex-presidente do PDT




E  para a matar a saudade de Jackson Lago, veja vídeo com o qual a cidade homenageou o ex-governador pela ocasião de sua passagem...




5/30/2012



Ouro Verde, Vila Fiquene, Brasil Novo, Parque das Palmeiras têm ruas recuperadas pela Prefeitura.

O secretário municipal de infraestrutura Roberto Alencar disse ontem que nas últimas semanas a Prefeitura intensificou o serviço de recuperação das ruas de diversos bairros da cidade. O  trabalho, segundo ele, começou tão logo as chuvas começaram a rarear.

“A determinação do prefeito é de que até o final deste ano sejam recuperadas pelo menos 150 quilômetros de ruas” informou  Alencar  que ontem visitou a diversas frentes de serviço realizadas atualmente pela Prefeitura.  Os vereadores  Hamilton Miranda e Chagão do Açougue acompanharam o secretário.

“Pelo que estamos vendo, são obras de qualidade, obras bem feitas que começa a chegar a  lugares   até então desprovidos de qualquer beneficio público”  disse o vereador Hamilton Miranda ao chegar á Vila Fiquene. Ali, desde a semana passada  que as máquinas recuperam as ruas do bairro.

Parque Santa Lúcia-

“Espero que logo, logo esse serviço também chegue mais forte ao Santa Rita, disse o vereador Chagão  numa rápida parada, antes da Vila Fiquene,  na Avenida Itaipu, no Parque Santa Lucia onde a Prefeitura começou ontem uma “operação tapa buraco”

Na Vila Macedo as máquinas também já chegaram. As ruas estão sendo praticamente reabertas.  Ali, além da recuperação das ruas, os moradores estão na expectativa do asfaltamento da Avenida Silvino Santis. Na semama passada o prefeito Madeira se reuniu em São Paulo com diretores da Suzano de quem recebeu a garantia do suporte financeiro para asfaltar aquela avenida largamente usada pela empresa para chegar ao parque industrial que constrói no povoado Bacaba ( Estrada no Arroz)


 Alencar e os vereadores também estiveram nas Ruas Karaja, e José Bonifácio; Avenida Jacob, obras realizadas em parceria com o Governo do Estado.

Prefeitura asfalta trecho da marginal direita da  BR-010 próximo do novo Shopping.

Alvo de muitas reclamações  o trecho de 500 metros  da marginal direita da BR-010 ( sentido Belém) localizado nas imediações do Shopping Imperial começou a ser asfaltado esta semana. Antes o setor,alagadiço, foi drenado para garantir a durabilidade da obra.

No primeiro dia de serviço ( segunda-feira)  o trânsito no local ficou complicado sendo necessária a presença da Setran, Polícia Militar e até a Policia Rodoviária Federal. Ao visitar o trecho ontem pela manhã o secretário de infraestrutura Roberto Alencar  anunciou que para evitar  maiores transtornos, o serviço, a partir de ontem, seria realizado à noite.

A Prefeitura também, informa Roberto Alencar, decidiu dar um basta na situação  complicada de um trecho de 300 metros da BR-010 perto do Batalhão do Exercito.  “Por determinação do prefeito Madeira o trecho vai ganhar uma nova camada  de asfalto” garantiu Alencar.

O secretário disse que  embora sejam trechos  de responsabilidade do Governo Federal, por se tratar de uma BR, o entendimento da gestão é de que as duas situações  vinham causando   grandes transtornos para a população de Imperatriz “Esperar pela liberação de recursos federais demoraria muito tempo  daí,  a decisão de se resolver logo esses dois problemas” concluiu o secretário.

5/29/2012



O adeus  ao Perito Mário Amorim.


Há mortes e mortes.  Umas chocam,  outras não. Há mortes que, por motivos diversos,  bem no íntimo, nos deixam aliviados.  Outras, nos deixam tristes por dias,  meses, anos;   enfim , pela  vida inteira.

 A regra geral na vida é chorar  os mortos e,  dentro da fé  subjetiva de cada um, rogar  ao criador que acolha aquele ser que por segundos, minutos, horas, dias, meses anos conviveu conosco, e  lhe dê  o descanso e a paz eternas.

