2/27/2015

Vereador Esmerahdson de Pinho esclarece na Tribuna da Cãmara sobre funcionamento da UPA São José


Na sessão de ontem (25) da Câmara Municipal, o vereador Esmerahdson de Pinho (PSDB) explicou sobre a complexidade que envolve os trâmites legais para colocar em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento do Bairro São José. Com as instalações prontas e uma estrutura para atender até 150 pacientes por dia a UPA ainda depende de liberação de verbas para aquisição de equipamentos e custeio das despesas mensais.

A UPA do grande São José é de porte I. Sua estrutura compreende além de consultórios médicos, recepção, salas para os serviços administrativos, e oito leitos para atendimento de urgência e emergência aos usuários do Sistema Único de Saúde. Os pacientes com pequenos agravos poderão ser atendidos e ficar internados em observação por até 24h, sob acompanhamento de uma equipe médica nesta unidade.

Para funcionar, a unidade precisará de no mínimo dois médicos, de preferência um Clínico Geral e um Pediatra, segundo afirmou o vereador Esmerahdson, ao esclarecer sobre a temática, na plenária Leo Franklin. Ele confirma que de acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde, para iniciar os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento, a SEMUS depende de repasses do Ministério da Saúde (MS) e ainda, se possível, de uma contrapartida do Estado.

“A área de abrangência daquela UPA é de até 100 mil habitantes. Sabemos da importância de seu funcionamento. Mas o processo é complexo. O que é de responsabilidade da Prefeitura foi feito. A papelada foi preparada e cadastrada junto ao MS, e já se encontra aprovada, faltando apenas a publicação da portaria. A partir de então, o dinheiro será liberado e o Município imediatamente dará início ao processo licitatório para equipar aquela unidade que tem uma grande relevância para população”, esclarece o legislador.

Ele observa ainda que, “tanto o Prefeito Madeira quanto a secretária Conceição Madeira são médicos, e têm sensibilidade suficiente para entender a complexidade do assunto, esforçando-se para colocar esta unidade em funcionamento. Porém, os equipamentos custam de 600 mil a um milhão de reais. É necessário aguardar a homologação desta portaria do MS, pois concretizado isso, haverá um repasse da União no porte 100 mil reais para manutenção e funcionamento da UPA”, ressalta.

Passado um ano de funcionamento, uma equipe do MS fará uma verificação em loco e avaliará a estrutura do local e a demanda atendida, podendo aumentar este repasse para até 170 mil reais. “Porém, ainda não é suficiente. A Prefeitura tem sua contrapartida e politicamente deve se articular para pedir uma ajuda do Governo do Estado. Trata-se de  um custeio mensal muito alto”, acrescenta Esmerahdson ao falar dos meios viáveis de tentar driblar os entraves burocráticos que envolve a questão.


Segundo afirmou o próprio vereador, Imperatriz geograficamente está localizada em uma região de fronteira, e recebe um grande número de pessoas que provoca uma demanda reprimida, tornando o município sem condições de trabalhar apenas com os repasses do Governo Federal. “Preocupado com isso, entrei em contato com os Deputados Marco Aurélio e Antonio Pereira, solicitando apoio estadual para que haja uma contrapartida satisfatória, fazendo com que o serviço funcione de forma eficaz, melhorando o Sistema Público de Saúde como um todo, pois o funcionamento da UPA São José desafogará a UPA Estadual e até o HMI”, finalizou. [Maria Almeida – ASCOM]

2/26/2015

Madeira e Clayton Noleto vistoriam obras em andamento do 'Mais Asfalto'


 Trabalhos estão em ritmo acelerado e já chegam a 50% do cronograma

Os serviços de revitalização de 17,5 km de malha asfáltica das principais ruas e avenidas de Imperatriz, lançado pelo Governo do Maranhão e a Prefeitura de Imperatriz, seguem em ritmo acelerado na região do grande Bacuri.

O prefeito Sebastião Madeira e o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, inspecionaram a execução da obra na Rua Dom Pedro II, no trecho da Praça União, no Centro, ao Bacuri. “É um serviço de qualidade que irá melhorar o tráfego de veículos no eixo Centro-Bacuri”, lembrou o prefeito. 
Ele observa que o “Mais Asfalto” recuperou a camada asfáltica da JK, no grande Santa Rita; e avançou pela Rua Atlântico Sul, no Parque Alvorada II, e do Arame, no bairro da Vilinha. “Essas vias são utilizadas por um grande fluxo de veículos, especialmente o transporte coletivo melhorando a mobilidade urbana de Imperatriz”, reconhece.

