11/05/2014

Palestra, triagem, consultas e marcação de exames marcam abertura da campanha NOVEMBRO AZUL em Imperatriz


Prefeito Madeira destaca a necessidade de se vencer o preconceito e mobilizar os homens a realizarem o exame preventivo da Próstata.

Com a participação do Prefeito Sebastião Madeira, dos coordenadores da Rede de Oncologia do Município, Gumercindo Filho e do Programa Saúde do Homem, Felipe Hanns, foi iniciada na manhã de ontem no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a mobilização do Novembro Azul no município.

Ao declarar a abertura oficial das atividades, o prefeito Madeira falou da importância desta mobilização chamando a atenção da sociedade para a necessidade de realização do toque retal (exame que previne o câncer de próstata), que mesmo com todos os avanços, há ainda um preconceito em relação ao procedimento. Ele exemplificou a situação com um caso que atendeu décadas atrás.

“Quando cheguei a Imperatriz, que atendi um senhor e fiz o exame, ao sair do consultório ele disse que ia se matar porque eu havia lhe desmoralizado. Isso foi há alguns anos, mas mostra a carga de preconceito existente quando se fala em exame de próstata. E ainda hoje percebemos que há uma resistência, espero que com estas ações consigamos conscientizar os homens da necessidade da prevenção”, ressaltou Madeira.

Reforçando a problemática exposta pelo prefeito, o urologista José Neto ministrou uma palestra sobre Câncer de Próstata para centenas de homens que estavam presentes no evento. Logo após a explanação, os participantes tiveram acesso a um café da manhã e aos serviços de saúde disponibilizados. Otávio Lima, vendedor que recebeu encaminhamento para o urologista, parabenizou a ação: “Era o que estava precisando, ainda não estou sentindo nada, mas o importante é prevenir!”.

Já o aposentado Antônio Fortunato de 79 anos, relata que participou da palestra por necessidade, pois está sentindo problemas na próstata. “Eu sempre faço os exames, mas da última vez que fui ao médico, minha próstata deu alterada, e eu deixei passar, mas agora eu vim procurar o tratamento e vou até o final”, ressaltou o idoso que passou pela triagem, e também saiu com encaminhamento para o especialista e exames marcados.

Felipe Hanns explicou que as ações previstas para o mês contemplam ainda uma blitz em frente ao Departamento de Atenção Básica do Município; Café da manhã na Pista de caminhada do Aeroporto com Avaliação Física, Nutricional, e realização de teste de glicemia; Palestras com solicitação de exames e encaminhamentos no Complexo de Saúde Parque Anhanguera, Quartel da Polícia Militar e nas Unidades Básicas de Saúde.

Outras sete palestras serão realizadas em empresas e Unidades Básicas de Saúde, sendo que no término de todas as apresentações haverá triagem e consulta com disponibilização de prescrição de exames, testes de glicemia e de hipertensão.

[Maria Almeida – ASCOM]

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...