2/03/2012

Professores da Rede Municipal participam de Encontro Pedagógico antes do início do ano letivo:Aulas da Rede Municipal começam na próxima segunda-feira


Desde ontem que os professores da Rede Municipal de Ensino participam de um encontro pedagógico preparatório para o reinicio do    ano letivo, que começa na próxima segunda-feira.  De forma didática a Secretaria Municipal de Educação dividiu os professores pelas séries em que atuam.

Núcleos de estudos foram montados  no  auditório da FAMA; Ginásio da Igreja São Francisco; Auditório da Secretaria de Saúde; Auditório do Colégio Adventista de Imperatriz; Unisulma e Auditório da SEMED.

De acordo com o secretário municipal de educação, Zesiel Ribeiro, os professores estão divididos em grupos para melhor realização das atividades de planejamento e capacitação.

 “O Setor Pedagógico da SEMED dividiu os professores da Rede Municipal nos seguintes grupos: creche e educação infantil; professores de Educação Física; professores de salas multisseriadas de escolas da Educação no Campo (Programa Escola Ativa); professores de 1° ao 5º Ano e professores do 6° ao 9° Ano do Ensino Fundamental; tudo isso para melhor desenvolvimento das atividades, oficinas e palestras durante os dois dias de encontro pedagógico”.

Educação Infantil:

         Nos dias 02 e 03 de fevereiro a SEMED através do Setor de Educação Infantil 
realiza III Seminário de Professores “Infância na Ciranda da Educação com 800 professores que atuam nas turmas de Educação Infantil e em creches do município no auditório da Faculdade Atenas Maranhense (FAMA).

O seminário tem como objetivo, dar orientações sobre o Sistema de Ensino Projecta - Melhor Escola que atua na Rede Municipal de Ensino de Imperatriz desde 2009. A proposta é desenvolver as ações que compõe o planejamento do Sistema de Projecta- Melhor Escola, fornecendo recursos pedagógicos para compreensão e utilização do material didático utilizado na rede de ensino público do município e realizará durante todo o ano: plantões pedagógicos, reuniões de pais e visitas técnicas nas escolas.

Durante o seminário, serão realizadas as seguintes palestras: “Como fazer acontecer no ambiente escolar! Transformando, fomentando e incorporando soluções criativas e inovadoras para o dia-a-dia” e “O Projeto brincando de cantar na escola e o desafio de resgatar a infância e promover uma aprendizagem significativa”, com a presença da palestrante Lu Chamusca (Nutricionista, ARTE educadora, Produtora de arte para a infância, Escritora, Terapeuta Corporal, Compositora e Interprete) e do palestrante Dill Casella (Engenheiro, Pós Graduado em Marketing, Especialista em Desenvolvimento Gerencial e Empreendedorismo, Dill Casella possui ainda vários cursos de extensão em Gestão, Negócios e Relações Humanas. É Practitioner em Programação Neurolinguística).

Ensino Fundamental:

         Os professores do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) serão divididos em oficinas onde serão trabalhados os seguintes temas: História e Cultura Afro-Brasileira; Cartilha- Combate ao trabalho infantil doméstico; Pesquisa Científica.

Já os professores de Educação Física participarão da oficina sobre O Desporto Escolar em uma perspectiva educacional e os professores de salas multisseriadas em escolas em povoados da Zona Rural de Imperatriz participam de encontro pedagógico sobre “Práticas pedagógicas em Educação do Campo”.

Ivetilde Delgado, coordenadora do Setor Pedagógico da SEMED, explica que para falar sobre História e Cultura Afro- Brasileira foi convidada a autora Ilma Fátima de Jesus.

“A equipe do Setor Pedagógico da SEMED organizou estes dois dias de encontro pedagógico com o objetivo de melhorara a prática pedagógico em toda a Rede Municipal, pois conhecemos a importância da capacitação, aperfeiçoamento e planejamento para o profissional da educação. Por isso, convidamos a autora Ilma Fátima de Jesus que trabalha na Secretaria de Estado da Educação- SEDUC em São Luís, e tem diversos trabalhos publicados sobre ‘Educação das relações étnico raciais”.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...