Impossível  não dizer nada sobre a morte  do “perito Mário Amorim”, o seu Mário, ocorrida na manhã de domingo, vitimado por um  infarto. 

A história do seu Mário, aqui na cidade, onde chegou em 1979,  se confunde com a da Policia Civil e  das coberturas policiais. Foram 25 anos dedicados à PC do Maranhão.

Na verdade, ele era motorista mas,  pela precariedade de pessoal que assolava a  Policia Civil de então,  com o tempo e  a experiência acumuladas, virou  o “Perito Mário” Amorim  citado como fonte em  milhares de matérias  nas páginas de O PROGRESSO , nas ondas da Rádio Imperatriz, de então dos veículos que surgiram depois.

Seu Mário, para quem não sabe, foi radialista em sua terra Natal, Caxias.  Ás vezes nas muita conversas tidas com os repórteres que  “cobriam o Primeiro DP” relembrava, com orgulho, daquela fase da vida.  Relembrava bordões e o modo como se apresentava no rádio como quem quisesse transmitir um pouco da experiência  aos “meninos da comunicação ”  ali, na porta da delegacia    ávidos  por uma noticia.

O tempo passou.  Vieram os programas policiais da TV e lá continuava o experiente “Mario Amorim”. Recebia com paciência e mansidão os profissionais do rádio, TV e Jornal, falava o que podia falar. Esclarecia, orgulhoso,  o que tinha  para esclarecer.  Foi assim até se aposentar quando foi aberto  espaço para os peritos formados pela academia.

“Seu Mário cumpriu um ciclo; foi testemunha de inúmeros casos e causos havidos no seio da Polícia Civil de Imperatriz.  Fez e ajudou a contar muitas  histórias nos anos vividos aqui na grande Imperatriz.

Fica a saudade e as boas lembranças de um  homem,  de um  servidor público   que,  a seu modo, marcou uma  época e a vida de muitos profissionais da comunicação em Imperatriz.

Que Deus lhe dê o amparo eterno. 

Caravana Siga Bem desenvolve atividades sociais em Imperatriz

Grupo esteve ontem na cidade, trabalhando temas como exploração sexual e violência contra mulher
Denis Oliveira

A Caravana Siga Bem visitou ontem (28) a cidade de Imperatriz. O grupo esteve na sede da concessionária Tocauto e desenvolveu atividades de conscientização com caminhoneiros, tratando de temas como a valorização da profissão e a violência contra mulheres, crianças e adolescentes. A programação incluiu palestras, peças teatrais e música. O trabalho é patrocinado pela Petrobras Distribuidora e MAN Latina America.

O evento começou às 12h e contou com o apoio da Prefeitura de Imperatriz e do Conselho Tutelar. Em nível nacional, a Caravana conta com o incentivo da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria de Políticas para a Mulher, ambas da Presidência da República. Esta foi a 13ª parada do grupo que, este ano, visita 41 cidades de 18 estados, em quase 20 mil quilômetros de viagem pelo Brasil.

Segundo o coordenador de responsabilidade social da Caravana Siga Bem, Guto Hernandes, as duas principais atividades do grupo estão voltadas para a área social. “[Desenvolvemos] ações de valorização da cultura local, diversão para os caminhoneiros, serviço de saúde, massagem, cabeleireiro. Também desenvolvemos ações sociais. Os principais projetos de ação social do projeto são o Siga Bem Criança, que são ações de enfrentamento à violência de exploração social de crianças e adolescentes; e o Siga Bem Mulher, que são ações de combate à violência contra a mulher”, explicou.

Pela manhã, representantes da Caravana foram recebidos pelo prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e visitaram a Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher (SMPM), além de programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura. Segundo Guto, o município está no caminho certo no que diz respeito à responsabilidade social. “A Prefeitura está de parabéns e esperamos que este trabalho renda muitos frutos, para que não mais uma pessoa lute por este objetivo, mas que toda a estrutura lute para conseguirmos uma sociedade mais justa”, disse.

Durante o encontro, o prefeito Sebastião Madeira destacou a importância do trabalho da Caravana e garantiu hospitalidade aos grupos que desejarem desenvolver atividades semelhantes na cidade. “Nós ficamos muito felizes de receber a Caravana Siga Bem em Imperatriz. É um trabalho muito importante para a cidade, para o estado e para todo o país. Recentemente a cidade discutiu a questão do abuso à criança e ao adolescente em evento na Câmara [Municipal]. Estamos muito felizes em recebê-los e esperamos que outros grupos possam também fazer trabalhos assim em nossa cidade”, disse o prefeito.