Em entrevista, o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, explicou à reportagem que veio a cidade participar de uma palestra-debate em uma faculdade particular sobre o tema: “Região Tocantina – desenvolvimento econômico do Maranhão”, ocasião que aproveitou para vistoriar as obras do “Mais Asfalto” que estão em andamento em Imperatriz.

Além da Dom Pedro II, Madeira e Clayton vistoriaram a pavimentação da Avenida JK. O prefeito  informou que os serviços de revitalização da Rua Dom Pedro II estão em ritmo acelerado, assim como a da Rua do Arame, na Vilinha, atingindo um percentual de 50% das obras do “Mais Asfalto” em Imperatriz. “Essas obras estão atendendo as expectativas, pois a população desses bairros está satisfeita com esse trabalho”, acrescenta.  
[Gil Carvalho/Sidney Rodrigues]


Fotos: Josa Almeida

2/25/2015

SEDES divulga lista de aprovados em Seletivo


A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) divulgou nesta terça-feira (24), o resultado do Processo Seletivo Simplificado Edital 01/2015, para provimentos de cargos na área de Assistência Social para programas sazonais de proteção social básica e especial em cargos de nível superior, médio e fundamental/técnico. Foram listados 371 candidatos entre aprovados e cadastro de reserva.

Os aprovados preencherão mais de 200 vagas disponibilizadas para os cargos de Psicólogo, Fisioterapeuta, Assistente Administrativo, Serviços Gerais, Cozinheiro, Vigilante, Motorista, Instrutores e outros; para lotação nos programas sociais da zona urbana e zona rural.

 Em relação ao certame, a secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, frisa que todo o processo foi de acordo com os padrões legais e transcorreu de forma tranquila. “Estamos satisfeitos com a realização do seletivo, pois tudo ocorreu como o previsto e o mais importante, conseguiremos preencher o quadro de servidores que estávamos necessitando para melhorar ainda mais a qualidade dos nossos serviços, e que infelizmente os cargos não estavam disponíveis no concurso vigente”.

Todas as informações relacionadas ao resultado e convocações de candidatos estão disponíveis no site da Prefeitura http://www.imperatriz.ma.gov.br/ e na SEDES.






Encontro comemora conquista do voto feminino no Brasil


Por Gil Carvalho

Evento aconteceu nessa terça-feira (24) na Câmara Municipal de Imperatriz.

 Promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, o 3º Encontro Mulher, Poder e Decisão, reuniu na tarde dessa terça-feira (24) no plenário da Câmara de Vereadores mulheres de vários segmentos da sociedade de Imperatriz.

A secretária Conceição Formiga destacou que alusivo ao 8 de março – Dia Internacional da Mulher – será mobilizado os segmentos religiosos para que reforcem a programação comemorativa que será desenvolvida pela Prefeitura de Imperatriz. “Vamos criar uma rede para que pelo menos duas mil mulheres ouçam ‘a voz de outras mulheres’ falando sobre esse tema”, adiantou.

Ela explicou que o encontro dessa terça-feira simboliza um marco histórico da mulher brasileira, pois nesta data foi instituído o voto feminino, onde as mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

“Nós não poderíamos deixar de lembrar dessa data, ocorrida em 24 de fevereiro de 1932, ou seja, há 83 anos”, disse ela, ao reforçar os eventos que serão promovidos durante a Semana da Mulher em Imperatriz.

Formiga reitera ainda que o encontro “Mulher, Poder e Decisão” visa incentivar o público feminino a participar da política, não apenas na condição de candidata a cargo eletivo, mas nas organizações de associações de moradores de bairros, clube de mães e grupos de mulheres. “Nós precisamos aprender a ser política, pois a natureza não dar um salto: a pessoa sai lá da cozinha e/ou da família e de repente se torna deputada. É preciso aprender! Temos que conviver na comunidade com os problemas, decidindo e falando”, frisa.

A secretária observou que dos 21 vereadores imperatrizense, somente três são mulheres, e defendeu que leis tenham mais “visão feminina”, pois atualmente somente existem leis com “pensamento de homem”. “Já houve avanços, embora tenha diminuiu o número inclusive de deputadas no Maranhão”, frisa.

A vereadora Caetana Frazão (PSDB) observa que o “evento representa a difusão das conquistas das mulheres adquiridas nestes últimos 83 anos, pois faz muito tempo que a mulher conseguiu esse direito, porém ainda é pouco votada”. “No Brasil, somente 13% dos eleitos são de mulheres, fato considerado muito pouco pela luta e o conhecido do público feminino”, pontuou.

Ele entende que essa conquista avançou, mas ainda não chegou ao patamar desejado pelas mulheres, ou seja, ter pelo menos 50% eleitos do sexo feminino. “Esse número atual ainda é muito pouco”, emendou.

