1/17/2019

CONSUMO DO AÇAÍ AUMENTA NA CIDADE MAS JÁ É MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO



Depois da panelada e do cuscuz, que já andaram perto até de se tornarem “patrimônio imaterial de Imperatriz”;  e ainda do “espetinho” que há muito virou mania, outra iguaria gastronômica entrou na rotina da cidade: o açaí. Antes vendido in natura e manufaturado em casa; ou mesmo nas bancas de guaraná da amazônia, a fruta ganhou prestígio e hoje é comercializada com estilo em diversos estabelecimentos  especialmente decoradas para receber os amantes da fruta.

Puro ou misturado, simples ou decorado; as receitas são variadas. Bom pra quem gosta e lucrativo para quem vende. Em Imperatriz é visível o aumento do consumo do produto.

Fruta tipicamente brasileira o Açaí tem feito muito sucesso sobretudo entre os amantes da boa forma que veem no consumo da fruta uma fonte para a boa disposição. 

CONTAMINAÇÃO


A fruta, segundo os nutricionistas,  é rica em fibras, proteínas, lipídios, e em boas quantidade de vitaminas C, E, B1 e B2.  Até aqui, tudo bem. O problema é que não são poucas as pessoas que estão procurando atendimento médico com queixa de problemas intestinais logo após a ingestão de algum dos derivados da fruta.

Na semana passada uma servidora pública foi parar numa casa de saúde com forte desconforto intestinal  depois de uma tigela de açaí numa casa do ramo da cidade  o que acabou por motivar sua internação.

Feitos os exames de praxe a servidora foi diagnosticada com salmonelose, infecção causada pela bactéria Salmonella, comumente causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados.

O blog apurou que casos como o da servidora municipal tem aumentado muito na cidade o que começa a levantar uma preocupação quanto à qualidade e o manejo do açaí consumido em Imperatriz.

A fruta pelas suas propriedades nutricionais  ganhou prestígio e valor comercial oportunizando desde então  a abertura de diversos pontos de venda em todo o País.
Imperatriz entrou na onda do açaí também, no entanto fica o alerta para que  autoridades sanitárias fiscalizem  a origem e o  manejo da fruta nas casas do ramo e assim seja evitada novas contaminações.

SALMONELLA


Salmonella é um gênero de bactérias, vulgarmente chamadas salmonelas , pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo conhecida há mais de um século. Tem, em seu nome, uma referência ao cientista estadunidense chamado Daniel Elmer Salmon, que associou a doença à bactéria pela primeira vez. (FONTE Wikipédia)
SALMONELOSE- SINTOMAS
São bem parecidos com os sintomas de outras infecções intestinais como por exemplo:
·         Náusea;
·         Vômitos;
·         Febre;
·         Diarreia;
·         Cólicas abdominais.

Esses sintomas aparecem entre 8 a 72 horas após a ingestão de água ou comida contaminada com a bactéria. A quantidade de bactérias presentes no alimento ou na água vai determinar o agravamento dos sintomas.

A contaminação microbiológica de alimentos causa preocupação em muitos países, especialmente devido aos elevados índices de doenças veiculadas por alimentos crus, mal preparados e mal conservados.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...