Apresentação

A apresentação do grupo na cidade vai contar com palestras; a peça teatral ‘Amor é igual fumaça: sufoca, mas passa’, interpretada por membros da Caravana; apresentação de Hip Hop do Projovem Adolescente; e do Coral Curumim. Os caminhoneiros também terão acesso a serviços como massagem e cabeleireiro.

Para Guto Hernandes, os caminhoneiros, como público alvo da Caravana, também são multiplicadores da ideia. Ele explica que, desta forma, é possível aumentar a área de atuação do grupo. “fazemos o trabalho de levar essa mensagem, de conscientizar o caminhoneiro, porque o caminhoneiro é a instituição que está presente em todos os pontos do país. Nenhuma outra classe ou instituição está em tantos pontos do país quanto os caminhoneiros. Em qualquer lugar do país existem e existem os caminhoneiros que levam as riquezas do Brasil. Nós trabalhamos com eles e eles se tornam uma ajuda para multiplicar essa mensagem de combate à violência contra a criança e contra a mulher”, garante.

Em Imperatriz, atualmente, a Prefeitura atende cerca de 35 mil famílias através dos programas sociais. Nos últimos três anos, o município investiu para melhorar e ampliar estes programas.

Pedalada Solidária reúne mais de mil ciclistas

Alimentos arrecadados foram doados ao Lar São Francisco que também ganhou uma mota doada pelo Grupo Bodim 

Mais de mil ciclistas. Este foi o saldo da Pedalada Solidária, realizada no último sábado (26), pela Prefeitura de Imperatriz, em parceria com a Bodim Bicicletas e Motos. O evento arrecadou alimentos, que foram doados ao Lar São Francisco. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, José Quirino Cruz, o Neto da Ampere, o evento foi um sucesso.

A Pedalada Solidária faz parte da programação em comemoração aos 160 anos de Imperatriz. A concentração dos ciclistas aconteceu na avenida Bernardo Sayão. Durante o trajeto, os ciclistas fizeram uma parada no Lar São Francisco, para fazer a entrega de uma motocicleta Dafra, doada pela Bodim Bicicletas e Motos.

Contribuíram com a organização do evento a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sedel); Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran); o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA, 3º BPM); e o 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS).

Segundo Neto da Ampere, o evento também tinha o objetivo de incentivar a prática de esportes. “Esse evento visa congregar jovens, adultos e a família imperatrizense, pois não é uma disputa e todos podem participar da Pedalada Solidária”, disse.

Após o trajeto, os participantes da Pedalada Solidária foram até a Avenida João de Deus Fiquene (avenida Beira-Rio), onde realizaram atividades físicas. Foram servidas frutas aos ciclistas, que também participaram de um sorteio de brindes. (Comunicação)

5/28/2012


‘Caravana Siga Bem’ hoje  em  Imperatriz
Grupo estará  na sede da concessionária Tocauto


A cidade de Imperatriz recebe nesta segunda-feira (28) a Caravana Siga Bem, maior projeto de ação social das estradas brasileiras. Durante a permanência do grupo na cidade, serão desenvolvidas ações sociais voltadas, principalmente, para caminhoneiros. Além disso, estes profissionais também serão envolvidos em brincadeiras, ações lúdicas e poderão assistir a espetáculos de teatro que tratam de temas sociais e ambientais. A programação tem início às 12h.

O evento acontece na sede da Concessionária Tocauto, localizada na rodovia BR 010, km 1352. A Caravana Siga Bem é uma ação da Petrobras Distribuidora e MAN Latina America. Em Imperatriz, conta com o apoio da Prefeitura de Imperatriz. A Fundação Cultural (FCI) deve contribuir com o evento, indicando artistas para compor as atividades lúdicas da programação.

Esta é a 13ª parada da Caravana em 2012. Antes, esteve em Itajaí (SC), Boqueirão Passo Funda (RS), Cascavel (PR), Santa Cruz do Rio Pardo (SP), Presidente Prudente (SP), duas vezes em Campo Grande (MS), Ituiutaba (MG), Araporã (MG), Brasília (DF) e duas vezes em Gurupi (TO). De Imperatriz, o grupo segue para Paragominas (PA), onde estarão na próxima quarta-feira (30). Ao todo, serão 26 paradas.