O vice-prefeito Luís Carlos Porto, que representou o prefeito Sebastião Madeira, disse que “atualmente vivemos uma época que a sociedade compreende o valor da pessoa humana, das diferenças e, conseqüentemente, começam a surgir às conquistas, como é o caso das mulheres. “As mulheres tiveram muitas conquistas e, hoje, praticamente não discutimos mais a questão de gênero, pois a mulher avançou no campo intelectual; são executivas, empresárias, e políticas”, finalizou. [Gil Carvalho/Claudir Porcínio]


Fotos: Josa Almeida/Ascom

2/24/2015

Sessão da Câmara Municipal é transmitida ao vivo por rádio comunitária. A primeira transmissão em caráter experimental aconteceu nesta terça-feira


Mari Marconccine/Assessoria
Fotos: Fábio Barbosa

– Ao abrir os trabalhos nesta terça-feira (24), o vereador-presidente José Carlos Soares Barros (PTB) anunciou a primeira transmissão da sessão, ao vivo, por meio da rádio comunitária FM Maranhão do Sul.

A emissora comunitária, instalada no Bairro Bom Sucesso há sete anos possui 25 Kilowatts de potência, alcançando vários bairros da cidade e pode ser sintonizada na freqüência 87,9 Mhz.

José Carlos informou que a transmissão das sessões ordinárias e extraordinárias faz parte de um projeto de aproximação de todo o seguimento da sociedade com a Câmara Municipal.

“Os amantes do rádio, pessoas que gostam de ouvir o rádio também terão essa oportunidade de ouvir os trabalhos dessa casa, já que os nossos trabalhos são mostrados na televisão, nas redes sociais, jornais, whatssap. Faltava apenas o rádio para que se tornasse completa a comunicação da casa.”

Segundo o responsável pela emissora, Pedro dos Santos Ambrósio, a transmissão das sessões é mais uma forma de colaboração com a comunidade.  A rádio comunitária tem sua programação voltada para questões populares e pode ser sintonizada na frequência 87,9 Mhz.

Serão transmitidos também outros eventos que acontecerem na casa, além das sessões ordinárias e extraordinárias.




Carlos Hermes solicita ao governo do estado implantação do Iema em Imperatriz


Por Paula de Társsia


A proposta do governo é tornar o Iema uma rede pública de educação profissionalizante no Estado

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (24), a indicação do vereador professor Carlos Hermes (PCdoB) que solicita ao governo do estado a implantação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) em Imperatriz. O vereador lembrou que a instituição foi uma das primeiras medidas anunciadas pelo governador Flávio Dino e que processo de implantação do instituto em São Luís está adiantado.

“O Iema, sem dúvida, é uma das grandes novidades do governo Flávio Dino, por meio da secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, criando expectativas a respeito da formação profissional no campo da ciência e da tecnologia em todo o Maranhão. Na capital, os trabalhos estão avançados, portanto, solicitamos a implantação, também, imediata do instituto em Imperatriz, que é um polo educacional e recebe estudantes de vários municípios maranhenses, além de outros estados”, enfatizou Hermes.

A proposta do governo é tornar o Iema uma rede pública de educação profissionalizante no Estado. Os trabalhos desenvolvidos pela instituição serão semelhantes aos realizados pelo Instituto Federal do Maranhão (Ifma). “Para isso, é necessário pensar uma boa estrutura para receber o Iema, e neste sentido, defendo que ele funcione na escola Dorgival Pinheiro de Sousa, que é centralizada, portanto, facilita o acesso dos estudantes. Além disso, tem um espaço amplo e a estrutura física pode ser adaptada para receber o instituto”.

Ao subescrever a indicação, os vereadores Adonilson (PCdoB) e Aurélio Gomes (PT) ressaltaram a luta de Hermes em prol da educação. “Quero parabenizar vereador Carlos Hermes por esta feliz iniciativa”, disse Adonilson.  Aurélio também parabenizou a indicação e pontuou que Carlos Hermes é “um militante da educação e mostra mais uma vez mostra o comprometimento com esta área”, encerrou ele.



Oportunidade: Secretaria de Educação abre seletivo para instrutor de fanfarra, interprete de libras, revisor de braille e cuidador


Nesta segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) divulgou os editais n° 002/2015, 003/2015 e 004/2015, que tratam do processo seletivo para contratação de pessoal para atuarem em caráter temporário nos cargos de Cuidador, Interprete de Libras, Revisor de Braile e Instrutor de Fanfarra para atuarem na rede municipal de ensino de Imperatriz.

Zesiel Ribeiro, secretário municipal de educação, dá detalhes sobre a realização do seletivo:  “As inscrições serão realizadas no polo da Universidade Aberta do Brasil de Imperatriz (Praça União) entre os dias 25 e 27 de fevereiro e a prova objetiva será realizada no dia 08 de março. No total, serão ofertadas 46 vagas”.

