5/06/2015

Comenda “Hilda Rocha Cortez” vai ser entregue nesta quinta-feira: A solenidade acontece na Câmara Municipal em homenagem às mães

vereadoras: Fátima Avelino, Caetana e Terezinha Soares
O projeto que institui a Comenda “Hilda Rocha Cortez”, de autoria do vereador-presidente José Carlos Soares Barros (PTB), foi votado e aprovado por unanimidade na sessão da última terça-feira (5).

Hilda Rocha Cortez foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora em Imperatriz, no dia 31 de janeiro de 1955.  É casada com Pio Lima e Silva, e mãe de seis filhos.

Ao indicar a criação da Comenda, José Carlos quis fortalecer e valorizar as famílias, na pessoa de uma mulher-mãe, que representasse todas as demais mães da cidade.

Cada vereador selecionou duas mães para receber a “Comenda Hilda Rocha Cortez”, totalizando 42 homenageadas. A sessão solene vai ser presidida pelas três vereadoras-mães, Fátima Avelino, Terezinha Soares e Caetana Frazão.

A vereadora Edneusa Caetana Frazão (PSDB) falou emocionada sobre a importância da Comenda, que resgata um pouco da história da casa.

“A Importância é tão grande que não sei nem me expressar. É de uma enorme grandeza homenagear a primeira vereadora, que vai receber a comenda representando todas as mães de Imperatriz.”

Da mesma forma, a vereadora Terezinha Oliveira Santos (PSDB), mostrou toda a sua satisfação em participar da solenidade.

“É um momento histórico pra essa Câmara. Acho justa a homenagem e me sinto também prestigiada, como mãe e como vereadora.”

A vereadora Fátima Lima Avelino (PMDB) ressaltou a importância da homenageada Hilda Rocha Cortez, que dá o nome à honraria, estar presente para receber a Comenda.

“Pela primeira vez nessa Câmara, vemos uma solenidade de tamanha relevância, com a presença da primeira mulher vereadora. Acho que vai ser uma emoção muito grande pra ela. Essa homenagem para as mães, ainda valoriza todas as vereadoras que já passaram por esta casa, como, por exemplo, a dona Angélica, que teve três mandatos. A Câmara demonstra com essa e outras ações, que é do povo, trabalha para o povo e traz o povo para participar das suas atividades.”

Mari Marconccine (Assessoria da Câmara Municipal)

Foto: Fábio Barbosa

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...