8/22/2014

O JORNALISMO SE APEQUENA NA TV DA FAMÍLIA LOBÃO EM IMPERATRIZ.


O desespero tomou conta da campanha do Lobinho Filho, principalmente aqui em Imperatriz, cidade onde a rejeição ao filho do ministro é grandiosa, e o nome de Flávio Dino só se consolida a cada dia. Tal é o desespero que a alternativa encontrada  “por eles”   para se contrapor ao fortalecimento  de Dino no coração do eleitor,  tem sido usar  o sinal de TV que a família do candidato  controla ( TV Difusora)  com fins flagrantemente  eleitoreiros. 

A estratégia encontrada pelos marqueteiros do candidato a governador, cuja família controla o sinal do SBT  no Maranhão,  é tentar ridicularizar Flávio Dino  com charges de gosto duvidoso com a pseudo intenção de criticar a gestão do  prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira,  um dos poucos  gestores  municipais  maranhenses que teve coragem de dizer não ao projeto de Lobão Filho de  tentar virar  governador,  e se posicionar do lado de Flávio Dino.  

 Por conta da coragem  do "não ao lobo"   Madeira entrou pra  “lista negra   da Difusora”  com   o “pau comendo”  todos os dias  sem direito ao contraditório,  o  que deixa  o “jornalismo” da emissora,  menor. Ouvir os dois lados é regra basilar do bom jornalismo e isso não tem sido feito pela TV da Rua Monte Castelo nas questões relacionadas à gestão municipal. Para se constatar o que digo basta acompanhar desde cedo da manhã  sua  programação. 

Na edição desta sexta-feira a emissora da família Lobão, no Jornal da Difusora, ultrapassou todos os limites do bom senso ao exibir mais uma charge animada contra Madeira e Flávio.

O que parecia uma inocente e engraçada critica aos problemas da cidade, no final se transformou numa “peça acusatória” onde, criminosamente, a TV  acusa o prefeito de desviar recursos da Prefeitura  para a campanha  de Dino. Pelo que se sabe, atribuir falsamente, à alguém a responsabilidade pela prática de um fato definido como crime, é conduta tipificada  pelo Código Penal Brasileiro, assim como  também o é , atribuir à alguém fato determinado e ofensivo à sua reputação;  condutas  flagrantemente praticadas pelo “jornalismo da TV Difusora de Imperatriz” na tarde de hoje (22)  em relação ao prefeito Madeira.

No caso do candidato a governador Flávio Dino, na forma como  a TV o apresenta nas charges já exibidas,  não resta qualquer margem de dúvida de que a intenção é causar danos à sua imagem com objetivo de influenciar a vontade do eleitor,  conduta que salvo engano, é   vedada pela Justiça Eleitoral.

Essa ofensiva “jornalística/eleitoreira” da TV Difusora para tentar obter dividendos eleitorais a a favor de Lobão Filho em detrimento de Flávio Dino  é acima de tudo equivocada e  macula a imagem da empresa  até então,  protagonista de   um jornalismo interativo e popular.  

É lamentável que por conta  da disputa eleitoral para o Governo do Maranhão, uma concessão pública  esteja sendo usada cristalinamente para  tentar  beneficiar  uma candidatura  em detrimento de outra  por meio de uma vil e ardilosa estratégia de manipulação da opinião pública.

Ainda bem que o  mundo mudou e em que pese  a rapidez na veiculação   das noticias, teorias, teses, verdades prontas, mentiras; projetos e ideologias  gerou  um cidadão cada vez mais critico e capaz de filtrar o que vê, ouve, e o que lê nesse universo  o que nos leva a inferir que no caso dessa estratégia da Difusora o feitiço pode virar contra o feiticeiro, ou seja, produzir um efeito contrário às intenções nada ortodoxas da família que lhe controla.



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...