Nenhum outro hospital público desse lado do Maranhão realiza tantos procedimentos quanto o Hospital Municipal de Imperatriz. Naquela casa, conforme disse ontem o diretor geral Alison Mota, tudo é superlativo. São cerca de 13 mil procedimentos por mês.
“Em outubro atingimos 129.331 atendimentos. A projeção é de chegarmos ao final de dezembro com 156 mil atendimentos”, disse o diretor, ontem pela manhã, na “Tribuna Livre”, aberta pela presidência da Câmara Municipal ao corpo dirigente da saúde do município para uma espécie de prestação de conta das ações de 2010.
Durante a explanação aos vereadores, Alison Mota revelou outros números do municipal em 2010, como, por exemplo, a quantidade de exames laboratoriais que em outubro alcançou um acumulado de 73.150. “Devemos atingir cerca 88 mil exames este ano”, acentuou.
O número de refeições também é considerado grande. No Municipal, além do paciente, o acompanhante também é alimentado. Ao final de dezembro, a estimativa é de que tenham sido servidas 573.768 refeições. A média é de 47.814 por mês.
Ainda na sua fala, o médico agradeceu pela oportunidade aberta pela Câmara Municipal para que prestasse conta das ações do HMI e ressaltou o apoio dado pela secretária Conceição Madeira e pelo prefeito para que fossem realizadas as mudanças necessárias para as melhorias implementadas tanto no Hospital Municipal (adulto) quanto no infantil.
Aos vereadores, Alison Mota listou 91 ações de melhorias ali realizadas desde a chegada de Conceição Madeira ao comando da saúde. Entre elas, ele destacou a ampliação da UTI Infantil para dez leitos, a criação de dois leitos de isolamento infantil, a criação de enfermaria climatizada para pacientes fissurados e da sala de espera para acompanhantes de pacientes que estão sendo operados.