O prazo de validade do processo seletivo é de um ano para os cargos de Cuidador, Interpretes de Libras e Revisores de Braile e de oito meses para instrutores de fanfarras, contados a partir da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, caso haja necessidade.

Vagas e datas das provas:
ü  Cuidador (22 vagas para Zona Urbana e 02 vagas para zona rural);
Prova Objetiva: 08 de março
ü  Educação Inclusiva: Cargos de Interprete de Libra (06 vagas) e Revisor de Braile (04 vagas), distribuídos na Zona Urbana e Rural
ü  Prova Objetiva: 08 de março/ Prova Prática: 17 e 18 de março
ü  Instrutor de Fanfarra (12 vagas);
Prova Objetiva: 08 de março/ Prova Prática: A partir de 17 de março
Informações detalhadas estão disponíveis nos editais publicados nos murais de aviso da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Imperatriz.
Luana Barros- ASCOM


Construção e ampliações de Unidade Básicas de Saúde garantem atendimento de qualidade na Atenção inicial


Com a construção de três novas UBSs, Imperatriz contará com 45 Unidades Básicas de Saúde.

“Melhorar a assistência médica, farmacêutica e de enfermagem”, explica a secretária de Saúde Conceição Madeira ao falar dos objetivos da entrega dessas novas estruturas que compõe as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Imperatriz. Em aproximadamente cinco meses, segundo afirmou o Engenheiro do setor de Assessoria e Planejamento da SEMUS, serão entregues três novas UBS.

Estas estão sendo construídas no Parque do Buriti, Bom Sucesso e Conjunto Nova Vitória. Além das novas edificações, oito ampliações estão em andamento no município. As obras foram iniciadas e estão adiantadas. As UBS´s contempladas com os projetos de ampliação são as dos bairros Ouro Verde, Vila Nova, Santa Rita, Nova Imperatriz, Centro Novo, Parque Alvorada e dos Distritos Coquelândia e Vila Conceição.

Conceição Madeira, ressalta que tanto as novas construções quanto as reformas contemplam um moderno projeto arquitetônico. “Essas novas estruturas contemplam Consultórios Médicos e Odontológicos; sala de Imunização, sala de Curativo, depósito de medicamentos, sala de reuniões, departamento de administração, sala de procedimentos, sala de Educação e Saúde Bucal, almoxarifado, recepção, copa-cozinha e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais”, esclarece.

A secretária observa ainda que a partir destas obras será possível dinamizar e melhorar a logística de assistência prestadas aos usuários do Sistema Único de Saúde de Imperatriz dentro da Atenção Básica. “Consequentemente melhoraremos a urgência e emergência também, visto que os investimentos em saúde primária diminuem os agravos que levam os pacientes ao pronto socorro”, acrescenta Conceição.


Segundo a gestora, com a construção de mais três UBS o município contará com 45 Unidades Básicas de Saúde. Além disso, com a melhoria e ampliação dos ambientes das UBS´s já existentes proporcionarão um acolhimento de melhor qualidade e atenderá os usuários de forma mais digna.[Maria Almeida/ASCOM]

Projeto social promove carnaval fora de época


Mantido pelo vereador Aurélio, o “Viver Melhor” oferece atividades físicas gratuitas.

Por Caroline Mateus

Idealizado e mantido pelo vereador Aurélio, o projeto social “Viver Melhor” promoveu, na última sexta-feira (20), uma festa de carnaval fora de época. Os participantes da terceira idade tiveram uma tarde de animação ao lado de netos e amigos, com o auxílio do educador físico Jairo Casimiro.

Com tiaras coloridas, máscaras, cordões floridos e bermudas, todos dançaram ao ritmo de axé e forró. Antes de iniciar a festa, Maria Gonçala cantou a marchinha “Amigo abençoado”, que segundo ela é composição de um amigo.

O projeto – Iniciado em 2013, o projeto “Viver Melhor” oferece aulas gratuitas de aeróbica e exercícios físicos três vezes por semana no pátio da Paróquia Menino Jesus, no bairro Vila Nova. As aulas acontecem em duas turmas, com o auxílio de educador físico, atendendo em duas turmas, sendo uma com pessoas até 30 anos e outra de até 70 anos.

Para Maria Cristina de Araújo, de 65 anos, o projeto foi uma das melhores mudanças que aconteceu em sua vida. “Gosto demais de vir para cá, o vereador Aurélio adivinhou que nós estávamos precisando desse divertimento, quando não venho é porque estou doente. Sou uma das primeiras alunas, estou aqui desde quando iniciou o projeto e pretendo ficar até o fim”.