5/27/2012


“Prefeitura trabalha desde o primeiro dia útil de 2009”, afirma Roberto Alencar

Em entrevista, secretário fala sobre obras desenvolvidas nos quatro anos do governo Madeira
Denis Oliveira

Repórter: Estamos em ano de eleição e, a exemplo do que aconteceu em outros anos, já começam a dizer que a Prefeitura começou a trabalhar no último ano de governo. O que você diria para estas pessoas?

Roberto Alencar: [Diria que] não é verdade. No governo do prefeito Madeira a Prefeitura de Imperatriz vem trabalhando desde 2009. Desde o primeiro dia útil de 2009. Já fizemos inúmeras obras em 2009, inúmeras obras em 2010 e inúmeras obras em 2011. Nós estamos intensificando o trabalho em 2012. Não paramos nem durante os invernos.

R. Que obras a Prefeitura realizou em 2009?

R.A. Para se ter uma ideia, no ano de 2009, para quem não lembra, nós fizemos a drenagem e a pavimentação da Euclides da Cunha, na Vila Nova; drenagem e pavimentação das ruas 13 de Maio e Piauí, no Centro; drenagem e pavimentação da rua Floriano Peixoto; drenagem e pavimentação da rua Duque de Caxias, no Bacuri; drenagem e pavimentação da rua Amazonas, no Centro de Imperatriz, entre outras ruas.


R. Em 2010 a principal obra na área de infraestrutura seria a avenida Santa Teresa?
R.A. [Sim], em 2010 fizemos a [avenida] Santa Teresa, importante artéria que resolveu o problema [de trânsito] da Bernardo Sayão. Mas fizemos também rua Tamandaré, que resolveu o problema [de trânsito] da rua Tupinambá, no Jardim São Luis; enfim, tem várias que, neste momento, não me lembro.

R. Você considera que o trabalho nos bairros ganhou mais força no ano passado?

R.A. Trabalhamos muito nos bairros em 2011, mas também investimos no Centro. Fizemos a [primeira parte] da rua Sousa Lima, entre a Bernardo Sayão e a Getúlio Vargas. Fizemos piçarramento nos bairros, fizemos inúmeras drenagens. Também foi feito o recapeamento da rua Simplício Moreira; da Leôncio Pires Dourado; da rua Ceará; da Coriolano Milhomem; da Piaui, na Nova Imperatriz; fizemos uma parte da avenida Liberdade e muitas outras ruas. Não dá para lembrar de todas.

R. O que já foi feito e o que está sendo feito em 2012?

R.A. Em 2012 estamos com muitas ruas já entregues e [continuamos] trabalhando. Durante o inverno trabalhamos na drenagem e pavimentação da rua Dom Marcelino, já entregue à população; também já trabalhamos na rua Rui Barbosa, que já está servindo à população. Trabalhamos na Rua da Assembleia, também já entregue; já fizemos a drenagem da Rua das Letras e da Rua 4, que já serão asfaltadas; estamos finalizando a drenagem da avenida Caiçara e, brevemente, faremos a pavimentação; a avenida Jacob já está no quilômetro final, estamos fazendo uma grande drenagem e a entregaremos em junho à população. Estamos fazendo a José Bonifácio, já finalizando o meio-fio e a sarjeta; vamos entregar pavimentada a rua Carajás, no Jardim São Luis; vamos entregar a rua São Bento, a rua São Pedro e a Raimundo de Mores, nos bairros Nova Imperatriz e Santa Rita. Há muitas outras ruas que estamos drenando e pavimentando, como a Hermes da Fonseca, na Vila Lobão, que será o contrafluxo da Rui Barbosa.

