5/21/2015

Hospital Materno Infantil de Imperatriz lança campanha de doação de Leite Materno


Com o objetivo de suprir um déficit de 60% de sua capacidade operacional pelo número reduzido de doadoras, o Banco de Leite Humano do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz (HRMI) lança uma campanha de incentivo à doação de leite com o lema “Doe leite materno e salve uma vida”.

Segundo o diretor do Hospital, médico Reginaldo Batista Nascimento, os Bancos de Leite figuram entre as principais iniciativas do Ministério da Saúde para a redução da mortalidade infantil, inseridos na estratégia da Rede Cegonha. “Hoje o HRMI possui 63 leitos de UTI Neonatal, mas são apenas 35 doadoras, quando o ideal para atender a demanda é de 90 doadoras, portanto apelamos para a comunidade imperatrizense que nos ajude nesse sentido”, disse Reginaldo.

Conforme orienta a coordenadora do Banco de Leite Materno do HRMI, a nutricionista Fabiana Galeno, toda mulher saudável com excesso de leite pode doar. Para fazer a doação, as mães lactantes podem solicitar orientação diretamente ao Banco de Leite Humano do Hospital ou ligar no (99) 3525-4518, que a equipe vai até a casa da doadora fornecer todas s instruções e levar os frascos adequados para o armazenamento.

“O leite humano pasteurizado em nossa unidade de saúde é seguro e atende prioritariamente os recém-nascidos prematuros e de alto risco, internados em nossa UTI Neonatal. Qualquer quantidade é importante para a vida dos bebês já que 1ml de leite é suficiente para impactar na vida do recém-nascido”, disse Fabiana Galeno.
Para se tornar uma doadora, a mãe deve ter leite em excesso e estar saudável. Por isso, antes da doação, a equipe realiza diversos exames – sorologia de HIV, Hepatite B, Sífilis e Hemograma.


Há 12 anos o Banco de Leite Humano do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz promove o incentivo ao Aleitamento Materno para as mães de Imperatriz e Região Tocantina. Palestras informativas para as gestantes do hospital, coleta de leite e distribuição do leite coletado são algumas atividades promovidas pelo Banco.

( DA SECOM-ESTADUAL )

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...