5/23/2015

Palestra e Caminhada pelo Centro de Imperatriz encerram a Semana de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente


Encerrada ontem (22), a Semana de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente, em Imperatriz. Promovida pela Prefeitura de Imperatriz através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no período de 18 a 22 de Maio, a Semana tinha por objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade a cerca da temática, além de marcar a passagem do dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente -18 de Maio.

A Semana que abordou a temática: “Quem ama protege e quem protege denuncia” foi encerrada com a realização de uma Palestra para os alunos da Escola Municipal Lia Evangelista, no empreendimento habitacional Itamar Guará II. Além de uma passeata pelas principais ruas do habitacional a fim de alertar à comunidade para a violência contra a criança e o adolescente.

A coordenadora do CREAS, Jucilene Reis, analisou como positiva a realização da Semana.

“Nós conseguimos alcançar o objetivo de forma satisfatória. Entendo que conseguimos sensibilizar a sociedade em geral, assim como as famílias. Enfatizamos com o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, público esse formado por crianças e adolescentes sobre a importância de denunciar casos de violência sexual, bem como, também direcionamos as informações para as mães com intuito de não serem conivente se em algum momento presenciarem este crime hediondo”, declarou Jucilene.

Ela explicou ainda, que o CREAS realiza campanhas sobre o Abuso e Exploração Sexual constantemente em Escolas, Centros Comunitários, Faculdades e tantos outros espaços.

“Esse é um trabalho constante do CREAS. Além de fazermos os atendimentos com equipe multiprofissional de restabelecimento de vínculos emocionais das crianças e adolescentes que chegam ao CREAS, também temos a preocupação de fazer o outro lado, que é a prevenção e orientação da comunidade, sobre esse crime”, relatou. 

Fazendo coro à campanha com a mesma temática realizada pelo Poder Judiciário, através da Vara e Promotoria da Infância e Juventude, todos do poder público, em especial, SEDES, CREAS, dentre outros programas, participaram de uma grande caminhada que teve concentração na Praça de Fátima e percorreu as principais ruas do Centro de Imperatriz, encerrando oficialmente o marco de 18 de Maio.

Sara Ribeiro - ASCOM 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...