3/22/2014

CRAS Bacuri leva projeto do “Manhã Cidadã” à comunidade do bairro Leandra

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do bairro Bacuri promoveu nesta sexta-feira (21) mais uma edição do “Manhã Cidadã. O projeto que tem por objetivo despertar o interesse da população da área de abrangência do CRAS quanto à necessidade de fazer valer o exercício da cidadania, na forma de acesso à informação, a políticas públicas e garantia dos direitos do cidadão, teve como publico alvo à comunidade da Vila Leandra.
Dentre as ações desenvolvidas foram realizadas palestras, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, informações sobre Previdência Social com a equipe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Programa Bolsa Família, orientações sobre saúde bucal através da Atenção Básica, núcleo da Secretaria municipal de Saúde – SEMUS. Além da presença do Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas - CAPS AD, orientações sobre nutrição, práticas jurídicas, e tantos outros serviços da assistência social do município.
Déggila Barros, coordenadora do CRAS Bacuri, declara que a escolha do bairro é sempre um diferencial na hora de colocar em prática o “Manhã Cidadã”, projeto que há muito é desenvolvido pelos CRAS.
“O bairro da Leandra foi escolhido por ser um bairro de grande vulnerabilidade social. Hoje a gestão municipal entende que este é um bairro que precisa de uma atenção redobrada e o local já faz parte da proposta do CRAS de trabalhar com famílias em vulnerabilidade, e sobretudo pela situação do bairro, era imprescindível que ações voltadas à comunidade começassem a acontecer” destacou Déggila.
Para a moradora do bairro Maria Aparecida Cardoso, de 19 anos, acompanhada dos dois filhos, fala da importância da ação para a comunidade.
“Essas ações facilitam a vida da gente. Meus dois filhos já foram vacinados, deu para atualizar a carteira de vacina deles, já vi como estava minha pressão e a glicose, além das informações do Bolsa Família. Aqui encontramos muitos benefícios, porque a comunidade precisa dessas ações”, declarou Maria.
Miriam Reis, secretária de Desenvolvimento Social, afirmou que projetos de cidadania já fazem parte do calendário de ações de todos os CRAS, instalados na cidade, pelo grau de importância e de benefícios levados à população.
“Com as parcerias de várias entidades da gestão e da iniciativa privada, temos conseguido realizar esse tipo de atividade nos bairros mais carentes da cidade. É o nosso compromisso enquanto gestão, com as pessoas de Imperatriz, principalmente pela dificuldade de atendimento em vários dos serviços aqui ofertados. Nossa intenção é estarmos cada vez mais próximos da comunidade”, finalizou Miriam.
Sara Ribeiro - ASCOM
                                                                                                                     

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...