11/09/2011

Prefeitura realiza III Semana de combate e prevenção ao Diabetes em Imperatriz


Blitz educativa será realizada hoje no centro

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realiza desde a ultima segunda-feira, 7, a III Semana de Combate e Prevenção ao Diabetes, cujo o Dia Mundial é lembrado em 14 de novembro.

No período da campanha são realizadas palestras educativas, em parceria com o núcleo de apoio ao Programa Saúde da Família, aferição da pressão arterial e glicemia capilar em diversos pontos da cidade.

De acordo com a coordenadora do Hiperdia, Vanessa Aguiar, ontem foram realizadas visitas às unidades de saúde com Verificação de PA, teste de glicemia, palestras educativas e distribuição de material educativo.

Hoje será realizada Blitz educativa na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa com uma intensa distribuição de material informativo. Amanhã, a programação será na Praça Brasil com verificação de PA, teste de glicemia e distribuição de material educativo.

A abertura da Semana do controle e combate ao diabetes aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde de Imperatriz e contou com centenas de profissionais do serviço de Atenção Básica lotados em diversos programas como: ESF, NASF. SAÚDE BUCAL, SAÚDE DA MULHER, SAÚDE DO HOMEM, SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE E SAÚDE DO IDOSO.

O Dia Mundial do Diabetes é 14 de Novembro, mas as atividades acontecem durante vários dias, por isso a SBD ampliou o período oficial por uma semana.

Em Imperatriz a campanha de controle e combate a diabetes tem o apoio direto da Prefeitura que apesar das dificuldades enfrentadas tem buscado intensificar as campanhas em especial da saúde, onde segundo o prefeito é necessário um investimento maior por parte das gestões.

Na abertura do evento Vanessa Aguiar destacou o empenho da secretária Conceição Madeira e pediu o apoio dos agentes de saúde que estão no dia-dia com a população.

Já a Secretária de Saúde, Conceição Madeira, disse que a Diabetes é uma doença silenciosa que atinge milhões de brasileiros com infecções graves que os levam a morte, e destacou a importância das atividades físicas para combater o mal.

A Secretária destacou ainda que diante do avanço da Diabetes em todo o mundo é melhor prevenir do que remediar e convocou a população para procurar as farmácias da rede popular que atendem em Imperatriz.

Entre os palestrantes, Dra. Ana Lígia falou sobre os aspectos endócrinos do diabético suas complicações. O médico Irisnaldo Felix falou complicações renais do diabético. Os agentes de saúde ainda acompanharam o Dr. Ronieri que falou sobre o tratamento medicamentoso e o Dr. Fábio que destacou as complicações oftalmológicas do diabetes.

Box

REDE POPULAR D FARMACIAS

Drogaria Econômica

Drogaria Pague Menos

Drogaria São João

Drogaria  Guimarães

Drogaria Extra Bem

Drogaria Pontual

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...