R. Além da recuperação das ruas, que outras ações a Prefeitura desenvolveu na área de infraestrutura?

R.A. Também fizemos a revitalização de várias praças, como a Praça dos Três Poderes, a Floriano Peixoto, a Irapuã Menezes, a da Capela. Todas as praças da Vilinha foram revitalizadas. E muitas outras ações na área de infraestrutura, como as pontes de madeira, que foram construídas no bairro Santa Rita, as pontes de madeira no Bacuri, ponte de madeira na Vila Nova e as pontes de concreto. Foi concluída uma ponte de concreto na rua Carajás, sobre o riacho Bacuri; uma na Godofredo Viana sobre o Bacuri; uma na Coronel Manoel Bandeira sobre o Riacho do Meio; e, agora, vamos entregar, daqui há 90 dias, uma ponte de concreto no Bairro da Caema, também sobre o riacho Bacuri.

R: Foram muito divulgadas as ações para resolver os ‘problemas históricos’, assim chamados pela própria gestão, dos bairros. Quais destes problemas você destacaria?

R.A. Na verdade, nós fizemos grandes avanços nos bairros. No ano passado nós piçarramos o [bairro] Santa Inês, o São Francisco, o Parque Independência, a Vila Mariana, o Parque Tocantins, o Sol Nascente, o Santo Amaro, o São José, a Vila Macedo. Fizemos piçarramento no Anhanguera, na Vila Lobão e parte da Vila Redenção. Este ano, nós vamos fazer o piçarramento da Vila JK, do Parque Planalto, Boca da Mata, Bom Sucesso, Imigrantes e uma parte do Santa Rita. Estamos trabalhando no Parque das Estrelas, no Brasil Novo, na Vila Brasil, na Vila Redenção I e II, a Vila Fiquene, Parque Sanharol, Parque Santa Lucia, Airton Sena e vamos até a Vila Nova. Em junho, vamos iniciar, o Parque Alvorada I e II e Vilinha. Isso fora as pavimentações que temos feito.

R: Como está o andamento do projeto para asfaltar toda a Nova Imperatriz?

R.A. Já está em andamento, já começou o trabalho nas ruas São Bento, São Pedro e Raimundo de Moraes. É um convênio, uma parceria com o Governo do Estado, no qual também vamos fazer a drenagem da rua José de Alencar, no bairro Bom Sucesso. Vamos asfaltar toda a Nova Imperatriz e algumas das principais ruas dos bairros, corredores de trânsito.

R: A Prefeitura também tem investido na iluminação pública da cidade. Que bairros já foram beneficiados e quais serão até o fim do ano?




R.A. Estamos ampliando o sistema de iluminação de Imperatriz. Todas as luminárias localizadas entre a BR-010, o rio Tocantins, o Parque Anhanguera até o Ouro Verde, passando pelo Bacuri, pelo Centro, pelo Santa Rita, pela Nova Imperatriz, já foram trocadas. Não temos mais luminárias abertas ou com pouca intensidade. Todas as luminárias são novas, modernas, melhoraram a iluminação e são ecologicamente corretas. Este trabalho esta sendo feito, agora, na grande Vila Lobão, que compreende a Vila Lobão, a Vila Redenção I e II, o parque das Estrelas, o parque das Palmeiras, o Brasil Novo e a Vila Brasil. Nestes, será entregue nesta semana. Já iniciamos a grande Vila Nova, que corresponde à Vila Nova, o Jardim São Luis, o Sanharol, Airton Sena, Parque das Mangueiras e Vila Fiquene, todas as luminárias serão trocadas. E já começamos uma grande obra da iluminação pública. Estamos iluminando toda a BR-010, desde o viaduto da ferrovia até as proximidades das carrocerias Randon. São 13 km de iluminação nova e moderna. Todo o perímetro urbano da BR-010 será iluminado, melhorando a segurança dos condutores e dos demais cidadãos que passam pelo local.

R: Quando tem sido investido em iluminação pública pela Prefeitura?

R.A. Este ano o governo vai investir dez milhões só em iluminação pública. Nós investimos cerca de três milhões no primeiro ano [2009], quatro milhões no segundo ano [2010], cinco milhões no terceiro ano [2011] e, este ano, serão investidos dez milhões na iluminação pública.

R: Imperatriz concorre a algum prêmio neste sentido?

R.A. Eu posso garantir que, entre as cidades com o mesmo porte, Imperatriz é uma das mais iluminadas no país. Depois deste investimento de dez milhão de reais, que finaliza toda a troca de luminária de Imperatriz, acredito que Imperatriz, no seu porte de cidade, será a cidade mais bem iluminada do país. É por isso que nós, que já estamos concorrendo, vamos trabalhar para ganhar o prêmio de cidade de médio porte mais bem iluminada do país.