2/23/2015

Alvará de funcionamento terá desconto de 20% até 30 de março


A atualização do documento é obrigatória. Os comerciantes que não efetuarem o pagamento dentro do prazo estabelecido, poderão ser multados.

Os proprietários de estabelecimentos comerciais em Imperatriz devem realizar o pagamento do alvará de funcionamento de Estabelecimento, exercício 2015, até o dia 30 de março. Os comerciantes que realizarem o pagamento dentro prazo, terão desconto de 20% na renovação do documento.   A taxa é obrigatória para todos os cidadãos que desempenham quaisquer atividades comerciais na cidade.

O Secretário adjunto, da Fazenda e Gestão orçamentária de Imperatriz, Francisco Jefferson Alves, ressalta que os comerciantes com estabelecimentos em situação irregular, poderão ser penalizados a partir de primeiro de maio. “A empresa que não estiver em dias com o pagamento do imposto será multada e também poderá ser interditada”.  Além disso, a empresa terá CNPJ inscrito no Cadastro de Dívida Ativo do Município. A cobrança da taxa é feita anualmente conforme o ramo de atividade de cada empresa.  Jefferson pontua que a arrecadação reflete em obras que visam beneficiar toda a população.

O alvará de funcionamento é um documento que regulamenta o exercício dos estabelecimentos independentemente do ramo de atuação. A renovação é realizada na Receita Municipal, localizada na Rua Godofredo Viana N° 750, em frente o Viva Cidadão. Para retirar o boleto, o comerciante deve apresentar a cópia do alvará vencido.

Eva Fernandes- Ascom

2/21/2015

Cleber Verde: “ Sabemos da vontade do prefeito Madeira de querer fazer mais e melhor”


Deputado garante destinar emendas para Imperatriz e a  lutar por recursos para o Esporte e Juventude.

O deputado federal Cleber Verde (PRB) agradeceu ontem o fato de seu partido, o PRB, fazer parte hoje do Governo Madeira, por intermédio  da secretaria de juventude, comandada  pelo odontólogo  Klleyton Silva e   da liderança  e  apoio,  respectivamente,   dos vereadores João Silva  e  Fidelis Uchoa,  na Câmara Municipal.  

Para o deputado,   que  possui residência e  negócios empresariais na cidade,  essa abertura do prefeito só faz aumentar  sua  responsabilidade de, como parlamentar federal, defender ainda mais  os interesses de Imperatriz,   em Brasília.

“ Sabemos da  vontade do prefeito Madeira de querer fazer mais,  e melhor para a cidade,  por isso ratifico  o compromisso  destinar  para cá parte das nossas   emendas  ao Orçamento Geral da União –OGU-  garantiu Cleber Verde.

Na quinta-feira, pela manhã,  Verde  se reuniu com o prefeito Madeira e o vereador João Silva, dirigente do PRB  de  Imperatriz,   a quem se colocou à disposição para defender os pleitos da cidade na Câmara dos Deputados e nos ministérios, e ontem, por telefone,  conversou com o secretário  municipal de esportes Saulo Dino,  oportunidade em  que se  prontificou a acompanha-lo até o Ministério dos Esportes em busca da aprovação dos projetos  esportivos pleiteados por sua pasta.

Cleber Verde informou que o atual ministro dos Esportes, Jorge  Hilton, é do PRB e  que o secretário executivo é do PC do B, e isso, na sua opinião  favorece o diálogo e consequente a aprovação dos projetos.

“Não mediremos esforços para trabalhar  e fortalecer o PRB em Imperatriz, por intermédio  das ações do Governo Federal por intermédio do Ministério dos Esportes. Vamos lutar  para conseguir recursos para    que a Prefeitura construa mais espaços para a prática esportiva”  prometeu o deputado.

Fortalecimento—Cleber Verde  disse ainda na entrevista que  o PRB  se fortaleceu muito, tanto em nível de Brasil, quanto em nível de Estado. 

Nacionalmente,  além de ocupar um ministério, seus 20 deputados federais,  formam um bloco de 40 parlamentares,   junto com o PMN, PT do B, PRP, e PSDC. Conforme o deputado, o PRB é quem lidera  esse bloco.   Ainda na Câmara, informa  Cleber Verde,  o PRB  ocupa a poderosa Primeira Secretaria responsável pela administração da casa.
No Estado,  prossegue Cleber Verde, fora sua recondução para mais um mandato de deputado federal   o PRB elegeu  três deputados estaduais,  Glauber Cutrim,  Ana do Gás e Júnior Verde.


