3/20/2015

Rede municipal atende mais de nove mil alunos na Educação Infantil

Por  Luana Barros .


nças de 0 a 5 anos são beneficiadas com propostas que valorizam a ludicidade no aprendizado a formação integral do aluno.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz através do Setor de Educação Infantil desenvolve ações voltadas para 9.962 crianças de até cinco anos de idade em 116 unidades escolares (entre escolas e creches da zona urbana e rural). O trabalho é direcionado com o objetivo de atender com qualidade as crianças; conforme explica Lana Zuza, coordenadora do Setor de Educação Infantil.

“As nossas ações estão fundamentadas no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil e na resolução nº 05, de 17 dezembro de 2009 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Esta apregoa que ‘[...] precisamos orientar as políticas publicas e elaborar planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares na educação infantil’, a fim de cumprir plenamente sua função sociopolítica e pedagógica. Oferecendo aos 9.962 alunos da rede municipal de até cinco anos uma educação de qualidade”.

Lana enumera as ações e projetos realizados pelo Setor: “Em 2014, dentre os projetos realizados citamos o ‘Diretrizes em Ação’ que continua em desenvolvimento, com foco nas interações e brincadeiras, houve ainda uma grande amostra através do Workshop infância na ciranda da educação. A equipe do setor infantil realiza ainda formação continuada para todos os profissionais das creches e pré-escolas (gestores, professores, auxiliares e apoio), dispõe ainda de um acompanhamento in loco através da assessoria pedagógica com o objetivo de dar suporte pedagógico aos 753 profissionais (entre professores e auxiliares de magistério)”.

Ações Diversas:

Escola de Família: Periodicamente uma Psicopedagoga realiza palestras em todas as instituições de Educação Infantil, através do programa “Escola de Família”, com a participação ativa dos pais.

Música: Em 2015 a Semana Pedagógica teve a temática “Musicalização com Cantar e Brincar”.

Brasil Carinhoso: Acompanhamento da distribuição de recursos para aquisição equipamentos, brinquedos e infraestrura em Creches, para 33 creches e 4.025 alunos.
Equipe: Coordenação: Lana Maria Vieira Zuza; Equipe técnica e pedagógica: Joselene Borges, Ivanete Vieira, Fernanda Sampaio, Flaviana Oliveira, Edilma Bandeira e Rosiley Ribeiro (nutricionista).

Material Didático: O material didático que é utilizado nas creches e em turmas de Educação Infantil nas escolas municipais de Imperatriz é da coleção “Gira o Mundo” do Grupo UNINTER. Segundo a equipe da UNINTER, essas obras priorizam os fundamentos e recursos essenciais a práticas de cuidado e educação da criança nos aspectos físico, emocional, afetivo, cognitivo, linguístico e social. O projeto educativo da coleção aborda temas sociais, valoriza práticas de escrita, de desenho, do brincar, do cantar, de ouvir histórias, poesias e narrativas em diferentes contextos, respeitando as características da criança de dois a cinco anos de idade. O material é distribuído gratuitamente a todos os alunos.


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...