Os novos hóspedes da Beira Rio serão divididos entre os dois lagos, um deles recentemente revitalizado pela Prefeitura.
Lagoa receberá filhotes de Piraracu

O prefeito Madeira informou que a idéia é realizar no dia 8 uma manhã ecológica, na Beira Rio.
A colocação dos pirarucus nos lagos seria apenas uma das muitas ações de “apoio ao meio ambiente” previstas para aquele dia.
O secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente Enéas Rocha, já foi acionado para montar a programação.
O pirarucu (Arapaima gigas) – Peixe vermelho em tupi-guarani é um peixe que é encontrado geralmente na bacia Amazônica, mais especificamente nas áreas de várzea, onde as águas são mais calmas. Costuma viver em lagos e rios de águas claras e ligeiramente alcalinas com temperaturas que variam de 24° a 37°C, não sendo encontrado em zona de fortes correntezas e águas ricas em sedimentos. É considerado o maior pexe de água doce do mundo podendo chegar a dois metros de cumprimento e a pesar 160 quilos

Já a tracajá, comum nas barrancas do Rio Tocantins no início da década de 1980, é um quelônio aquático que vive em água doce. Tem o tom negro-azulada, mas que apresenta manchas amarelas, distribuídas por sua cabeça, sendo estas agrupadas na região anterior e mediana da mesma. Seu casco possui uma grande saliência dorsal. O dimorfismo sexual entre macho e fêmea fica quase que restrito, as manchas amarelas, que estão presentes nos machos adultos e ausentes nas fêmeas, que os perdem conforme se desenvolvem.
Ali na Beira Rio, se o visitante tiver um pouco de paciência é possível perceber quando elas põem a cabeça de fora para pegar sol.