Sobre a relação de seu partido  com  o Governo Flávio Dino,  deixou  bem clara a posição atual: “ Passou e eleição, desceu-se do palanque e agora  vamos iniciar um novo momento.  Votamos com o candidato do governador Flávio Dino para a Presidência da Assembléia e o nosso momento é de um  diálogo a favor de um Maranhão melhor. 

"Inaugurar Escola é motivo de celebração" diz o presidente do Conselho Municipal de Educação. Madeira inaugura Escola Lia Evangelista no Itamar Guará


Essa foi a declaração do professor Juscelino Pereira, ontem pela manhã no Conjunto Itamar Guará durante a solenidade de inauguração da Escola Municipal Lia Evangelista, no instante em que saudava a entrega pelo prefeito Madeira e o secretário de Educação Zesiel Ribeiro de mais uma escola construída pela atual gestão.

Além da comunidade o evento foi prestigiado por secretários e uma grande delegação da Câmara Municipal representada pelos vereadores Adonilson, Antônio José, Zé da Farmácia, Pimentel, Teresinha Soares, Fátima Avelino, Fidelis Uchoa, Buzuca, Raimundo Roma e Enoc Serafim, este último com base eleitoral naquela comunidade.


A escola ampla e construída com recursos do Tesouro Municipal de acordo com o que preconiza o Ministério da Educação, vai atender 608 alunos. Conta com 11 salas de aula, secretaria, Diretoria (com banheiro para funcionários), Sala de professores (com banheiro e vestiário), biblioteca, cozinha (com banheiro para funcionários), depósito de materiais, dispensa, refeitório, seis banheiros femininos e seis masculinos para alunos, mais quatro banheiros para alunos com necessidades especiais.

Sobre a obra o vereador Enoc disse que no inicio do ano passado quando o bairro foi entregue para a comunidade os pais começaram a sair para outras localidades atrás de escolas pra que os filhos pudessem estudar, o edil procurou o prefeito e este o atendeu prontamente juntamente com o secretário de educação. 

O parlamentar compreende que existem necessidades ainda não atendidas no bairro, mas que todas serão sanadas e ao final agradeceu ao prefeito Sebastião Madeira e ao secretário Zesiel pela sensibilidade de terem percebido a necessidade da construção de uma escola ali tão logo para lá se dirigiram as mais de 1000 famílias que hoje habitam o “ grande Guará. “ Nós, enquanto comunidade, só temos a agradecer” Presente no evento o vice-prefeito Pastor Porto saudou a “ boa nova “ dizendo que se a educação é prioridade, podemos ter certeza de um futuro muito seguro e concluiu: "Lia Evangelista ter o nome nesta Escola foi uma decisão muito acertada porque ela de fato foi como servidora, alguém que por sua competência e excelência, resolvia tudo que se colocava em suas mãos".

Já o secretário de educação, professor Zesiel Ribeiro, resumiu a satisfação de inaugurar mais uma escola asseverando que "refletindo um pouco sobre a historia da escola que leva o nome de Lia Evangelista me orgulha muito ter recebido este desafio e estar devolvendo a escola entregue, pois a equipe da SEMED tem enfrentado grandes demandas e todas tem sido enfrentadas". Zesiel informou também que outra escola de educação infantil que fica ao lado do Bairro Itamar Guará será entregue dentro de 1 ano e que seria impossível fazer tudo isso sem o apoio dos vereadores.

Homenagens - 

Para o prefeito Madeira, a inauguração da Escola Municipal Lia Evangelista significa uma marco, pois já é a décima escola construída nesta gestão: "temos mais 10 para entregar já estão autorizadas as escolas do conjunto Sebastiao Regis e Canto da Serra, pois lá entregaremos as casas junto com as unidades de educação". Durante sua fala Madeira fez uma pausa para prestar duas homenagens. Á servidora do município Lia Evangelista, que deu nome à escola, e à sua ex-professora, com mais de 40 anos de magistério, Evane Santos. Presente no evento a professora Evane, que já foi secretaria municipal de educação, foi apanhada de surpresa pelo prefeito que ao mencionar seu nome disse: "Ela foi minha professora de Geografia no ginásio Bernardo Sayão e Também do Pastor Porto e em seu nome quero homenagear toda essa equipe maravilhosa da educação de Imperatriz".

Sobre Lia Evangelista, que morreu ano passado, o prefeito, diante dos convidados e dos familiares da homenageada falou da importância dela para sua gestão e para as gestões anteriores. O prefeito encerrou sua fala dizendo que: "A educação é feita por vocês professores, diretores e gestores. A escola é só um prédio, a educação é o que acontece dentro dessas paredes e quem faz isso são vocês",concluiu.



A homenageada.


