3/16/2013

Semana de Mobilização da Saúde nas Escolas beneficia mais de 11 mil estudantes em Imperatriz

Passando por 42 Unidades de Ensino Público, o objetivo é a prevenção da obesidade e o cuidado com a saúde ocular

Na Semana de Mobilização “Saúde na Escola” alunos de 42 escolas municipais estão sendo beneficiados com ações de saúde preventiva. Promovidas pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com alunos dos cursos de Nutrição, Educação Física e Enfermagem, de Instituições de Ensino Superior, as visitas se iniciaram dia 11 e encerram nesta segunda-feira, 18.

De acordo com a coordenação da Atenção Básica, 42 Equipes estão envolvidas na mobilização que irá atuar durante todo o ano letivo. Conforme explica Valéria Moreira, Coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente em Imperatriz, as atividades dessa semana marcam o início da adesão ao projeto que tem como foco a prevenção da obesidade e o cuidado com a saúde ocular.

São efetuadas avaliação oftalmológica (triagem de acuidade visual) e Avaliação Nutricional com verificação de Índice de Massa Corporal – IMC, peso e medida. Também é verificada a situação vacinal, avaliada a saúde bucal e são prestadas orientações sobre alimentação saudável, estímulo a práticas corporais e atividades físicas”.

A Secretária Municipal de Saúde, Conceição Madeira, ressalta que a estratégia faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) que é desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) em conjunto com o Ministério da Educação. “O objetivo é sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno do educando”.

Para a secretária, é de suma importância a adesão desse projeto, visto que será possível identificar e tratar as necessidades primárias destes estudantes. “Com a implantação do PSE, os alunos que por ventura tiverem algum problema detectado nas avaliações, poderão ser encaminhados aos profissionais de saúde especializados para tratamento e correção das patologias”. (Maria Almeida – ASCOM)


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...