3/15/2014

“Depois de pagar aluguel por quase vinte anos, conquisto minha casa própria”, diz aposentado.


A primeira contemplada no sorteio das unidades habitacionais da segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida é moradora do Bairro da Caema, mas não estava no local no momento do sorteio. O primeiro contemplado presente foi um aposentado de 78 anos morador da Vila Vitória.

Ao ouvir seu nome anunciado, seu Serapião Alves dos Santos não conteve as lágrimas e emocionou a milhares de pessoas ali presentes. Ao ser recebido pelo prefeito e as autoridades presentes, ele contou que mora sozinho de aluguel a 18 anos, pagando 180 reais do salário mínimo que recebe como beneficio.

“Na primeira etapa fiz minha inscrição, acompanhei todo o sorteio, mas não tive a sorte de ser contemplado, mas não perdi a esperança. Quando eu fiquei sabendo da segunda etapa fiz novamente minha inscrição no primeiro dia e hoje ao sair de casa disse aos meus vizinhos que ia voltar com a garantia da minha casa própria. Agora eu entrando pra minha casinha, vou ficar mais tranquilo. É muita felicidade que não dá pra explicar!”.

Acompanhado da noiva, Gilton Bérbio da Silva, de 36 anos, está de casamento marcado para 29 deste mês e foi sorteado na cota para deficientes. Ele diz que agora tem a certeza da completa felicidade de sua nova família. “Veio como uma benção. Vou casar no final do mês e agora, posso dizer que já tenho onde morar com a minha esposa. Sem falar que completo ano daqui a dois dias, esse foi o meu melhor presente de aniversário. É muita felicidade”.

Sobre os critérios de inscrição e do financiamento, a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Mirian Reis, ressalta que o programa é destinado a famílias com renda de até R$ 1.600.

O nosso objetivo é que é realmente sejam contempladas aquelas famílias que não tem moradia. A parcela mínima do financiamento é de 5 por cento da renda familiar bruta, com limite máximo de 80 e mínimo de 25 reais. As pessoas inscritas estão convidadas a participar do sorteio, acompanhar a transparência de como é realizado. Todos sabemos o quanto é importante ter uma casa, pois é nossa referência, daí a importância de lutarmos para que as moradias aqui sorteadas sejam entregue pra quem realmente precisa”.

Expectativa - Wanderleia dos Santos, mãe solteira de duas crianças, mora atualmente na casa da mãe porque sua antiga residência, alugada, foi inundada. “Estou aqui na expectativa de ganhar minha casa. Esse é o sonho de todo mundo que paga aluguel deixar o aluguel pra viver no que é seu, principalmente eu que não tenho condição, to desempregada e ainda com dois filhos pra criar. Tenho muita fé que vou ganhar. Se for preciso fico aqui nos três dias só pra ver meu nome aparecendo ali na frente”



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...