2/11/2016

Blog: realidade em tempo real na cobertura política


Como toda ferramenta tecnológica,  o blog desde sua concepção,  a cada ano passa por mudanças. Do layout das páginas - moderno a cada dia - até a articulação do conteúdo, e mesmo concorrendo com outras  ferramentas  de informação continua  prestigiado  e hoje se constitui  num  canal importante de mídia.   Esse é um fato.

O que no início era tido  apenas como um “diário virtual”, com o passar do tempo, se tornou “fonte de informação”  e de sobrevivência para milhares de  não jornalistas e jornalistas no mundo inteiro. A profissional do sexo anã curitibana Dafne,  mantém em seu blog, a essência do diário com os relatos de suas peripécias sexuais  e assim,  seleciona seus clientes. 

O jornalista de prestígio Ricardo Noblat -  um dos primeiros a fazer fama  como blogueiro político- é uma importante referência como usuário desta plataforma na produção de conteúdo de relevância social.

Em se tratando de Brasil, quando se fala em blog, a  empresa de tráfego online Sysomos,  informa que  o país já  aparece como o quarto  do mundo  em   números de blogueiros,  logo à frente do Canadá, que vem em quinto e logo atrás do Japão.  Em primeiro lugar isolado está os Estados Unidos, e o  Reino Unido vem em segundo.

É muita informação  em circulação no ciberespaço o que faz surgir fatalmente um desafio para quem manuseia a rede mundial de computadores para se informar:  encontrar um conteúdo que realmente informe/forme  na concepção técnica da palavra. Portanto, ao meu sentir, o grande problema no boom dos blogs hoje no país é de conteúdo e o que pode se extrair do conflito entre quem produz e quem consome esse conteúdo uma vez que tanto os blogs de alcance nacional, quanto os de alcance estadual e local encerram  interesses pessoais/ políticos/ econômicos/ideológicos visíveis e invisíveis, o que faz surgir a necessidade da formação de  um  consumidor  capaz de recepcionar criticamente esses conteúdos.

Percebe-se que, com as devidas exceções, que os blogs  de melhor conteúdo, no qual se inclui a preocupação com o vernáculo, a ética e com os princípios básicos do jornalismo  são aqueles  manejados por quem detém certa base de escolarização, o que não implica no maior número de acessos, uma vez que tanto em nível de Brasil, quanto em nível estadual e local, nós vamos encontrar excelentes blogs, mas com audiência sofrível.

Em nível  local o blog de maior audiência- o último dado do Google na terça-feira da semana passada, apontava às 10 horas da manhã, 35 mil acessos-  embora passei por certo conteúdo político, explora as tragédias urbanas ( assassinatos, acidentes com vísceras expostas,  e muito sangue). Se  optasse apenas pela cobertura política certamente não chegaria a esse patamar. Trata-se de um fenômeno a estudado.

Ainda ao se tratar de Imperatriz/Maranhão, os blogs apontados como políticos  aparecem mais como uma “ revista” onde o leitor pode encontrar um pouco de tudo.

Quanto à cobertura política propriamente dita, ela existe, mas percebo que pode  ser melhorada e ampliada. Outra observação a ser feita, com raras exceções,  é que  em muitos casos a  cobertura política na  chamada blogosfera deixa  de ser isenta já que  grande parte  dos titulares desses  espaços cibernéticos  tem algum tipo de comprometimento, seja ideológico/ político e econômico, o que compromete o produto  final, que deve ser visto com  certa elementar de criticidade, ou como diz um amigo, com  desconto.

Uma coisa tem-se a certeza: os blogs vieram para ficar e hoje formam  uma realidade que  diariamente, em tempo real, impactam o mundo da informação.





Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...