5/27/2015

CREAS intensifica ações em benefício da família e ao amparo à assistência social


Por Francisco Lima

O órgão atua no serviço de proteção e atendimento especializado da família e indivíduos necessitados

O Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, programa vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), constitui-se numa unidade pública destinada a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados.

O órgão realiza o trabalho de assistência por meio de programas e de políticas de integração ao combate à violência doméstica, psicológica, exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas idosas, deficientes, entre outras situações que possam causar danos ao bem estar do indivíduo com vulnerabilidade especial. As ações do órgãos estão sendo intensificadas para garantir a proteção e atendimento à comunidade.

O Centro é composto por um conjunto de profissionais que auxiliam gratuitamente a famílias e indivíduos em situação de ameaças ou violação de direitos. As vítimas recebem acolhimento, atendimento individual ou em grupo. As denúncias ofertadas pelos órgãos de proteção de direitos  geralmente são oriundas do Ministério Público (MP), Defensoria Pública do Estado (DPE), Conselho Tutelar,  Vara Especializada da Infância e Juventude e Delegacia da Mulher, podendo ainda, ser denunciada por qualquer pessoa.


Segundo a coordenadora do CREAS, Jucilene Reis, dependendo de cada caso  a pessoa necessitada é encaminhada para um serviço de proteção e atenção integral para tratamento com uma equipe interdisciplinar, formada por psicólogos, pedagogos, assistentes e educadores sociais, que identificam a situação, oferecendo apoio e acompanhamento especializado, principalmente as crianças e jovens vítimas de qualquer tipo de violência que se encontra em situação de risco,  ou que tenha seus direitos violados. 

“Quando um idoso ou um deficiente necessita de um atendimento prévio, como uma passagem que é de direito garantindo e é negado, fazemos o acompanhamento no sentido viabilizar junto aos órgãos competentes (MP, DPE e demais órgãos), com quem firmamos parceria para assegurar o direito do necessitado”, ressaltou Jucilene.  

Compete ao CREAS, além dos fatores citados, o apoio psicossocial, jurídico social, responsável pelo acolhimento e atendimento profissional, bem como os encaminhamentos que se fizerem necessário para os serviços de saúde, assistência e o bem estar de cada um, para que as famílias possam ter acesso a políticas públicas, a fim de acolher e encaminhar as vítimas e suas famílias para o atendimento necessário.

O Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS,  funciona na Rua Hermes da Fonseca, nº 1204, entre as ruas Sergipe e Alagoas, bairro Juçara.


Ascom

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...