5/22/2015

Formatura do Brasil Alfabetizado é marcada por muita emoção



Luana Barros

Para Zesiel Ribeiro, “além do aprendizado da leitura alunos conquistam independência e cidadania”

Para começar a cerimônia de formatura do Programa Brasil Alfabetizado (BRALFA), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a Companhia Reviver da Associação Pró-Idoso emocionou os presentes com uma apresentação musical. Ao todo, 600 alunos concluíram na última quarta-feira (20 de maio), a etapa 2013-2014 do programa.

Letícia Silva Alves, coordenadora local do BRALFA, declara que desde 2009 já foram alfabetizados quase cinco mil alunos: “O Brasil Alfabetizado é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos e se torna efetivamente uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Desde 2009, foram alfabetizados 4.924 alunos”.

Emocionado, o aluno Valdeny Batista de França afirmou que a educação é uma porta de acesso a uma vida melhor: “É muito bom trabalhar mas o estudo é melhor. Eu acredito que na vida conseguimos algo com trabalho e com esforço mas se não tivermos estudo não teremos conhecimento e sem ele o homem não enxerga para onde vai”.
Zesiel Ribeiro, secretário de educação, revela a satisfação de participar de mais uma formatura do BRALFA e afirma que além do aprendizado da leitura esses alunos conquistam sua independência e cidadania:
“É uma alegria para nós participarmos de um momento como este. Olhando para o rosto de cada aluno vemos pessoas que deram um importante passo em direção ao conhecimento. Todos os alunos estão de parabéns por essa conquista. Parabenizo a equipe que coordena este programa em Imperatriz e aos alfabetizadores voluntários que buscam os alunos em suas casas para formar turmas e os motivam a não desistir. Aqui em Imperatriz, a Secretaria Municipal de Educação dá todo o suporte para realização das ações deste programa porque eu acredito que é possível erradicar o analfabetismo em todo o nosso país; basta apenas que o governo queira e que desenvolva um trabalho sério, como este do Brasil Alfabetizado em Imperatriz”.
 “Que bom que participamos de um momento tão importante que irá marcar a história de todos nós. Imagino que há oito meses quando começaram as aulas do Brasil Alfabetizado alguns alunos estavam desanimados e outros quem sabe com muita alegria, como uma oportunidade. O certo é que todos os alunos agora podem olhar para trás e vê que sem o domínio da leitura e da escrita não era um cidadão completo e hoje todos os 600 alunos que receberam o certificado de conclusão do Programa Brasil Alfabetizado são cidadãos completos e é isto que enaltece uma cidade, um povo e uma nação, é o conhecimento. Pois é o conhecimento que levanta uma sociedade”. Pastor Porto, vice-prefeito de Imperatriz

Objetivo - “O Programa Brasil Alfabetizado tem o objetivo de promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida”.
ASCOM

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...