5/11/2015

Unidade Móvel De Prevenção e Combate ao Câncer chega ao Posto de Saúde da Nova Imperatriz


Quem estiver precisando consultar com dermatologista, fazer mamografia ou realizar exames de prevenção do cólo do útero e da próstata; tem a oportunidade de receber todos estes atendimentos sem pré - agendamento na Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer que se encontra em frente a Unidade Básica de Saúde Nova Imperatriz.

Um reforço a mais nos serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde em Imperatriz, o ônibus ficará no bairro até o final do mês de maio. Para ser atendido, as pessoas bastam se deslocar até a Unidade com cartão SUS, identidade e comprovante de residência. A necessidade da documentação é para agilizar o atendimento e garantir a continuidade do tratamento, segundo informa a coordenadora da Unidade, Vilenice Batista.

“Os exames realizados aqui necessitam ser regulados no Sistema Único de Saúde, e para isso, temos que cadastrar os pacientes por meio da sua identificação que é o RG e cartão SUS. Quanto ao comprovante de residência, serve para facilitar a localização do paciente em casos de dificuldade de contato telefônico para informar sobre resultados de exames e agendamento de consultas complementares”, explica Vilenice.


Diferencial do atendimento na Unidade Móvel



Quanto a logística de atendimento no ônibus, a coordenadora ressalta que as consultas com o dermatologista Pedro Júlio são destinadas as pessoas com manchas, feridas ou caroços na pele com suspeita de câncer. “Em caso de confirmação da doença, a biopsia é realizada na própria Unidade Móvel e se o paciente necessitar de atendimento mais especializado, como cirurgia de grande porte, ele é encaminhado automaticamente pela por nossa equipe ao tratamento adequado”, acrescenta.

Outra informação importante ao usuário é que existe um diferencial no atendimento da Unidade Móvel. Os exames realizados tem resultados emitidos no prazo máximo de até quinze dias, sendo que os exames que tem resultados normais são disponibilizados aos usuários nas Unidades Básicas de Saúde; e os  que tem diagnóstico suspeito, a coordenação marca consulta com médico especialista e o paciente recebe o exame do próprio médico durante a consulta, sem a necessidade de marcar retorno.

Em casos de confirmação do câncer, seja do da mama, do cólo do útero ou da próstata, o paciente já inicia o tratamento na Rede de Oncologia do Município sem a obrigação de correr atrás de agendamento de consultas ou exames. tudo já é marcado pela própria equipe do ônibus. 



Maria Almeida

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...