LIA Nascida em 29 de janeiro de 1947, na cidade de Catolé do Rocha, sertão da Paraíba, Maria Evangelista de Sousa era conhecida como Lia desde criança. Em 1962, se mudou com seus pais e seus 8 irmãos para o Maranhão. Inicialmente o destino era Imperatriz, mas por falta de dinheiro a família se instala em São Domingos do Maranhão. 

Aos 16 anos começou a trabalhar em uma empresa local, e aos 20 já era representante de umas das mais importantes empresas de eletrodomésticos e gás do nordeste. Em 1972 se muda para Imperatriz e começa a vida vendendo perfumes de casa em casa e ainda no mesmo ano adentra a área aonde viria a se destacar, a contabilidade. A chance dada pelo então Juiz de direito, Ribamar Fiquene foi o suficiente para que ela mostrasse todo o seu talento e dedicação ao trabalho. E em pouco menos de dois anos é convidada para participar da fundação da Faculdade de Educação de Imperatriz (hoje UEMA). 

Em um período de 10 anos Lia ocupa cargos e funções na Escola Técnica Amaral Raposo, no Jornal do Tocantins e nas emissoras Curimã e Cultura. Em 1984 é convidada para ser a uma das primeiras mulheres a exercer um cargo de chefia na prefeitura de Imperatriz e toma posse como Secretária de Fazenda do Município. Em 1989 deixa o serviço público e abre uma confecção. Divorciada e mãe de quatro filhos. Estava entre os muitos empresários que quebraram em meados de 90, quando ela volta ao serviço público de baixo. Com o passar do tempo, o seu trabalho foi sendo novamente reconhecido e o seu profissionalismo e serviços prestados ao município ganham destaque. Lia faleceu em março de 2014 vítima de um câncer e depois de ser valorizada em vida pelo prefeito Sebastião Madeira, recebe essa homenagem póstuma.

2/19/2015

Câmara Municipal homenageia o delegado Assis Ramos com Moção de Aplauso

                                             Foto: Fábio Barbosa

Por Mari Marconccine

A honraria foi aprovada por unanimidade em reconhecimento aos serviços prestados pelo delegado na cidade.

 A primeira sessão ordinária quinta-feira (19), depois do feriado de carnaval começou com a homenagem ao delegado Francisco de Assis Ramos. A honraria indicada pelo vereador Fidelis Uchoa (PRB) foi aprovada por unanimidade. O delegado deixa Imperatriz para trabalhar em Açailândia.

Assis Ramos usou a Tribuna Freitas Filho para agradecer à população de Imperatriz pelo reconhecimento do seu trabalho.

“Em poucos anos de trabalho recebi duas honrarias que me deixaram orgulhoso. A primeira de Cidadão Imperatrizense pelo vereador Buzuca; agora do vereador Fidelis com a Moção de Aplauso. Essas honrarias chancelam meu trabalho pelo reconhecimento da população, uma vez que esta é a casa do povo.”

O delegado falou ainda sobre as dificuldades enfrentadas quando chegou à Polícia Civil de Imperatriz e que segundo ele, o quadro não mudou muito, principalmente em relação ao efetivo de policiais que vem diminuindo a cada dia. Alguns sendo transferidos para São Luís, outros se aposentando ou morrendo. Assis Ramos reforçou a força política dos vereadores e pediu que as cobranças continuem para que “Imperatriz não seja mais vista   como a cidade da pistolagem, dos crimes não elucidados”.

“Os vereadores com a força que possuem devem cobrar. A segurança pública é de responsabilidade do Estado, mas todos nós temos o dever solidário de contribuir. Imperatriz é a segunda capital do Estado, segundo o Governador e não tem que ser observada mais como cidade do interior.”

Ramos finalizou seu discurso de agradecimento parafraseando o cantor Milton Nascimento com a letra da música Encontros e despedidas: “o trem da partida é o mesmo que chega...então, estou partindo como profissional, mas posso chegar a qualquer momento”.


Foto: Fábio Barbosa/Assimp



ESCOLA DO CONJUNTO ITAMAR GUARÁ SERÁ INAUGURADA NESTA SEXTA-FEIRA ÀS 9 HORAS DA MANHÃ


O colégio  leva o nome de Lia Evangelista, servidora do município que morreu  ano passado.

Construída exclusivamente com recursos do Tesouro Municipal, a  Escola Municipal Lia Evangelista, será   inaugurada oficialmente na manhã  desta sexta-feira (20).   Com a inauguração, a Prefeitura de Imperatriz contabiliza aproximadamente 40 instituições de ensino da Rede Municipal beneficiadas com a reforma, ampliação e construção de prédios novos inclusive na zona rural. 

A escola, com 12 salas de aula, conforme apresentou o secretário Zesiel Ribeiro, foi construída dentro dos padrões e exigências  preconizadas pelo Ministério da Educação.


