11/08/2014

Conceição Madeira está entre os 25 melhores secretários municipais de saúde do Maranhão



A secretária recebeu ontem o troféu “The Best Saúde Maranhão”, um das honrarias mais concorridas na área médica do Estado.

Em reconhecimento às ideias e ações aplicadas no Município de Imperatriz, a secretária Municipal de Saúde, Conceição Madeira foi homenageada no “The Best Saúde Maranhão”, um dos mais concorridos eventos voltados para a área médica já realizado no Estado.  A cerimônia de entrega da premiação foi realizada ontem (07) no Hotel Luzeiros, na capital do Estado.

Idealizado pela equipe da Revista Saúde News, especializada em divulgar assuntos da área de saúde há 08 (oito) anos e com circulação em todo Norte/Nordeste, o prêmio reconhece os 25 melhores secretários municipais de saúde do Maranhão, pelos serviços prestados à sociedade maranhense, levando em consideração as ideias e ações que buscam soluções imediatas e eficazes para os problemas e deficiências na saúde pública.

 Conceição Madeira relatou que se sente muito lisonjeada em receber o prêmio, pois gerenciar as questões da saúde pública de Imperatriz que atende cerca de um milhão de pessoas (oriundas de diversas cidades da região). Para ela, é uma tarefa quase impossível de ser realizada; mas que ela está imbuída num processo de mudança que visa a melhoria do acesso e a qualidade da saúde dos imperatrizenses. “É muito gratificante ser homenageada com um troféu tão importante, e que ratifica a qualidade dos nossos serviços oferecidos na Rede Pública de Saúde”, acrescenta.

 
Resultados - Em 2013 foram alcançados grandes resultados em função da melhoria da Saúde Pública de Imperatriz. De acordo com as estatísticas apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), Imperatriz teve um salto significativo e marcante no processo de mudanças propostos pela atual gestão.

Entre os principais avanços podem ser citados a Realização de Transplante Renal pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Chegada da Unidade Móvel de prevenção e Combate ao Câncer, Implantação das Academias da Saúde, Reforma e Construção de Unidades Básicas de Saúde, Credenciamento da Residência Médica no Hospital Municipal, implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia - UNACOM (que está em fase de conclusão) e reestruturação da Saúde Mental com implantação da Residência Terapêutica; além da ampliação do Programa de Equoterapia do Consultório na Rua – Único no Estado.

 Metodologia - Vale ressaltar que o critério usado para relacionar os municípios homenageados, teve como base os indicadores repassados pelo Conselho Municipal de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão – COSEMS e Coordenadores de CIR – nas áreas de Saúde da Família, Saúde Bucal, Saúde na Escola, Saúde Mental, Farmácia Básica, Metas Vacinais e Compartilhamento dos Agentes Comunitários de Saúde.

Para a entrega do prêmio são analisadas as ações executadas pelas gestões municipais  de saúde durante os exercícios ano de 2013 que trouxeram melhorias para a população e, principalmente, para os usuários do Sistema Único de Saúde. Além dessa análise, é conferida a qualidade do trabalho, a transparência, a responsabilidade e excelência na Saúde dos municípios, além da verificação da melhora dos indicadores oficiais da pasta junto ao Ministério da Saúde.

 O PRÊMIO - Os homenageados no “The Best Saúde 2014” são Secretários Municipais de Saúde que conseguiram alcançar, em várias áreas, as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e médicos de diversas especialidades que atuam na capital maranhense.

Perfil da homenageada

Maranhense, médica formada pela Universidade Federal do Ceará. Conceição de Maria Soares Madeira é anestesista e ultrasonografista. Pós-graduada em Medicina Estética. Casada com o também médico e prefeito, Sebastião Madeira, têm dois filhos: Alberto, médico oftalmologista, e Mariana, estudante de medicina e graduada em Relações Internacionais, ambos nascidos em Imperatriz.

É Secretária de Saúde do Município de Imperatriz desde o dia 07 de janeiro de 2010. Ela é também membro da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), Secretária da CIR – Comissão Intergestores Regional e do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...