1/27/2015

SEPLUMA implementa projeto "Adote uma Árvore": O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população por meio de arborização da cidade.

 
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente – Sepluma, por intermédio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), iniciou na última segunda-feira (19) a implementação do projeto “Adote uma Árvore”.
A ação faz parte do programa Plano Municipal de Arborização, com atividades desenvolvidas pela secretaria, que trata da arborização de passeios públicos em áreas residenciais e em escolas públicas.

A Sepluma vem fazendo o mapeamento, conscientizando moradores de bairros e regiões menos arborizadas sobre a importância do plantio e arborização.
O objetivo é arborizar praças, bairros, escolas e recompor margens de córregos da cidade. Para quem deseja adotar uma árvore ou demonstrar interesse na distribuição de mudas e informações através de palestras, a secretaria disponibilizou o telefone (99) 99904-4841, com a única exigência de que as mudas sejam plantadas em locais apropriados e os moradores cuidem e zelem das mesmas: aguando as plantas durante o verão ou período de estiagem para que as espécies se desenvolvam. Na aquisição das mudas será entregue um folder explicativo sobre a importância de ajudar a preservar o meio ambiente e o devido cuidado com as árvores plantadas.

Para o Secretário da Sepluma Richard Seba Caldas, o plantio das mudas nas calçadas obedecerá uma padronização com distância de 15 centímetros do meio fio, assegurando a mobilidade ao cidadão,  onde o  morador receberá uma instrução da sua muda, ficando responsável pelo o trato da espécie. “Nosso programa objetiva fazer o plantio de forma planejada, com 50 mudas plantadas por semana na área central e em cooperação com os moradores nos diversos bairros da cidade. Pretendemos elevar a cobertura verde da cidade uma vez que há um déficit muito grande de árvores em Imperatriz”, explicou.

O projeto “Adote uma Árvore”, coordenado pela Professora Gilene Oliveira de Araújo, a auxiliar Ângela Lima Sousa e a bióloga da Sepluma Janaires Cazais Correa, cuja  parceria é firmada com  a Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos (Sinfra) e a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), conta ainda com a  participação do Ministério Público Estadual do Meio Ambiente, e visa promover a conscientização dos cidadãos para plantar, cuidar e valorar a importância da arborização para a sustentabilidade do meio ambiente, para uma melhoria na qualidade de vida do  imperatrizense.
Segundo a coordenadora do programa, Gilene Oliveira, esta ação despertará nos jovens e adultos o hábito de plantar, cuidar e defender as árvores, conscientizando-os do papel que a arborização exerce, garantindo uma significativa redução da poluição acústica e um maior conforto térmico na cidade, além de outros benefícios.

A arborização é um componente fundamental da paisagem urbana e faz parte da identidade local da cidade. No mês de dezembro houve o plantio de mudas na Avenida Urbano Rocha, no Recanto Universitário, onde foram plantadas e distribuídas cerca de 170 mudas aos moradores.  Este ano, além da retomada da arborização do Recanto Universitário, a ação será direcionada ao conjunto Itamar Guará, com esclarecimento sobre a importância do cuidado e do cultivo das mudas. A secretaria disponibiliza para adoção várias espécies de árvores, entre elas: nin, ipês, oitizeiros, joá, pitomba, tamarindo, dentre outras. [Francisco LimaASCOM]

 


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...