1/23/2012

Quatro décadas da Educação Física de Imperatriz é retratada em trabalho de conclusão de curso


No dia 25 de Janeiro de 2011 as 17hs na Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA), o processo histórico de desenvolvimento da Educação Física em Imperatriz entre os anos de 1973 a 2010 será retratada no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do coordenador do Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e acadêmico em Educação Física, Moisés Charles Ferreira dos Santos.

Apoiada em uma concepção historiográfica e através de depoimentos, a pesquisa foi realizada no período de janeiro de 2010 a outubro de 2011 com vinte e duas pessoas entre professores e gestores da rede pública e particular de Imperatriz. Seu objetivo é reconstruir e analisar a História da Educação Física em Imperatriz.

“Alguns registros encontravam-se guardados apenas em fotos, matérias de jornais e nas memórias dos personagens entrevistados que deram seus depoimentos, e retratam momentos importantes que fizeram parte deste componente curricular no município, no qual foi possível construir esta pesquisa, resgatando também fatos marcantes e significativos para o contexto social e educacional na cidade. Destaco aqui a contribuição importante”, explicou Moisés Charles, que afirmou ainda:

“Acredito que este trabalho possa servir como um diálogo e um parâmetro para refletir sobre a atuação dos professores de Educação Física no passado, trazendo para o presente uma condução adequada de qualquer prática educativa na disciplina. Nessa perspectiva, também é importante entender as práticas pedagógicas que ocorreram no decorrer de cada época, e apresentar as contribuições e desafios encontrados durante a inserção da mesma nas escolas e na sociedade de Imperatriz”.

O secretário municipal de educação, Zesiel Ribeiro declarou: “O município de Imperatriz vive hoje uma significativa melhora na área da Educação Física graças às ações realizadas pela Prefeitura de Imperatriz, como o convênio estabelecido com a UNISULMA, a realização dos Jogos e Brincadeiras de Rua e os resultados estão sendo vistos por toda a sociedade”.

Sobre Moisés Charles
·         Graduado em História –Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) de Imperatriz;
·         Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior e Pós graduado em Educação Física Escolar.
·         Graduando em Educação Física – UNISULMA;
·      Primeiro funcionário do convênio da prefeitura municipal de Imperatriz a apresentar trabalho de conclusão de curso, resultado do convênio entre Prefeitura de Imperatriz e UNISULMA.



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...