6/22/2015

Ouvidoria SUS Imperatriz participa de capacitação do Ministério da Saúde em São Luis


Com o objetivo de otimizar o tempo de atendimento das demandas junto à ouvidoria do SUS no Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou na última  terça-feira (16) capacitação para ouvidores e operadores do sistema ouvidor SUS.

O evento está acontecendo no auditório da Ouvidoria SUS do Estado, localizada no Bairro Ivar Saldanha no centro da Capital. A ouvidoria de Imperatriz está sendo representada pelo seu coordenador Francisco Duvalle, que está a cerca de 5 anos a frente da Ouvidoria Municipal de Imperatriz e tem buscado melhorar o atendimento aos usuários do SUS.

No encontro Francisco Duvalle destacou a importância do apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) que não mede esforços para capacitar os profissionais que fazem parte da equipe. “Estamos sempre participando de encontros como estes e isso é muito bom, porque atualizamos os conhecimentos e conhecemos novas ferramentas que possibilitam a melhoria do nosso trabalho, graças a articulação da Dra Conceição que sempre nos dar as condições de participar destas capacitações. Além desta, já participei de várias em Brasília”, ressaltou Duvalle.

A capacitação em “Sistema Ouvidor SUS Nível 1” é destinada a colaboradores das Ouvidorias Municipais de Saúde de São Luís, São José de Ribamar, Imperatriz e Codó, no período de 16 a 19 deste mês, e está sendo desenvolvida por técnico do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS/MS.

De acordo com o instrutor Elton Vieira, do Ministério da Saúde, o treinamento atende basicamente a necessidade de diminuição no número de comandos a serem executados durante o registro de demandas visando à redução do tempo de atendimento que também integra a equipe de monitores do treinamento.

“Apesar de não ter sido feito mudanças nos programas utilizados para cadastramento, tipificação e envio das demandas, o conhecimento do sistema como um todo corresponde a maior satisfação do usuário com o atendimento, a um melhoramento nas informações repassadas ao Ministério, culminando em respostas e soluções dos problemas em menor espaço de tempo”, explica.

Além da temática citadea, está sendo discutida também a instalação de novas ouvidorias no Maranhão para ampliar o número de ouvidorias existentes, que segundo pesquisa realizada pelo Ministério de saúde, dos 219 municípios do Estado apenas 22 tem ouvidorias instaladas.

Porém, segundo a ouvidora do Estado, Socorro Novaes na realidade se for analisar as ouvidorias em funcionamento no Estado, esse numero cai para 05. Somente os municípios de Imperatriz, São Luis, Codó, São José de Ribamar e Caxias estão operando o sistema. Contudo, a coordenadora fez uma avaliação positiva do encontro e garantiu que o Estado estará estreitando o relacionamento com as atuais ouvidorias e buscando implantar novas ouvidorias SUS no Estado.


Maria Almeida - ASCOM

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...