3/06/2015

Secretárias do Município conclamam mulheres a conquistar direitos e igualdade na sociedade


O Poder Executivo esteve representado na sessão solene da Câmara através das secretárias Conceição Madeira, Conceição Formiga e Miriam Reis.

            Dentro da programação da Semana da Mulher, a Câmara Municipal de Imperatriz, sob a liderança de suas vereadoras realizou na manhã desta quinta-feira (5), sessão solene em que homenageou várias mulheres que se destacaram na sociedade local em suas respectivas áreas de atuação. Elas receberam o troféu “Alvina Vieira Fortaleza”, vereadora eleita presidenta da Casa, no ano de 1975.

            A sessão solene foi presidida pela vereadora Fátima Avelino, secretariada pelas vereadoras Caetana Frazão e Teresinha Soares. O Poder Executivo Municipal esteve representado pelas secretárias Conceição Formiga (Políticas Públicas para Mulheres), Conceição de Maria Madeira (Saúde) e Miriam Reis (Desenvolvimento Social). Todas se pronunciaram e fizeram justas homenagens às mulheres de Imperatriz.

            Ao se pronunciar a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), Miriam Reis falou inicialmente, da emoção que estava sentindo em participar de um evento tão importante para as mulheres de Imperatriz. “Somente nós mulheres sabemos quanto é difícil desempenhar nossa função de dona de casa, de profissional em nosso local de trabalho e também na política”, observou.
            De acordo com Miriam Reis, a administração do prefeito Sebastião Madeira tem valorizado a classe feminina implantando programas sociais que estão capacitando às donas de casa permitindo que elas possam trabalhar obtendo uma renda extra para o sustento da casa. “Finalmente, quero homenagear a minha mãe que me propiciou uma formação cristã, humana, para que eu possa servir de exemplo para outras mulheres”.

            A titular da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) iniciou seu pronunciamento lembrando que há exatos 43 anos ela participa do Clube de Mães e nesta data sempre presta homenagens às mulheres. “Agradeço a comissão organizadora nas pessoas das vereadoras Fátima Avelino, Caetana Frazão e Teresinha Soares e ao vereador Esmerahdson de Pinho, numa homenagem a sua mãe Mary de Pinho, que foi vereadora comigo aqui nesta Casa”.

            Conceição Formiga disse ver no rosto das mulheres presentes expressão de alegria, outras de sofrimento, resistência e luta. “Temos que conscientizar todas a lutar por seus direitos e oportunidades iguais”, orientou a secretária, convidando as mulheres presentes para a caminhada do próximo sábado (7), solicitando que no próximo domingo (8) todas em suas casas ligassem para dez companheiras conclamando-as para lutar por seus direitos.

  Por sua vez, a primeira dama do município e secretária municipal de Saúde, Conceição de Maria Madeira, afirmou que ao longo da história da humanidade as mulheres foram sofreram preconceito, discriminação, porém muitas delas deixaram uma história de lutas e superação. Entre estas, a secretária lembrou grandes heroínas que marcaram seus nomes na história, a exemplo de Joana D’Arc e Anita Garibaldi.

            “Na atualidade acompanhamos a luta da jovem paquistanesa Malala Yousafzai que sofreu um atentado, conseguiu sobreviver, tornou-se exemplo de luta para as mulheres de todo o mundo, sendo por isso agraciada aos 17 anos com o prêmio Nobel da Paz”, afirmou Conceição Madeira, lembrando que o grande desafio de hoje é denunciar e combater qualquer tipo de violência contra a mulher. “Portanto, parabéns para todas as mulheres”, finalizou a secretária.


            A mesa diretora esteve ainda formada, além das três vereadoras e as três secretárias municipais citadas, com a Irmã Maria das Neves, que representou as demais homenageadas; a presidente da AMPARE, Glória Cortez, que representou as demais mulheres da comunidade; a Capitã do Corpo de Bombeiros, Kátia, a Aspirante do Exército Brasileiro, Ana Teresa e a Tenente-PM Ivanise, que representaram as mulheres que compõe os órgãos de segurança. O vereador Adonilson Lima, se pronunciou em nome de todos os vereadores.

 *ASCOM

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...