11/05/2011

Secretaria de Educação de Imperatriz participa do Seminário “Educação para o Século 21” em São Paulo


Por Luana Barros

Em outubro a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) de Imperatriz, por intermédio da Coordenadora Geral dos Programas Gestão Nota 10 (GN10), Circuito Campeão (CC) e Correção de Fluxo (CF/ Acelera Brasil e Se Liga), Rejane Maria Rodrigues do Nascimento; do Seminário “Educação para o Século 21” em São Paulo, promovido pelo Instituto Ayrton Senna.

A organização do seminário teve a  cooperação da UNESCO e da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. E contou com a presença de 330 participantes representando 13 estados; entre: educadores, acadêmicos, prefeitos e secretários de Educação.

Rejane Nascimento explica que durante o seminário, os palestrantes concordaram que o ensino deve ser baseado no equilíbrio entre as competências cognitivas e as não cognitivas e convocaram todos os envolvidos no processo educacional na escola pública, ofereça como política pública e em grande escala, essa educação "que salde as dívidas acumuladas dos séculos 19 e 20 e que, ao mesmo tempo, habilite oa alunos a viverem plenamente, com valores e competências para fazer frente aos desafios do século 21".

“Enquanto profissional de Educação e Direitos Humanos, frente à Coordenação dos Programas Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Senna pela Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz, é importante ressaltar que Gestores públicos, educadores, pesquisadores, empresas, ONGs e organismos multilaterais são os principais atores na busca de respostas às antigas demandas. Nesse sentido, avançar em educação passa necessariamente por desenvolver as pessoas nas suas múltiplas dimensões, colocando gestores, professores e, em especial, alunos no centro dos processos educacionais. Estamos realizando um trabalho muito rico em Formação Continuada de gestores escolares e coordenadores pedagógicos no município de Imperatriz, alcançando toda comunidade escolar e oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional com o que há de mais novo e em tempo real, voltados para resultados onde o foco é o sucesso dos alunos. Pensar diferente é o ponto de partida para se produzir uma inovação, algo que impacta positivamente a vida das pessoas o que implica em novos desafios para a educação nas próximas décadas”, explicou.

Com o objetivo de democratizar e debater os temas abordados no seminário, a coordenação de Formação Continuada e Programas do Instituto Ayrton Senna da SEMED/Imperatriz, realizou esta semana; encontro com gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. O foco, de acordo com a coordenação é abordar o processo educacional com uma visão mais ampla sobre a qualidade do aprendizado e tratando das mudanças no processo educacional nos séculos 19,20 e os desafios para o século 21.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...