2/28/2012

Professores do município participam de curso sobre “Leitura e Literatura Infantil”


Por Luana Barros
Ontem (27) a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou abertura oficial do curso de “Leitura e Literatura Infantil” do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) através do Comitê “Asas da Leitura” que acontece até o dia 02 de março no auditório da Academia Imperatrizense de Letras (AIL).
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; o vereador Pastor Luís Gonçalvez; o deputado estadual, Carlinhos Amorim; o gestor regional de educação e vice-presidente da AIL Agostinho Noleto; o secretário municipal de educação, Zesiel Ribeiro; a coordenadora do Setor Pedagógico da SEMED, Ivetilde Delgado; a presidente da AGESMI, Cleomar Conceição, além de professores, gestores e coordenadores de escolas da Rede Municipal.
Falando sobre sua história de superação através da educação, o prefeito Sebastião Madeira ressaltou a importância de se valorizar o Comitê do PROLER em Imperatriz.
“Nossa administração dá todo o apoio ao comitê municipal do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), pois eu sei muito bem que através da educação que podemos construir um futuro melhor. E percebo que a equipe que compõe o Comitê Asas da Leitura também conta com todo o apoio da SEMED por meio do nosso secretário Zesiel Ribeiro”.
O curso, idealizada pelo comitê é coordenado pela Professora Icléia Costa, e tem como palestrante o Profº Dr. Francisco Aurélio Ribeiro, que é escritor e membro da Academia de Letras do Espírito Santo e integra o corpo docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Icléia Costa explica que o “Comitê Asas da Leitura” é o representante do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) de Imperatriz e tem entre seus objetivos promover de diversas formas a leitura literária e apoiar a leitura na escola, e fora dela. A equipe que é formada de professores, bibliotecários e coordenadora, visa o crescimento e a multiplicação de leitores na cidade, e através desse curso quer iniciar as ações que serão realizadas no decorrer de 2012.
Objetivos do PROLER:
·       Contribuir para a formação humana e profissional das pessoas envolvidas com os planos e as metas do PROLER;
·       Discutir as implicações ideológicas do gênero literatura infantil no processo educacional;
·       Reconhecer a importância da leitura, desde as séries iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, bem como técnicas e procedimentos para formar um leitor;
·       Conhecer e utilizar técnicas de contação de histórias.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...