11/18/2011

Semana do Bebê começa nesta segunda-feira

Julio Mourão e Valéria Alves organizam a Semana do Bebê em Imperatriz 

Evento conta com a participaão de todas as secretarias do município

Primeiro veio a Semana da Criança, depois, a Semana do Aleitamento Materno, agora, o município realiza a primeira Semana do Bebê, que tem início nesta segunda-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).  O evento é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e é realizado pelos municípios que concorrem ao Selo desta instituição.

Serão realizadas palestras de orientação sobre cuidados com o bebê, com a gestante, com o meio ambiente, incluindo a entrega de mudas, e outras. Estas ações serão desenvolvidas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), nos postos de saúde e nas escolas do município. Todas as secretárias do município serão envolvidas pela programação da Semana. O Hospital Regional Materno Infantil também é parceiro desta iniciativa.

A coordenadora do programa Saúde da Criança em Imperatriz, Valéria Alves, explica como serão desenvolvidas as atividades. “A Atenção Básica está toda envolvida. Na Secretária de Desenvolvimento Social [Sedes], todos os Cras farão palestras educativas. Na Secretaria de Educação [Semed], as escolas devem trabalhar a questão da gravidez na adolescência e, nas creches, a questão dos cuidados com o bebê e orientações para as gestantes”, esclarece.

A programação da Semana do Bebê será encerrada na próxima sexta-feira (25).

Selo Unicef

Para a obtenção do Selo Unicef, o município deve melhorar em oito pontos pré-definidos pela Organização. Com a Semana do Bebê, o município espera melhorar em, pelo menos, dois destes pontos: reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde das gestantes.

O articulador do Selo Unicef em Imperatriz, Julio Marco Mourão destaca a importância de se investir na primeira infância (de zero a seis anos). Ele esclarece, no entanto, que a sociedade precisa se envolver nesta missão. “Investir na primeira infância e assegurar às crianças os direitos à proteção, saúde e educação de qualidade, proporciona a redução das desigualdades. Esta, porém, não é tarefa apenas do Estado, mas de toda a sociedade”, garante.

No próximo ano, uma equipe do Unicef deve visitar Imperatriz e analisar os avanços do município nos oito pontos estabelecidos pela Organização. Com base em estudos feitos pelas Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, a expectativa é que o município conquiste o Selo.

Segundo Mourão, o selo representa o compromisso dos municípios com a melhoria da qualidade de vida de sua população.

Compromisso

Os cuidados com a criança e a gestante tem sido uma das principais preocupações da atual gestão municipal. Dede 2009 o município desenvolve a semana da Criança e a Semana do Aleitamento Materno.

Segundo a coordenadora do programa Saúde da Criança em Imperatriz, Valéria Alves, isso é uma prova do compromisso da gestão com as crianças. “O prefeito [Sebastião Madeira] vem trabalhando ações neste sentido desde 2009. Quando ele assumiu, ele determinou que fosse assim e a secretária de saúde, Conceição Madeira, começou fortalecendo isso em todos os postos de saúde, para trabalhar também o aleitamento materno com as mães”, enfatizou.

Ambos os eventos já foram realizados neste ano, sendo que cada um deles chegou à sua terceira edição. No caso da Semana do Bebê, é a primeira vez que o município desenvolve programação específica para este grupo. A idéia, no entanto, é que este evento se torne anual, assim como acontece com os demais. (Comunicação)


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...