11/12/2018

CRIME POLÍTICO, LATROCÍNIO OU CRIME PASSIONAL? AINDA SEM UMA TESE CONCLUSIVA POLÍCIA CIVIL INVESTIGA ASSASSINATO DE PREFEITO.



O Domingo, 11, marcou a região com uma notícia que apanhou a todos de surpresa: Mataram o prefeito Ivanildo Paiva (PRB)  do município de Davinópolis. O corpo dele foi encontrado a dois quilômetros da sua propriedade rural no Povoado Mata Grande, nas imediações do Assentamento Jussara. Estava nu da cintura pra cima.

As evidências sugerem que o assassinato  teve início na propriedade  da vítima e foi  concluído no local do achado. No quarto da vítima a perícia teria constatado sinais de que  teria  tido algum tipo de reação ao ataque. Ivanildo que estava no exercício do segundo mandato, foi morto com pelo menos seis tiros.

Como é comum nesse tipo de crime não demorou surgirem nas redes sociais várias especulações sobre a motivação do crime. Pelo menos uma a Polícia já descartou. A de latrocínio que é  o roubo seguido de morte. Numa entrevista à imprensa o delegado regional Eduardo Galvão, já descartou essa possibilidade já, que segundo ele, nenhum objeto do prefeito foi levado.

Ainda sem uma tese conclusiva ( anunciada) Eduardo Galvão, disse ainda que o assassinato do prefeito apresenta  as características de crime encomendado. Restaria à Polícia agora descobrir quem planejou e quem executou o plano para  matar o prefeito.
Na sede do município, dez em cada dez moradores,  sugerem que o crime estaria ligado à vida amorosa de Ivanildo Paiva que teria ficado bastante agitada depois que separou da mãe de seus filhos. Sobre essa questão especifica ainda não há uma posição oficial da Polícia.

Perícias estão sendo feitas, depoimentos tomados devendo a qualquer momento haver um pronunciamento oficial por parte da Polícia Civil.

Com a morte de Ivanildo Paiva, que vai ser enterrado  na manhã desta terça-feira, 13,  no Cemitério Campo da Saudade,  assume o comando do município o vice-prefeito Rubens do Lavajato (Pc do B). A Câmara Municipal dará posse à  ele também  na tarde desta terça-feira.   

TRAGÉDIA- Ivanildo Paiva foi assassinado dez anos depois de seu filho Ivanildo Júnior, também sequestrado e em seguida assassinado com requintes de crueldade. O corpo foi encontrado dias depois numa cova rasa na Estrada do Arroz. Na época a Polícia identificou dois suspeitos  que foram presos julgados e condenados. A motivação do crime nunca foi devidamente esclarecida.

REPERCUSSÃO

A Imprensa nacional repercutiu o assassinato do prefeito Ivanildo Paiva. As principais agências e portais importantes do país registraram o sinistro. A classe política também se posicionou.  O prefeito de Imperatriz Assis Ramos usou suas redes sociais para lamentar o assassinato do  colega e anunciar que   Vou reforçar minha segurança, além de meus desafetos na política, que são poucos, mas tenho inúmeros desafetos da época em que atuava como delegado de polícia”, afirmou “de Assis” em postagem nas redes sociais.
“Há tempos deixei de andar armado por causa do afeto que sempre recebo do povo, mas voltarei a portar minha arma. Estou muito abalado com a morte de meu colega Ivanildo Paiva”, completou.
O senador Roberto Rocha também se posicionou.  “ Que esse crime seja elucidado e que os responsáveis sejam punidos. Neste momento de dor, deixo minha solidariedade aos seus familiares e amigos”
A Famem também lançou nota.  Por meio de seu presidente  Cleomar Tema a entidade lamentou o episódio ressaltando que a federação repudia o ato de violência ao qual o gestor foi vítima e que ratifica o compromisso de reinvindicar a elucidação do crime perante as autoridades competentes.
Já o Governo do Maranhão disse em nota que  “ manifesta profundo pesar pela morte do prefeito Ivanildo Paiva, de Davinópolis. "Ao tempo que repudia o assassinato, informa que todas as providências estão sendo adotadas para elucidar o covarde assassinato, trabalhando para identificar autor/autores para que seja feita justiça. Toda solidariedade a familiares e amigos do prefeito Ivanildo Paiva nesse momento de dor e justa indignação", diz a nota.


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...