4/13/2015

Comunidade do grande Santa Rita recebe Ação Social em comemoração ao Dia Mundial da Saúde



Avaliação nutricional, palestras e medição do peso/altura fizeram parte dos serviços ofertados.

Na semana em que foi comemorado o Dia Mundial da Saúde – 7 de Abril, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), através da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional em parceria com o curso de Nutrição do Instituto de Ensino Superior do Maranhão (UNISULMA), ofertou ontem (10), à comunidade atendida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do bairro São José, mais uma Ação Social com a temática: “Mais Saúde”.

O evento proporcionou a comunidade do grande Santa Rita, atividades de acompanhamento em saúde, atendimento e avaliação nutricional, palestras, medição do peso e altura, além de atendimento especifico para as mães com filhos abaixo de 12 anos e idosos, com a finalidade de orientar e ao mesmo tempo alertar à população sobre a importância da alimentação saudável.

“Aproveitando o Dia Mundial da Saúde, resolvemos promover esse encontro a fim de reforçar sobre a importância da alimentação saudável, esclarecendo os perigos dos alimentos industrializados para as crianças com uma palestra bem divertida, assim como avaliação nutricional para todos que aceitaram nosso convite e vieram participar desse momento”, disse a Superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional do município, Andressa Assunção.
A nutricionista e coordenadora do curso de nutrição da Unisulma, Juraciara Abreu, declara que os eventos dessa temática, além de propiciar vivência acadêmica do que é a nutrição social aos alunos da instituição, ajuda ainda na qualidade de vida das comunidades visitadas.

“Ao exercer a nutrição social temos o contato com a comunidade, respeitando seu ambiente e seus hábitos alimentares, trazemos mais conhecimento para que se alimentem melhor, aproveitando tudo aquilo que tem disponível, porque, as vezes, não é que falte o alimento, mas como utilizar adequadamente esses alimentos, sem comprometer o orçamento, utilizando o que tem em casa e adquirindo aos poucos os hábitos de uma alimentação saudável”, declarou.

Para Helena de Castro Silva, de 63 anos e usuária do SCFV, afirma que aprendeu muito com a ação social. “Eu gosto muito das atividades do Serviço de Convivência, principalmente as que nos ajudam a melhorar nossa vida”, finalizou.

Cerca de 100 pessoas participaram das atividades desenvolvidas por 30 estudantes do curso de nutrição e a pretensão da organização do evento é levar o serviço para outros programas da SEDES distribuídos por toda a cidade, a fim de atingir o maior público possível e mais qualidade de vida para à população.

Sara Ribeiro - ASCOM

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...