5/06/2015

Segurança Alimentar e Nutricional em debate na III Conferência Municipal em Imperatriz


O importante evento acontecerá hoje e amanhã no auditório da UREI

            A Prefeitura Municipal de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEDES, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - COMSEA realizam, nos dias 6 e 7 de maio, no auditório da Unidade Regional de Educação – UREI, a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

            A programação tem início hoje, quarta-feira (6), com um café da manhã e o credenciamento dos participantes. A solenidade de abertura, informa a titular da SEDES, professora Miriam Reis Ribeiro, está prevista para começar as 09h00 com um momento cultural e as 10h00 será feita a leitura do Regimento Interno, cujas discussões e propostas se estenderão ate ao meio dia, quando será servido o almoço.

            “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” será a primeira palestra da III Conferência, ministrada pelo presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão, Eurico Fernandes, seguida da palestra “Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar”, pela nutricionista Jaisane Lobato.

A programação do primeiro dia da III Conferência encerra-se com a esperada palestra “Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local”, que será ministrada pelo engenheiro agrônomo Paulo Catunda. A palestra tem início previsto para as 16h00, dependendo dos debates, pode se estender até as 18h00.

O segundo dia começa às 08h00 com um café da manhã, às 08h30 tem início a palestra “Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade”, ministrada por Miercio Robert. O ciclo de palestra encerra com “Programas de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Imperatriz”, às 09h30, palestra esta que será ministrada pelo engenheiro agrônomo Luciano Davanso.

Grupos de Trabalho – A partir das 10h00 se formarão os grupos de trabalho que vão debater três temas: Quais os avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; Qual a estratégia para a conquista da comida de verdade no município, no País e Internacional e O que o poder público e a sociedade civil pode fazer para fortalecer o SISAN na esfera federativa.


 No período da tarde, após o intervalo do almoço, os participantes retornam à discussão central para a apresentação e votação das propostas. Previsto para as 15h00, a parte mais concorrida da III Conferência que é a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

(Domingos Cezar/ASCOM).

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...