5/23/2023

DNA RACISTA

 

DNA RACISTA

(ElsonMAraujo)

O racismo espanhol está no seu DNA.  Os historiadores relatam, alguns com riqueza de detalhes, a forma cruel e desumana como eles trataram os povos subjugados nos tempos da descoberta e exploração do então “novo mundo” (América) . Astecas, incas, índios e negros que o digam, sofreram as piores atrocidades.

Na Ilha de “Hispaniola”, (hoje Haiti)  onde tudo começou, os homens de Cristovão Colombo promoveram estupros e crucificações, além da adoção de outros castigos não menos cruéis. Católico, “com medo de ir para o inferno” e incomodado com essas ocorrências, o então mandatário espanhol convocou, o que seria hoje, seus ministros/conselheiros para questioná-los sobre o que estava ocorrendo. Ouviu deles que tudo era justificado porque os nativos não tinham sociedade organizada, não eram convertidos, não tinham alma. Com aquela “fundamentação” o rei,  então, passou a dormir sossegado.

Tem sido uma tarefa hercúlea consertar a história. O que acontece hoje com o jogador Vinícius Júnior  nos campos espanhóis ainda é reflexo do pensamento colonizador, um episódio que merece a repugnância da sociedade internacional e um indicativo   que a luta contra o racismo e todo tipo de intolerância deve ser uma pauta  permanente no mundo civilizado.

(Fonte :Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, De Yuval Harari / Estas Verdades:: a história de formação dos Estados Unidos, de Jill Lepore

Recomendo a leitura das duas obras.

 




Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...