“A necessidade   dessa escola surgiu com entrega das casas  do Programa Minha Casa Minha Vida já que aquele projeto  não contemplava a construção de nenhum colégio.  Viemos aqui com o prefeito, encontramos um local e  agora vamos entregar para a comunidade uma escola moderna e ampla para atender aos alunos do Itamar Guará”,  disse o secretário.

Secretário de Educação aponta avanços na qualidade do ensino oferecido em creches de Imperatriz


Por Luana Barros

Dentro da rede municipal de ensino de Imperatriz, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), as crianças de 0 à 3 anos são atendidas em 33 creches (30 na zona urbana e 03 na zona rural) com um quadro de 538 professores da Educação Infantil e 162 auxiliares de magistério.
Zesiel Ribeiro, secretário municipal de educação, explica em que se estrutura o ensino ofertado na rede de creches. “De acordo com o Regimento Escolar dos Estabelecimentos do Sistema Municipal de Ensino de Imperatriz; a Educação Infantil (até cinco anos) compreendida como a primeira etapa da Educação Básica tem como finalidade o desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social”.
Lana Zuza, coordenadora do Setor de Educação Infantil da SEMED, enumera ações desenvolvidas nas creches. “As creches e sua equipe técnica e pedagógica recebem ações de nossa equipe como: Assessoria Pedagógica, Formação Continuada com Professores, Escola de Pais, entrega de material didático e brinquedos; realização de congressos, seminários e workshops”.
Lana explicou ainda que o município de Imperatriz contava até 2009 com apenas 28 creches. Percebendo a necessidade de reconhecer a importância, quanto ampliação e sistematização da Educação Infantil, a SEMED ampliou o número de creches da rede municipal. 

Pró-infância
Em Imperatriz, há unidades escolares em construção para atendimento de Educação Infantil, modelo Pró-Infância, em andamento nos bairros: Santa Inês, Vila Mariana, Senharol, Vilinha (Parque Avenida) e Cafeteira; e ainda as unidades Pró-Infância de metodologias inovadoras nos bairros: Recanto Universitário, Itamar Guará e Bom Jesus (Residencial Dom Afonso Felipe Gregory).

As escolas são construídas no padrão do Ministério da Educação com os seguintes ambientes: salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, diretoria, cozinha, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço. Além de aulas e ações pedagógicas, são realizados os projetos: Adaptação, Cantos de Aprendizagem, Devocional, dentre outros. [Luana Barros- ASCOM]

2/16/2015

“Carnaval da gente”: O sucesso se repetiu no segundo dia


O presidente da Fundação Cultural (FCI) Lucena Filho, e a comissão organizadora d carnaval da Gente, promovido pela Prefeitura e o Governo do Estado, com o apoio dos deputados Marco Aurélio, Leo Cunha e Antônio Pereira, comemoram o sucesso da festa nos dois primeiros dias.

“Vimos uma multidão tomar conta  das praças Mané Garrincha e Cultura  bem como da cidade das  ruas da cidade velha numa explosão de alegria.  Esperamos que seja assim até o último dia” destacou Lucena Filho.

O segundo dia da folia de momo em Imperatriz foi marcado por uma peculiaridade:  todas as bandas que se apresentaram eram de Imperatriz e não deixaram a desejar a nenhuma outra atração de fora.  Máscara Negra,  Arrochando o Frevo, Candiru com Quiabo, Cabrobó show e Baladaloka  foram as atrações que conseguiram o feito de não deixar ninguém parado.

A festa segue hoje com mais folia na Mané Garrincha e na Praça da Cultura  animada com Candiru com Quiabo, Arrochando o Frevo, Fama de Rei, e encerrando as atrações da segunda-feira direto da Bahia AXERIFE.







2/15/2015

CARNAVAL DA GENTE: FOLIA COMEÇA SIMUTANEAMENTE ÀS 16 HORAS NOS CIRCUITOS MANÉ GARRINCHA E PRAÇA DA CULTURA.

Aos acordes dos metais das Bandas Máscara Negra, Mané Garrincha, e Candirú com Quiabo, na Praça da Cultura,  foi iniciado neste sábado, 14, O Carnaval da Gente,  realizado pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. 

Embalados pelo som das marchinhas e das antigas canções carnavalescas,  crianças, jovens e adultos  começaram a chegar antes do som das primeiras notas musicais num indicativo de que o primeiro dia de Carnaval em Imperatriz iria  superar todas as expectativas, e  superou mesmo.  A ultima atração da noite , a banda Saydy Bamba, fechou  a programação do sábado diante de um “mar de gente.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE


A festança prossegue  neste domingo com  Máscara Negra, Candiru com Quiabo, Arrochando o Frevo, Cabrobó Show e Baladaloka.


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...