8/18/2017

Deputado Léo Cunha solicita Audiência Pública para debater situação do Rio Tocantins


O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Léo Cunha (PSC), fez uso da tribuna na manhã desta quinta-feira (17) para falar sobre a visita de vistoria realizada nas margens do Rio Tocantins, em Imperatriz.

O parlamentar reuniu uma força-tarefa com vereadores e secretários municipais, técnicos de órgãos ambientais e ambientalistas onde percorreram um grande trecho do rio para avaliar as suas condições atuais.

Participaram da vistoria do Rio Tocantins os vereadores de Imperatriz Pedro Gomes (PSC), Alberto Souza (PDT), Ditola Castro (PEN), Bebé Taxista (PEN), Paulinho Lobão (PDT) e Irmã Telma (PROS); os secretários municipais Rosa Arruda (Meio Ambiente) e Marlon Moura (Governo), além dos ambientalistas Bosco Brito e Ribamar Silva.

De acordo com o deputado Léo Cunha, a vistoria foi motivada pela grande preocupação da diminuição do nível das águas no leito do Rio Tocantins desde o nascedouro, no Distrito Federal, até a Foz do Pará. Atualmente, o Rio está 2,5m abaixo de zero.

O parlamentar justificou os problemas enfrentados ao longo do rio. “Durante a vistoria, detectamos o baixo nível de água no Rio Tocantins, sabemos que esse é um problema desde a nascente, também detectamos alto nível de esgoto in natura sendo jogado”, detalhou.

Na área de Imperatriz todos os dias são jogados toneladas de dejetos vindos das residências. Quem mora às margens do rio sofre com as conseqüências do esgoto lançado direto da rede da cidade. A água contaminada é despejada no rio sem intervalo de tempo, provocando um mau cheiro constante, principalmente durante o período de chuvas.  

Entre os principais problemas estão a seca nas águas do rio, esgoto lançado “in natura” e o mau funcionamento da estação de tratamento de esgoto de Imperatriz.

        Ainda em seu discurso, o deputado informou que já encaminhou a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Maranhão um pedido de indicação para a realização de uma Audiência Pública, em Imperatriz, para que, juntos, vereadores, secretários e ambientalistas, Ministério Público, e órgãos de defesa ambiental encontrem uma solução para o problema, que tem afetado toda a região tocantina.

        “Precisamos debater sobre este grande problema que afeta Imperatriz e demais municípios banhados pelo Rio Tocantins, a população precisa de respostas e o rio precisa ser preservado, esta audiência será um dos passos para resolução desses transtornos”, concluiu o deputado Léo Cunha.⁠⁠⁠⁠

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...