12/31/2014

Com incentivo da gestão municipal agricultores de Imperatriz aumentam e melhoram produção



Por Eva Fernandes 

Os pequenos produtores cadastrados no Programa da Agricultura Familiar têm recebido apoio da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento (SEAAP), para aumentar a produção de frutas, grãos e hortaliças. Em 2014 foram disponibilizado serviços, como distribuição de sementes, aragem e preparo de solo, apoio na colheita e quatro tratores para realizar serviços solicitados pelos produtores.

De acordo com o Secretário, José Fernandes, atualmente a prefeitura conta com 341 agricultores cadastrados. Ele assinala que desde 2009 o Município tem se dedicado para desenvolver ações que garantam o desenvolvimento da Agricultura Familiar em Imperatriz. Em 2013, a cidade tornou-se auto-suficiente no cultivo de hortaliças. A produção local passou a abastecer a rede de ensino municipal, supermercados, asilos, creches, feiras e também cidades vizinhas, como por exemplo, Marabá.

O aumento do recurso do Programa de Aquisição de Alimento- PAA que chegou a nove milhões, foi um dos importantes avanços para auxiliar a agricultura local. O prefeito Sebastião Madeira, acredita que em 2015 os resultados serão mais expressivos, pois segundo ele o Município intensificará as ações que visam promover a Agricultura Familiar em Imperatriz. “Além de garantir que os pequenos agricultores tenham assistência para ampliar o cultivo se grãos, verduras e frutas, nós também vemos nesse apoio potencial econômico para a cidade. Prova disso são as vendas de parte da produção local para cidades vizinhas”.

SEAAP oferece orientação e serviços para pequenos produtores do Município

A SEAAP intensificou a distribuição de vacinas para pequenos produtores que possuem até 12 animais. A vacinação contra brucelose é direcionada para bezerras com idades de três e oito meses. Este ano, entre as comunidades que receberam o beneficio estão: Coquelândia, Vila Conceição I e Vila Conceição II, Petrolina e Lagoa Verde.  Ao todo, 15 comunidades foram atendidas.

Além da doação de vacinas, os pequenos produtores são beneficiados com palestras sobre ordenha, preparo de ração e pastagem. Segundo o secretário adjunto, Hélio Gregório, a SEAAP disponibiliza toda a estrutura para vacinar o rebanho. Além disso, ferra o os animais e dá ao proprietário o atestado de vacinação, documento que comprova que o animal foi vacinado. “A SEAAP sempre busca articular o que é melhor para o pequeno produtor. Então vacinar o rebanho e também ferrar o os animais, tem sido umas das ações mais frequentes que temos realizado dentre outras”.

Mais investimento em 2015

Sobre as melhorias nos serviços para a população, o secretário José Fernandes aponta o Novo Mercado do peixe que está sendo construído. Segundo ele a obra terá inauguração em 2015. E além de oferecer produtos mais baratos, a população também vai contar com uma estrutura mais adequada para o manuseio e venda de peixe.

“As obras terão estão em andamento. O projeto da obra foi elaborado a partir da necessidade da população. Certamente em 2015 os imperatrizenses e cidadão de toda a região do Bico do Papagaio poderão contar com os serviços do Novo Mercado do Peixe”.

Em relação à Feirinha da Nova Imperatriz, o secretário reforça que a SEAAP continua empenhada para entregar a construção. Segundo ele, o espaço será bem estruturado e terá todo o acompanhamento da Prefeitura por intermédio da SEAAP e também da Vigilância Sanitária. A medida visa garantir qualidade nos serviços oferecidos, conscientização dos comerciantes e fregueses. “Nossos feirantes terão um espaço com toda estrutura para a comercialização. O nosso maior projeto é proporcionar serviços de qualidade para a população”. (ASCOM)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...