Entregaremos para nosso
sucessor uma cidade totalmente diferente daquela que recebemos.
Em
entrevista ontem ao “Jornal da Difusora” (SBT-canal 7), o prefeito Madeira
(PSDB) fez uma espécie de “raio X” de sua gestão. Não fugiu, nem saiu com
evasivas diante das incisivas perguntas. Quem esperava um Madeira travado ou
acuado diante das cobranças ali feitas, acabou por ver um Madeira descontraído,
firme e, na avaliação dos analistas, verdadeiro.
Diante da
sabatina jornalística Madeira não só falou e, explicou o que não foi feito,
mas aproveito a oportunidade para elencar os inúmeros avanços da sua gestão. “
Não tenho dúvida que nossa gestão mudou Imperatriz de patamar e que a
entregaremos ao nosso sucessor melhor do que a encontramos quando assumimos”.
Trânsito - As perguntas vieram tanto do apresentador, o jornalista Josafá
Ramalho, quanto dos telespectadores. O prefeito não deixou nenhuma sem
resposta. Uma das primeiras indagações foi sobre a organização do trânsito da
cidade. O prefeito disse que as intervenções feitas até agora foram
fundamentais. Segundo ele é intenção [e obrigação] do município investir no
reforço da sinalização para dinamizar o trânsito de Imperatriz, cidade que
possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão.
O prefeito
informou que quando assumiu a Prefeitura a cidade contava com 54 mil veículos
porém, passados pouco mais de seis anos o número subiu para 130 mil registros
junto ao órgão estadual de trânsito em Imperatriz. “Tivemos um aumento de quase
80 mil veículos nestes últimos seis anos, mas se não tivéssemos feito
investimentos em infraestrutura, como é o caso da Avenida Santa Tereza que
desafogou o grande fluxo da Avenida Bernardo Sayão, o trânsito entraria em colapso”,
explicou.
Sobre o
mesmo tema o prefeito ressaltou ainda a revitalização asfáltica da rua João
Lisboa, no trecho da rua XV de Novembro a BR-010, a implantação da nova
sinalização e a regulamentação do estacionamento de veículos em lado único, inclusive
da rua Leôncio Pires Dourado, no Bacuri, e da Avenida Dorgival Pinheiro de
Sousa, no Centro. O prefeito mencionou a polêmica da “ mudança da Dorgival”,
mas disse compreender que a medida foi aprovada pela maioria da população que
entendeu a necessidade de regulamentar a criação da terceira faixa de veículos
e dinamizar o trânsito nessa que a principal via de entrada de Imperatriz. “O
caminho do sucesso é desconhecido, porém o do fracasso é bastante conhecido”,
ponderou.
Saúde – O prefeito, que respondeu a diversos questionamentos da
comunidade, revelou que o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão,
atendeu durante o ano passado pacientes oriundos de 21 estados do Brasil,
principalmente do Tocantins, Pará e da metade do Maranhão. E garantiu que
administra o município com extrema cautela e cuidado para não perder o controle
das finanças públicas. “Eu gostaria de está realizando grandes obras de
drenagens e pavimentação em todos os bairros de Imperatriz, porém existem
limitações financeiras”, lamentou, ao comentar que a arrecadação do Imposto
Predial e Territorial Urbano (IPTU) se concentra historicamente ao primeiro
semestre do ano, ou seja, apenas 35% da população quitaram a dívida com a
Prefeitura Municipal.
Madeira diz
que a Receita Municipal lançou os carnês do IPTU-2015, cuja previsão de
arrecadação é de R$ 17 milhões, porém grande parte dos proprietários de imóveis
não paga a dívida com o município de Imperatriz. Esse ano a estima é que o
município consiga arrecadar entre R$ 6 a 7 milhões de reais. O cidadão que deixar de
pagar o imposto municipal ficará na condição de inadimplente, mas quando
precisar transferir o imóvel será obrigado a quitar a dívida com a Receita
Municipal de Imperatriz. “Desse recurso arrecadado por meio do IPTU 25% vai
para educação e 15% para a saúde”, esclarece.
Infraestrutura – O prefeito Sebastião Madeira informou ainda que dos R$ 56
milhões previstos para obras na grande Vila Nova; R$ 7 milhões foram investidos
na construção de rede profunda de drenagem no Parque Airton Senna e o novo
prédio da Escola Municipal Machado de Assis. Ele anunciou ainda que o
governador Flávio Dino autorizou o município a elaborar projeto para
pavimentação de vias urbanas contemplando vários bairros, inclusive os parques
do Buriti e Anhanguera. O investimento previsto é da ordem de R$ 30 milhões.
“O trabalho
nunca parou nos bairros de Imperatriz, pois existem mil quilômetros de vias
urbanas, sendo 400 asfaltadas e 600 sem pavimentação, porém dessas que estão
sem asfalto mais de metade precisa de drenagem – obra considera cara e que o
município não dispõe do recurso para executar essa grande demanda”, disse ele,
que enumerou a grande quantidade de ruas e avenidas que foram asfaltadas pela
Prefeitura Municipal. Madeira citou, como exemplo, o asfaltamento da rua Hermes
da Fonseca, na Vila Redenção; a Avenida Jacob, no trecho da BR-010 a Avenida Pedro Neiva de
Santana, resultado de emenda do ex-deputado estadual João Batista; a Fernão
Dias que interliga as avenidas Jacob e Liberdade, na grande Cafeteira; e muito
asfalto nos bairros João Castelo e Parque Amazonas. “Ainda faltam mais seis
quilômetros de asfalto que serão aplicados nesses bairros que compreendem a
grande Cafeteira”, garantiu ele, que também citou o asfaltamento e drenagem da rua
“H”, em toda sua extensão, no bairro Novo Horizonte e a rua Santa Rita, da
Avenida JK até a altura do IFMA”.
Madeira
assinalou ainda que será iniciados neste mês obras de drenagem e asfaltamento
de 32 quilômetros
de ruas e avenidas nos bairros Vila Nova, Parque Santa Lúcia, Vila Fiquene e
uma parte do Parque Airton Senna.
“Nunca
parei de trabalhar nos bairros de nossa cidade, e agora, com ajuda do governo
estadual o asfaltamento chegou à Avenida São Sebastião; a Avenida Atlântico Sul
– que corta os bairros Parque Alvorada I, II e Vilinha, a Avenida Caiçara, na
Vila Redenção e o recapeamento asfáltico da Dom Pedro II, do Centro ao Bacuri”,
finalizou.
Gil Carvalho - ASCOM