R: Voltando a falar sobre pontes, a Prefeitura começou a construir a quarta ponte de concreto deste governo. Há alguma determinação específica de que estas pontes sejam substituídas?

R.A. Neste governo, o prefeito Madeira determinou que, nesta área central de Imperatriz, não devem mais ser construídas pontes de madeira. Nós já estamos na quarta ponte de concreto sendo construída. É na rua Tupinambá, no bairro da Caema, sobre o riacho Bacuri. Já há cinquenta anos havia uma ponte de madeira no local. Esta ponte já foi retirada, já começamos a construir a próxima.

R: O aumento do número de veículos exige, também o aumento do número de ruas e avenidas para circulação. O que foi feito neste sentido?

R.A. Na verdade, neste governo, um dos objetivos era abrir os corredores de trânsito. Quando nós assumimos o governo, Imperatriz tinha cerca de 53 mil veículos. Hoje a cidade já tem 80 mil veículos. Foi por isso que revitalizamos a Santa Teresa e o trecho da Nova Imperatriz da rua Sousa Lima, por exemplo. Foi por isso que alteramos o sentido de ruas como a Coriolano Milhomem e a Sousa Lima, já no Centro, pondo cada uma em sentido único. Melhoramos a Leôncio Pires Dourado. Fizemos a rua Tamandaré, como contrafluxo da Tupinambá; Fizemos a Dom Marcelino como contrafluxo da Euclides da Cunha, na Vila Nova. Revitalizamos a Hermes da Fonseca, que será contrafluxo da Rui Barbosa. Em alguns dias vamos entregar a avenida Jacob, que, entre outras coisas, vai auxiliar a avenida Liberdade. Vamos entregar a rua Caiçara; a Rua das Letras; a Padre Anchieta, que vai ligar a Pedro Neiva de Santana à Vila Nova e há várias outras ruas que foram feitas pensando na melhoria do trânsito mas, acima de tudo, pensando na qualidade de vida na nossa população.

Prefeitura amplia programas sociais em Imperatriz

A instalação da nova “Casa de Passagem” de Imperatriz, localizada na rua XV de Novembro, no setor Beira-Rio, deverá ser uma referência para o Brasil. É o que prevê a secretária Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) Miriam Reis. 

“É um ambiente bonito e confortável, onde a criança sente-se bem e valorizada”, observa ela, que destaca o apoio do prefeito Sebastião Madeira na consolidação do novo formato da “Casa de Passagem” de Imperatriz.

Ela diz que a criança, quando sair do ambiente da Casa de Passagem para voltar a sua família ou ser adotada, deverá lembrar desse espaço que acolhe com carinho essas crianças vítimas de abusos e violências. “Nós dispomos de uma equipe acolhedora e treinada, pois dispõem de todas as coisas de pelo menos amenizar o sofrimento que tenham passado”, assegura.

Miriam Reis garante que a “Casa de Passagem” é um ambiente moderno que dispõe de instrumentos para acolher de forma confortável a criança e o adolescente. “O ambiente é melhor que a maioria das residências das famílias pois, a partir do momento que essa criança entra na ‘Casa de Passagem’, passa a ser de responsabilidade do município protegê-la”, afirma.

Projeto Conviver

A secretária de Desenvolvimento Social reitera que uma marca do governo Madeira “é cuidar das pessoas”, principalmente depois da formatação do Projeto Conviver que dispõe de unidades nos bairros Bacuri, Santa Rita e Parque Santa Lúcia, em Imperatriz. 

“Esse projeto contempla crianças na faixa etária de zero a seis anos de idade [completando assim um ciclo], pois temos prestado atendimento à criança e ao idoso no Centro de Referência de Assistências Social (Cras)”, assinala.


             Ela disse que a meta da administração é prestar um atendimento humanizado à população imperatrizense, buscando revitalizar os prédios da Sedes, como é o caso da coordenação do programa Bolsa-Família. “O município acabou de reformar esse prédio, pois antes os beneficiários ficam expostos ao sol e a chuva, mas hoje dispõem de um ambiente climatizado e com televisão”, finalizou.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...